DT1 |
“Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no ensino fundamental” (BARROS, 2004BARROS, O. DOS S. Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como matriz de abordagem (etno)matemática no enisno fundamental. 2004. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.). |
Dissertações e Teses (DT) |
DT2 |
“O Céu dos Tukano na escola Yurupi: construindo um calendário dinâmico” (CARDOSO, 2007CARDOSO, W. T. O céu dos Tukano da Escola Yupuri: construindo um calendário dinâmico. 2007. 390 f.Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.). |
DT3 |
“Uma abordagem humanística para o ensino de astronomia no ensino médio” (COSTA, 2005COSTA, G. B. Uma abordagem humanística para o Ensino de Astronomia no Ensino Médio. 2005, 109 f. Dissertação (Mestrado profissionalizante em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.). |
P1 |
“Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas” (MELLO; SOARES; KERBER, 2011MELLO, F. C.; SOARES, J. B.; KERBER, L. DE O. Astronomia e educação intercultural: experiências no ensino de astronomia e ciências em escolas indígenas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA, 1., 2011. Atas... Disponível em: <Disponível em: http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/sites/default/files/SNEA2011_M3_Mello.pdf
>. Acesso em: 28 ago. 2019. http://snea2011.vitis.uspnet.usp.br/site...
). |
Relatos de experiências/propostas didáticas publicadas em atas de eventos (P) |
P2 |
“Nós e os céus: um enfoque antropológico para o ensino de astronomia” (JAFELICE, 2002JAFELICE, L. C. Nós e o céu: um enfoque antropológico para o ensino de astronomia. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 8., 2002. Anais... Disponível em: <Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_1.pdf
>. Acesso em: 28 ago. 2019. http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/...
). |
LD1 |
“Física em Contextos: pessoal, social e histórico” (PIETROCOLA et al., 2011PIETROCOLA, M. et al. Física em contextos: pessoal, social e histórico. Movimento, força e astronomia. São Paulo, SP: FTD, 2011. v. 1.). |
Livros didáticos (LD) |
LD2 |
“O céu dos índios Tembé” (CORRÊA; MAGALHÃES; MASCARENHAS, 1999CORRÊA, I. V.; MAGALHÃES, L.; MASCARENHAS, R. O céu dos índios Tembé. Belém/Pará: Eduepa, 1999.) |
LD3 |
“Quanta física” (KANTOR et al., 2010KANTOR, C. A. et al. Quanta Física. São Paulo: Editora PD, 2010. v. 2.). |
|
“Caderno do Professor”, nos volumes indicados a seguir: |
Caderno do Professor - proposta curricular estadual de São Paulo (CP) |
CP1 |
5ª série do ensino fundamental - Volume 4 (SÃO PAULO, 2009SÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 5a série. São Paulo: SEE, 2009a. v. 4.). |
CP2 |
6ª série do ensino fundamental - Volume 1 (SÃO PAULO, 2009bSÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 6a série. São Paulo: SEE, 2009b. v. 1.). |
CP3 |
7ª série do ensino fundamental - Volume 3 (SÃO PAULO, 2009cSÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: ciências, ensino fundamental - 7a série. São Paulo, SP: SEE, 2009c. v. 3.). |
CP4 |
1º ano do ensino médio - Volume 3 (SÃO PAULO, 2009dSÃO PAULO (ESTADO). Caderno do Professor: física, ensino médio - 1a série. São Paulo, SP: SEE, 2009d. v. 3.). |