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A CONFIABILIDADE E A VALIDAÇÃO NA INVESTIGAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UM DESENHO METODOLÓGICO

THE RELIABILITY AND VALIDATION ON THE TEXTBOOK CHEMISTRY EPISTEMOLOGICAL RESEARCH: A METHODOLOGICAL DESIGN

Resumos

Neste trabalho, apresentamos um estudo sobre a natureza epistemológica da visão da ciência presente em livros didáticos de Química. Realizamos um estudo que tinha como objetivo investigar a visão de ciência explícita e implícita presente em livros didáticos de química e o tratamento dado à história da ciência e à relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Apresentamos um desenho metodológico construído para identificar marcas textuais em fragmentos semânticos selecionados no livro didático analisado. A metodologia desenvolvida baseia-se na confiabilidade e validação das categorias desenvolvidas por meio da concordância intercodificadores. Apresentamos também a análise do perfil epistemológico de um livro didático discutindo as possíveis decorrências pedagógicas.

Currículo; epistemologia-em-uso; livro didático; confiabilidade; ensino de química


In this work we present a study on the epistemological nature of this vision of science in textbooks for chemistry. We performed a study which was designed to investigate the vision of science explicitly and implicitly present in textbooks for chemistry and the treatment given to the history of science and the relationship between science, technology and society. We present a methodological design built to identify textual evidence (textual marks) in chapter's semantic fragments of textbook analysis, based on the search for categories reliability and validity developed by the intercoders agreement. We also present the epistemological profile analysis of a textbook discussing their educational consequences.

Curriculum; epistemology; textbooks; reliability; chemistry teaching


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  • 1
    Na dissertação "A epistemologia-em-uso: Imagem de ciência nos livros didáticos de Química" (SILVA; MARTINS, 2007) é feita a análise e a discussão de todos os aspectos principais sobre o estudo epistemológico de três livros didáticos
  • 2
    O valor estatístico para significância é calculado, pelo Método Clássico de Teste de Hipótese, a partir dos valores de variação (desvios) (∆P) considerando o grau de confiança igual a 95% (α=0,05 e z=1,96),conforme TRIOLA, 1999, p.192/193 e 228/230.
  • 3
    Geraldo José da Silva - Faculdade Pitágoras/Programa de Pós-graduação FAE/UFMG, geraldo_jsilva@yahoo.com.br
  • 4
    Carmen Maria De Caro Martins - Universidade Federal de Minas Gerais/Colégio Técnico e Programa de Pós-graduação em Educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2009

Histórico

  • Recebido
    05 Nov 2008
  • Aceito
    27 Abr 2009
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