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AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

THE CONCEPTIONS OF NATURE OF DIDACTIC BOOKS OF SCIENCES

Resumos

Análise das concepções de natureza dos livros didáticos sob uma perspectiva holística e transformadora. Fomenta discussões entre os profissionais da educação sobre o papel do livro como reprodutor das ideologias dominantes em relação aos recursos naturais, a partir do estudo de uma amostra de 67 títulos da área de Ciências. Discute a predominância da visão ocidental e capitalista de homem dominador da natureza e suas implicações sobre a educação e sociedade. Conclui que o livro de Ciências das séries iniciais, apesar das mudanças em alguns aspectos, continua com a visão do papel do homem dominador da natureza, dificultando a conscientização e o respeito sobre os problemas ambientais.

analogias; ensino de biologia; planejamento de aulas.


Analysis of the conceptions of nature of didactic books under a holistic and transforming perspective. It foments quarrels between the professionals of the education about the paper of the book as reproductive of the dominant ideologies in relation to the natural resources, from the study of a sample of 67 headings of the area of Sciences. The predominance of the vision argues occidental person and capitalist of dominator man of the nature and its implications on the education and society. It concludes that the book of Sciences of the initial series despite the changes in some aspects continues with the vision of the paper of dominator man of the nature, making it difficult the awareness and respect about the ambient problems.

analogies; biology teaching; teaching planning.


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    Segundo a Lei N° 9.795 a educação ambiental tem como princípios básicos o enfoque humanista, holístico, democrático e participativo; e objetiva o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2002

Histórico

  • Aceito
    23 Set 2003
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