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A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BASEADA EM UMA ASSOCIAÇÃO DE COMPANHEIROS DE OFÍCIO9 3 Tipo de estilo musical de Jazz cuja principal característica é a improvisação, a qual é claramente um dos elementos essenciais que permitem, e exigem, o abandono de acordes, escalas, e métrica rítmica.

SCIENCE TEACHER EDUCATION BASED ON ASSOCIATION OF CRAFT FELLOW

Resumos

Neste trabalho, trilhamos os caminhamos na formação dos artistas dentro de corporações de ofício e de academias de arte e ofícios. Buscamos tecer uma teia de relações entre os campos da ciência e da arte e indicamos que é possível se pensar na formação de artistas-reflexivos. Pensamos que a formação do professorado deve ser cooperativa, interdisciplinar, dialogicamente compartilhada entre os aprendizes- mestres através da teoria-prática, assim como ocorre na formação artística, visando- se à tecedura de saberes parceiros, mostrando-se que a educação das Artes pode ser inspiradora para o magistério das Ciências. Ponderaremos ainda sobre o "aplica- cionismo" que dicotomiza teoria e prática, dando um enfoque especial para as pos sibilidades desse tipo de formação dentro dos estágios supervisionados.

Companheiros de ofício; formação de professores; artistas reflexivos


For this paper, we follow the path through the training of artists in craft guilds and academies of art and crafts. We sought to weave a web of connections between the teaching fields of science and art, and indicate that the training of more reflective artists is conceivable. We believe that teacher training should be coopera tive, interdisciplinary, dialogically shared among apprentices-masters through theory and practice, as it takes place for artistic training, aiming to weave together different partner knowledges, showing that the education in art can be inspiring for the tea ching of science. We will ponder on the "aplicationism" that dichotomizes theory and practice, with special focus on the possibilities of such training for the teacher's edu cation.

Confraternities of workers; teacher's education; reflexive artist


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  • 1
    O termo "saber" é abordado neste trabalho de forma ampla, como um conjunto de conhecimentos, competências e habilidades dos grupos.
  • 2
    Utilizaremos o vocábulo genérico "professor" referindo-nos a homens e a mulhe res, para não deixar a leitura do texto enfadonha; ressaltamos que respeitamos as relações de igualdade entre os gêneros.
  • 3
    Tipo de estilo musical de Jazz cuja principal característica é a improvisação, a qual é claramente um dos elementos essenciais que permitem, e exigem, o abandono de acordes, escalas, e métrica rítmica.
  • 4
    Tentamos fazer um paralelismo com as ideias das corporações de ofício, a fim de adequá-las aos interesses desta investigação, sem, propriamente, manter uma fidedignidade ipsis verbis com elas. Por isso, para ressaltar esse paralelo, o que cha mamos nesse trabalho de "Associação de Companheiros de Ofício" inclui uma formação docente baseada na indissociabilidade entre teoria-prática, na formação cooperativa e na reflexão crítica sobre a realidade.
  • 5
    Mutualismo é a interação entre duas espécies biológicas, em que ambas são bene ficiadas reciprocamente. Ressaltamos que esta é uma visão idealizada, a qual muitas vezes não corresponde ao estado real do estágio supervisionado.
  • 6
    Cabe destacar que Freire não teorizou sobre a formação docente propriamente dita. Todavia, em sua vasta obra, é possível perceber as várias possibilidades que sua pedagogia apresenta para o tema.
  • 7
    Raphael Alves Feitosa - Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC (Uni versidade Federal do Ceará) raphael.feitosa@ufc.br
  • 8
    Raquel Crosara Maia Leite - Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC). Pro fessor adjunto 2 da Universi dade Federal do Ceará (UFCE). 35. raquelcml@yahoo.com.br
  • 9
    Esta é uma versão modificada e ampliada do trabalho publicado no VII ENPEC En contro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis (FEITOSA;LEITE, 2009).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    23 Jul 2010
  • Aceito
    14 Jun 2011
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