Open-access DISCURSOS EPISTEMOLÓGICOS DE AFETIVIDADE COMO PRINCÍPIOS DE RACIONALIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E MATEMÁTICA

EPISTEMOLOGICAL DISCOURSES OF AFFECTION AS PRINCIPLES OF RATIONALITY FOR SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION

Resumos

Este ensaio tem como objetivo a compreensão e o estudo do papel da afetividade no processo de cognição, sob uma perspectiva voltada para valorização de aspectos indissociáveis do sujeito epistêmico, admitindo que este se constrói e constrói conhecimento em diversos domínios de raciocínio, inclusive emocionais. Para subsidiar a discussão no âmbito da Educação Científica e Matemática, reunimos relatos de docentes nos quais fica evidente que a afetividade influenciou o processo de ensino e aprendizagem. Partindo das narrativas e de diversas contribuições teóricas, buscamos evidenciar discursos epistemológicos e configurá-los como princípios de racionalidade para a Educação Científica e Matemática, sustentando como tese principal a imbricação da razão com a afetividade no caminho do conhecer.

Afetividade; Epistemologia; Educação Científica e Matemática


This essay aims to analyze and study the role of affection in cognitive processes from a perspective focused on appreciation of inseparable aspects of the epistemic subject, acknowledging that he develops himself and develops knowledge in various reasoning levels, including emotional ones. To support the discussion in Science and Mathematics Education, we gathered teacher reports that show that affection influenced both teaching and learning processes. From narratives and several theoretical contributions, we aimed to emphasize epistemological discourses and establish them as principles of rationality for Science and Mathematics Education, supporting the thesis of the overlap between reason and affection in the path of knowing.

Affection; Epistemology; Science and Mathematics Education


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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2011

Histórico

  • Recebido
    21 Nov 2010
  • Aceito
    15 Jun 2011
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