Acessibilidade / Reportar erro
Ordenar publicações por
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Volume: 26, Publicado: 2024
  • CELEBRANDO 25 ANOS DA REVISTA ENSAIO: UM RESGATE DE NOSSA TRAJETÓRIA E NOVOS HORIZONTES Editorial

    MENDONÇA, PAULA CRISTINA CARDOSO; FRANCO, LUIZ GUSTAVO

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste editorial resgatamos a história da revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências evidenciando acontecimentos chave que marcaram a trajetória do periódico como importante veículo de comunicação científica da área de Educação em Ciências. Esse resgate é uma homenagem a todas as pessoas editoras que passaram por nossa revista e deram efetivas contribuições à pesquisa no campo da Educação em Ciências. Diante de uma série de desafios, alguns presentes desde o nascimento da revista e outros novos, também é uma forma de situar nosso periódico diante das tendências e demandas editoriais vigentes, delineando perspectivas e vislumbrando novos horizontes para a Ensaio.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este editorial rescatamos la historia de la revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências evidenciando acontecimientos clave que marcaron la trayectoria de la revista como importante medio de comunicación científica del área de Educación en Ciencias. Este recate es un homenaje a todas las personas editoras que trabajaron en nuestra revista y contribuyeron efectivamente a la investigación en el campo de la Educación en Ciencias. Ante una serie de desafíos, algunos presentes desde el nacimiento de la revista y otros nuevos, también es una manera de posicionar nuestra revista ante las tendencias y demandas editoriales actuales, delineando perspectivas y vislumbrando nuevos horizontes para Ensaio.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this editorial we rescue the history of the journal Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências highlighting key events that marked the trajectory of the journal as an important vehicle for scientific communication in the area of Science Education. This rescue is a tribute to all the editors who contributed significantly to the magazine and research in the field of Science Education. Faced with a series of challenges, some present since the magazine’s birth and others new, it is also a way of positioning our scientific journal in the face of current editorial trends and demands, outlining perspectives and envisioning new horizons for Ensaio.
  • DADOS ABERTOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES Editorial

    Azevedo, Nathália Helena; Mendonça, Paula Cristina Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste editorial apresentamos as perspectivas de ciência aberta adotada pelo periódico dando destaque para as práticas de dados abertos e dados compartilhados. A disponibilização de dados de pesquisa pode aprimorar a transparência, a colaboração, a reprodutibilidade, a replicação, o reuso e o enriquecimento da produção científica no campo da Educação em Ciências. Por isso, neste editorial, trazemos novas perspectivas à temática com base em nossos aprendizados ao longo de 2023 na implementação de uma editoria de dados, a qual detalhamos o trabalho em um fluxograma. Além disso, abordamos algumas das possíveis implicações do compartilhamento ético de dados na área e relatamos alguns dos frutos das interações entre nossa equipe editorial, pessoas autoras e a comunidade acadêmica envolvida nas discussões sobre ciência aberta e sintetizamos os caminhos que temos trilhado nessa seara.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este editorial presentamos las perspectivas de la ciencia abierta adoptadas por Ensaio con énfasis en prácticas de datos abiertos y datos compartidos. La disponibilidad de datos de investigaciones puede mejorar la transparencia, la colaboración, la la reproducibilidad, la replicación, la reutilización y el enriquecimiento de la producción científica en el campo de la Educación en Ciencias. Por lo tanto, presentamos nuevas perspectivas acerca del tema a partir del conocimiento aprendido a lo largo de 2023 en la implantación de una sección de datos, cuyo trabajo detallamos en el flujograma. Además, abordamos algunas de las posibles implicaciones del intercambio ético de datos en el área y relatamos algunos de los resultados de las interacciones que tuvimos con nuestro equipo de edición, autores y comunidad académica involucrada en las discusiones sobre los datos abiertos y también resumimos los caminos recorridos en esta esfera.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this editorial, we present the open science perspectives adopted by the Ensaio journal, emphasizing open data practices and shared data. The availability of research data can improve transparency, collaboration, reproducibility, replication, reuse, and enrichment of scientific production in Science Education. We offer new perspectives on the topic based on our experiences throughout 2023 in implementing a Data Editorship, whose work we detail in a flowchart. Furthermore, we address some of the possible implications of ethical data sharing in the field and report on some of the outcomes of the interactions between our editorial team, authors, and the academic community involved in discussions on open science by summarizing the paths we have taken in this sphere.
  • AUTORREGULAÇÃO ACADÊMICA COMO UM ELEMENTO IMPORTANTE DA INTENÇÃO DE PERSISTIR: UM ESTUDO EMPÍRICO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA Artigo

    Franco, Bianca Vasconcelos do Evangelho; Espinosa, Tobias; Heidemann, Leonardo Albuquerque

    Resumo em Português:

    RESUMO: Indivíduos proativos buscam conscientemente desenvolver autoconhecimento sobre suas ações e comportamentos para atingir seus objetivos. Quando eles melhoram suas habilidades autorregulatórias, aumentam sua motivação para aprender e persistir na graduação. A motivação é um elemento essencial no processo de aprendizagem, influenciando a decisão do aluno de persistir ou evadir. Além disso, crenças de autoeficácia, senso de pertencimento e percepção da relevância curricular também afetam essa decisão, sendo considerados preditores da persistência estudantil. Com base nos modelos de Zimmerman, Rosário e Tinto, investigamos a autorregulação acadêmica e sua relação com a intenção de persistência e demais construtos. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, composto por questões afirmativas sobre i. a adoção de comportamentos autorregulatórios; ii. as crenças de autoeficácia para autorregulação e para aprender Física; e iii. o senso de pertencimento, percepção da relevância curricular e intenção de persistência. O questionário foi aplicado a 140 estudantes de cursos de Física, dos quais 76 se identificaram como homens e 64 como mulheres, com idades variando entre 17 e 58 anos. Os dados forma analisados por meio de análises descritivas, análise de correlação e de regressão linear. Os resultados mostram que os estudantes tendem a adotar com maior frequência comportamentos autorregulatórios relacionados à fase de avaliação do que de planejamento. Também identificamos correlações significativas entre a intenção de persistência e os demais construtos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Los individuos proactivos buscan conscientemente desarrollar autoconocimiento sobre sus acciones y comportamientos para alcanzar sus objetivos. Cuando mejoran sus habilidades autorregulatorias, aumentan su motivación para aprender y persistir en su formación académica. Motivación es un factor fundamental en el proceso de aprendizaje, ya que influye en la decisión del alumno de persistir o desistir. Además, se considera que creencias de autoeficacia, sentido de pertenencia y percepción de la relevancia del plan de estudios también influyen en esta decisión y son considerados predictores de la persistencia estudiantil. Con base en los modelos de Zimmerman, Rosario y Tinto, investigamos la autorregulación académica y su relación con la intención de persistencia y otros constructos. Se recopilaron los datos a través de un cuestionario en línea, que consta de preguntas afirmativas sobre i. la adopción de conductas de autorregulación; ii. creencias de autoeficacia para la autorregulación y el aprendizaje de Física; y iii. el sentido de pertenencia, percepción de relevancia curricular y intención de persistir. El cuestionario fue administrado a 140 estudiantes de cursos de Física, de los cuales 76 se identificaron como hombres y 64 como mujeres, con edades comprendidas entre 17 y 58 años. Los datos se analizaron mediante análisis descriptivo, análisis de correlación y regresión lineal. Los resultados evidencian que los estudiantes tienden a adoptar con mayor frecuencia comportamientos autorregulatorios relacionados con la fase de evaluación que con la de planificación. También, identificamos correlaciones significativas entre la intención de persistencia y los demás constructos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Proactive individuals consciously seek to develop self-awareness regarding their actions and behaviors to accomplish their goals. As they enhance their self-regulatory skills, they boost their motivation to learn and persist through their undergraduate studies. Motivation is a fundamental element in the learning process, influencing the student’s decision to persist or dropout. Moreover, beliefs in self-efficacy, sense of belonging, and perception of curricular relevance also impact this decision, being considered predictors of student persistence. Based on the models of Zimmerman, Rosário, and Tinto, we investigated academic self-regulation and its relationship with persistence intention and other constructs. The data was collected through an online questionnaire, consisting of affirmative questions about i. the adoption of self-regulatory behaviors; ii. Self-efficacy beliefs for self-regulation and learning Physics; and iii. The sense of belonging, perception of curricular relevance and intention to persist. The questionnaire was administered to 140 students of Physics courses, among whom 76 identified as men and 64 as women, with ages ranging between 17 and 58 years old. The data was analyzes using descriptive analysis, correlation analysis and linear regression. The results indicate that students tend to adopt self-regulatory behaviors related to the evaluation phase more frequently than those related to the planning phase. We have also identified significant correlations between the intention to persist and other constructs.
  • CONSERVAÇÃO DOS OCEANOS E MUSEUS DE CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES DURANTE VISITA AO MUSEU DA VIDA Artigo

    Massarani, Luisa; Aguiar, Bruna Ibañes; Scalfi, Graziele; Reznik, Gabriela; Luz, Rafael Velloso

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste estudo, utilizamos registros audiovisuais para analisar as conversas de 10 grupos familiares durante visita à exposição temporária “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brasil) para compreender como os visitantes se engajaram com temas da conservação da biodiversidade marinha. Os resultados trazem evidências de que a exposição despertou o interesse das famílias ao utilizar objetos de natureza diversa para retratar temas de interesse vinculados ao contexto familiar. As famílias conversaram entre si e interagiram com a exposição compartilhando informações sobre os oceanos e a biodiversidade marinha. Os adultos adotaram comportamentos facilitadores: fazer perguntas, ler painéis e fazer associações com experiências anteriores que engajaram as crianças. As crianças participaram ativamente compartilhando seu conhecimento e suas opiniões sobre os animais. A exposição sensibilizou os visitantes para a poluição dos ecossistemas marinhos oferecendo oportunidades para as conversas e reflexões sobre os comportamentos que impactam a biodiversidade marinha e os meios de protegê-la.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este estudio, utilizamos grabaciones audiovisuales para analizar las conversaciones de 10 grupos familiares durante una visita a la exposición temporal “Océanos” (Museu da Vida, Río de Janeiro, Brasil) para comprender cómo los visitantes se involucraron con temas de conservación de la biodiversidad marina. Los resultados evidencian que la exposición despertó el interés de las familias al utilizar objetos de diferente naturaleza para retratar temas de interés vinculados al contexto familiar. Las familias hablaron entre sí e interactuaron con la exposición compartiendo información sobre los océanos y la biodiversidad marina. Los adultos adoptaron conductas facilitadoras: hacer preguntas, leer paneles y hacer asociaciones con experiencias previas que involucraron a los niños. Los niños participaron activamente compartiendo sus conocimientos y opiniones sobre los animales. La exposición sensibilizó a los visitantes sobre la contaminación de los ecosistemas marinos al ofrecer oportunidades para conversar y reflexionar sobre los comportamientos que impactan la biodiversidad marina y las formas de protegerla.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this study, we used audiovisual recordings to analyze the conversations of 10 family groups during a visit to the temporary exhibition “Oceanos” (Museu da Vida, Rio de Janeiro, Brazil) to understand how visitors engage with themes of marine biodiversity conservation. The results provide evidence that the exhibition aroused the interest of families by using objects of different nature to portray topics of interest linked to the family context. Families talked to each other and interacted with the exhibition by sharing information about the oceans and marine biodiversity. Adults adopted facilitating behaviors: asking questions, reading panels and making associations with previous experiences that engaged children. Children actively participated by sharing their knowledge and opinions about the animals. The exhibition sensitized visitors in respect to the pollution of marine ecosystems by offering opportunities for conversation and reflection on behaviors that impact marine biodiversity and ways to protect it.
  • BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA Artigo

    Gomes, Stephanie Silva Weigel; Francisco Junior, Wilmo Ernesto

    Resumo em Português:

    RESUMO: Esse trabalho enfoca o papel de uma biografia científica na discussão de características da produção do conhecimento científico, incluindo condicionantes sociais de gênero e raça. Foi realizada uma pesquisa exploratória interpretativa com 61 estudantes de licenciatura em química de quatro universidades federais brasileiras, investigando-se os sentidos produzidos com a leitura da biografia de Alice Ball no que tange às possibilidades para o debate de aspectos epistemológicos. Os dados foram obtidos por meio de questionário avaliado externamente por especialistas e testado internamente com um grupo de estudantes. Os aspectos práticos do trabalho científico foram mais percebidos na leitura em relação a outras características (ciência como produção coletiva, mutabilidade, influências do contexto sociocultural, estruturas sociais da ciência). A biografia demonstrou potencial para promover a história da biografada. Aspectos epistemológicos necessitam de problematização para maior compreensão da atividade científica por meio da biografia.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este trabajo se centra en el papel de una biografía científica en la discusión de las características de la producción del conocimiento científico, incluidos aspectos de género y raza. Para ello, se llevó a cabo una investigación exploratoria interpretativa con 61 estudiantes de química de cuatro universidades públicas brasileñas, se investigando los sentidos producidos con la lectura de la biografía acerca del posibilidades para discutir aspectos epistemológicos. Los datos fueran obtenidos por médio de un instrumento validado externamente por especialistas y previamente probado con un grupo de estudiantes. Aspectos prácticos del trabajo científico fueron más percibidos en la lectura en relación con otras características (ciencia como producción colectiva, mutabilidad, influencias del contexto sociocultural, estructuras sociales). La biografía mostró el potencial para promover la historia de la cientista. Las cuestiones epistemológicas necessitan de discussión para fomentar una mejor comprensión de la actividad científica por medio de la biografia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work focuses on the role of a scientific biography in discussing characteristics of the construction of scientific knowledge, including the influence of social issues of gender and race. For this, an interpretative exploratory study was carried out with 61 undergraduate chemistry students from four Brazilian federal universities. It was investigated senses produced from the reading concerning the possibilities for debating epistemological aspects. The data were gathered by means of an instrument previously analyzed by two experts and previously tested with a group of students. The practical dimension of the scientific work was more recognized than other characteristics (science as a collective enterprise, changeable, sociocultural influences, social-institutional structure). The biography showed the potential to promote the scientist’s history. Epistemological questions need to be discussed to foster better understandings of the scientific activity by means of the biography.
  • EVIDÊNCIAS DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPLEXO POR MEIO DA ANÁLISE DE PRODUÇÕES TEXTUAIS EM AULAS DE QUÍMICA: UMA JORNADA TEMÁTICA REFLETINDO SOBRE O PROBLEMA DOS PLÁSTICOS NOS OCEANOS Artigo

    Pitanga, Ângelo Francklin

    Resumo em Português:

    RESUMO: A poluição plástica é um problema hodierno. Situação preocupante, pois estima-se que até 2050 teremos mais plásticos que peixes nos oceanos. Diante desse cenário, realizamos uma atividade sobre o tema. Fundamentados nas ideias do Pensamento Complexo e Pedagogia 5Cs, elaborou-se uma jornada temática em 6 momentos, com alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe, Campus de Lagarto. Nas questões metodológicas, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método. Produções textuais utilizadas como instrumento de coleta de dados e as análises que foram realizadas referenciadas na análise textual discursiva, visavam investigar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo. Os dados levantaram a existência de 148 menções nas dimensões selecionadas como categorias analíticas: ambiental, científica-tecnológica, social, econômica e governamental. Diante dos dados podemos inferir que as produções textuais representam uma ferramenta eficaz, pois nos permitiu levantar evidências do desenvolvimento do pensamento complexo pelos participantes, uma vez que seus textos trouxeram discursos mais refinados, articulando conhecimentos de diversas dimensões e áreas do conhecimento. Assim, a problemática da jornada temática pode ser tratada e, para além disso, encaminhamentos de soluções foram apresentados a partir de uma análise multidimensional do problema.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: La contaminación plástica es un problema moderno. Se trata de una situación preocupante, ya que se estima que en 2050 tendremos más plástico que peces en los océanos. Ante este escenario, realizamos una actividad sobre el tema. A partir de las ideas del Pensamiento Complejo y la Pedagogía de las 5Cs, se creó un recorrido temático en 6 momentos, con estudiantes de secundaria del Instituto Federal de Sergipe, Campus Lagarto. En cuanto a las cuestiones metodológicas, se optó por la investigación cualitativa, utilizando como método la investigación acción. Las producciones textuales utilizadas como instrumento de recolección de datos y los análisis realizados, referenciados en el análisis textual discursivo, tuvieron como objetivo investigar evidencias del desarrollo del pensamiento complejo. Los datos revelaron la existencia de 148 menciones en las dimensiones seleccionadas como categorías analíticas: ambiental, científico-tecnológica, social, económica y gubernamental. Teniendo en cuenta los datos, podemos inferir que las producciones textuales representan una herramienta eficaz, ya que permitió recopilar evidencias del desarrollo del pensamiento complejo por parte de los participantes, ya que sus textos trajeron discursos más refinados, articulando saberes de diferentes dimensiones y áreas del conocimiento. Así, se puede abordar la problemática del recorrido temático y, además, se presentaron soluciones a partir de un análisis multidimensional del problema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Plastic pollution is a modern problem. This is a worrying situation, as it is estimated that by 2050 we will have more plastic than fish in the oceans. Given this scenario, we carried out an activity on the topic. Based on the ideas of Complex Thinking and 5Cs Pedagogy, a thematic journey was created in 6 moments, with high school students from the Federal Institute of Sergipe, Campus Lagarto. Regarding methodological issues, we opted for qualitative research, using action research as a method. Textual productions used as a data collection instrument and the analyzes that were carried out, referenced in discursive textual analysis, aimed to investigate evidence of the development of complex thinking. The data revealed the existence of 148 mentions in the dimensions selected as analytical categories: environmental, scientific-technological, social, economic and governmental. Given the data, we can infer that textual productions represent an effective tool, as it allowed us to gather evidence of the development of complex thinking by the participants, since their texts brought more refined discourses, articulating knowledge from different dimensions and areas of knowledge. Thus, the problem of the thematic journey can be addressed and, in addition, solutions were presented based on a multidimensional analysis of the problem.
  • ESPECULAÇÕES FOUCAULTIANAS SOBRE UMA NEOCIÊNCIA UBUESCA Artigo

    Dalmoro, Isabel Cristina; Santos, Suelen Assunção

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente artigo resulta de um estudo que tem como objetivo caracterizar uma neociência ubuesca. Para tanto, se vale de investigar práticas discursivas situadas em regiões de cientificidade que, diante de soluções imaginárias, permitem pensar numa neociência que agrega a imaginação e o humor ubuescos, se ocupa com a vida e a morte e produz verdades que constituem modos de vida. Tais elementos se entrecruzam ao poder ubuesco, referido por Michel Foucault na obra Os Anormais (1974-1975). Para a análise dessas práticas adotamos como procedimento metodológico a arquivização, conforme Julio Groppa Aquino. A partir da aproximação do pensamento foucaultiano com a literatura de Alfred Jarry, especialmente em suas criações Pai Ubu e ‘Patafísica - a ciência de soluções imaginárias -, caracterizamos uma neociência ubuesca.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo es el resultado de un estudio que tiene como objetivo caracterizar una neociencia ubuesca. Para ello, recurre a la investigación de las prácticas discursivas ubicadas en regiones de cientificidad que, frente a soluciones imaginarias, permiten pensar una neociencia que combina imaginación y humor ubuescos, se ocupa de la vida y de la muerte y produce verdades que constituyen modos de vida. Tales elementos se entrecruzan com el poder ubuesco, al que se refiere Michel Foucault en la obra Os Anormals (1974-1975). Para el análisis de estas prácticas, adoptamos el archivo como procedimiento metodológico, según Julio Groppa Aquino. A partir de la aproximación del pensamento foucaultiano con la literatura de Alfred Jarry, especialmente en sus creaciones Pai Ubu y ‘Patafísica - la ciencia de las soluciones imaginarias -, caracterizamos una neociencia ubuesca.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This work is the result of a study that aims to characterize an ubuesque neoscience. To do so, the study aims to investigate discursive practices in science regions that, before imaginary solutions, allow to think on a neoscience that aggregates both ubuesque humour and imagination, deals with life and death, and produce truths that constitute ways of living. Such elements intersect with ubuesque power, mentioned by Michel Foucault in his work Abnormal (1974-1975). To analyse these practices, we took archiving as methodological procedure, according to Julio Groppa Aquino. From the approximation of the Foucauldian thought with Alfred Jarry’s literature, especially his creations Pa Ubu and ‘Pataphysics - the science of imaginary solutions -, we characterize an ubuesque neoscience.
  • REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O ENSINO DE EVOLUÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS POR MEIO DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS Artigo

    Dias, Thiago Leandro da Silva; Arteaga, Juan Manuel Sánchez

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste artigo tem-se como objetivo analisar abordagens a respeito da evolução humana aplicadas no ensino médio de biologia por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre as experiências didáticas investigadas e/ou relatadas nas Dissertações e Teses publicadas nacionalmente em três bases de dados. Para análise da produção acadêmica foram utilizadas as premissas da Análise Textual Discursiva, e os resultados são apresentados de modo a explicitar aspectos institucionais dessa produção, focos temáticos e os elementos teórico-metodológicos das experiências didáticas e da vinculação com a educação das relações étnico-raciais. A partir da revisão foi possível traçar uma aproximação entre as categorias e enunciados descritivos como forma de sistematizar a contribuição deste estudo para investigações e intervenções educativas futuras. Em função do reduzido número de trabalhos e experiências, ressalta-se a necessidade de ampliar iniciativas de ensino e pesquisa para o trabalho com a educação das relações étnico-raciais no ensino de evolução humana.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este artículo se tiene como objetivo analizar enfoques de la evolución humana aplicados en la educación secundaria en biología a través de una revisión sistemática de la literatura sobre las experiencias de enseñanza investigadas y/o reportadas en Disertaciones y Tesis publicadas a nivel nacional en tres bases de datos. Para analizar la producción académica se utilizaron las premisas del Análisis Textual Discursivo, y los resultados se presentan de manera que se explique aspectos institucionales de esta producción, enfoques temáticos y los elementos teórico-metodológicos de las experiencias didácticas y la vinculación con la educación de las relaciones étnico-raciales. A partir de la revisión fue posible extraer una aproximación entre las categorías y enunciados descriptivos como forma de sistematizar la contribución de este estudio a futuras investigaciones e intervenciones educativas. Debido al reducido número de trabajos y experiencias, se destaca la necesidad de ampliar las iniciativas de enseñanza e investigación para trabajar la educación de las relaciones étnico-raciales en la enseñanza de la evolución humana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The objective of this article is to analyze approaches to human evolution applied in secondary biology education through a systematic review of the literature on the teaching experiences investigated and/or reported in Dissertations and Theses published nationally in three databases. To analyze the academic production, the premises of Discursive Textual Analysis were used and the results are presented in such a way as to explain institutional aspects of this production, thematic approaches and the theoretical-methodological elements of the didactic experiences and the linkage with the education of ethnic-racial relations. From the review it was possible to extract an approximation between categories and descriptive statements as a way of systematizing the contribution of this study to future research and educational interventions. Due to the small number of works and experiences, the need to expand teaching and research initiatives to work on the education of ethnic-racial relations in the teaching of human evolution is highlighted.
  • PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE Artigo

    Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Silva, Natanael Charles da

    Resumo em Português:

    RESUMO: O estudo objetivou refletir sobre as percepções de discentes de cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense a respeito da abordagem e contribuições da Educação para a Sustentabilidade para esses professores em formação. De natureza qualitativa, a pesquisa envolveu 50 estudantes de cinco instituições de ensino superior diferentes, na mesma região. Com relação às dimensões da Educação para a Sustentabilidade na formação, as percepções são pautadas, essencialmente, na valorização de aspectos pedagógicos relacionados com as disciplinas e na inserção de novas abordagens interdisciplinares e contextualizadas no decorrer do processo formativo, revelando carência nas dimensões que envolvem o respeito, a diversidade e a cultura. Assim, apesar de alguns aspectos formativos terem sido destacados positivamente, atenta-se para a necessidade de reflexão e (re)adequação na abordagem de algumas temáticas na formação ofertada, no tocante à estrutura curricular, prática docente e mesmo no posicionamento sociopolítico e ambiental das instituições de ensino.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El estudio tuvo como objetivo reflexionar sobre las percepciones de los estudiantes de los cursos de Licenciatura en Biología de la región amazónica paraense con respecto al enfoque y contribuciones de la Educación para la Sustentabilidad para estos profesores en formación. De naturaleza cualitativa, la investigación involucró a 50 estudiantes de cinco instituciones de enseñanza superior diferentes, en la misma región. Con relación a las dimensiones de la Educación para la Sustentabilidad en la formación, las percepciones son pautadas, esencialmente, en la valoración de aspectos pedagógicos relacionados con las disciplinas y en la inserción de nuevos enfoques interdisciplinarios y contextualizados en el curso del proceso formativo, revelando carencia en las dimensiones que envuelven el respeto, la diversidad y la cultura. Así, a pesar de que algunos aspectos formativos han sido destacados positivamente, se presta atención a la necesidad de reflexión y (re)adecuación en el abordaje de algunas temáticas en la formación ofrecida, en lo relativo a la estructura curricular, práctica docente e incluso en el posicionamiento sociopolítico y ambiental de las instituciones educativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The study aimed to reflect on the perceptions of students of undergraduate courses in Biology of the Amazon region of Pará regarding the approach and contributions of Education for Sustainability for these teachers in training. Qualitative in nature, the research involved 50 students from five different higher education institutions in the same region. Regarding the dimensions of Education for Sustainability in training, the perceptions are guided by aspects related to the disciplines and the insertion of new interdisciplinary and contextualized approaches in the course of the formative process, revealing lack of dimensions that involve respect, diversity and culture. Thus, although some formative aspects have been highlighted positively, attention is paid to the need for reflection and (re)adequacy in the approach of some themes in the training offered, regarding the curricular structure, teaching practice and even in the sociopolitical and environmental positioning of educational institutions.
  • A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DE LICENCIANDOS EM FÍSICA EM UM CONTEXTO DE DUPLA MODALIDADE: ALGUNS DESENCONTROS Artigo

    Lima, Augusto Cesar Araujo; Bozelli, Fernanda Cátia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, buscou investigar indícios da formação didático-pedagógica de licenciandos em Física sob o contexto de um curso de dupla modalidade de formação. O corpus da pesquisa foi desenvolvido a partir do acompanhamento de licenciandos ao longo de duas disciplinas de estágio supervisionado, durante o planejamento e a execução de uma sequência de aulas. A partir de gravações audiovisuais, os enunciados produzidos pelos licenciandos foram transcritos para análise a posteriori. A constituição e interpretação dos dados fundamentaram-se no referencial teórico e metodológico da Análise de Discurso de linha francesa. A análise dos discursos dos licenciandos revelou a mobilização de conhecimentos didático-pedagógicos de diferentes bases epistemológicas e algumas habilidades previstas ao professor pelo projeto pedagógico do curso, entretanto indicou a promoção de uma formação didático-pedagógica de maneira desarticulada, o que pode contribuir para o distanciamento do futuro professor de um perfil crítico.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Esta investigación, de carácter cualitativo, buscó indagar pistas de la formación didáctico-pedagógica de los estudiantes de Física en el contexto de una carrera de formación bimodal. El corpus de investigación fue desarrollado mediante el seguimiento de estudiantes de pregrado a lo largo de la pasantía supervisada, durante la planificación y ejecución de una secuencia de clases. A partir de grabaciones audiovisuales se transcribieron los discursos producidos por los estudiantes de pregrado para su posterior análisis. La constitución e interpretación de los datos se basaron en el marco teórico y metodológico del Análisis del Discurso francés. El análisis de los discursos de los estudiantes reveló la movilización de conocimientos didáctico-pedagógicos desde diferentes bases epistemológicas y algunas habilidades previstas por el proyecto pedagógico del curso para el docente, sin embargo, indicó la promoción de la formación didáctico-pedagógica de manera desarticulada, lo que puede contribuir a alejar a los futuros docentes de un perfil crítico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This is a qualitative research that sought to investigate some aspects of the didactic-pedagogical training of Physics undergraduate students in the context of a hybrid teacher training course. The research corpus was developed by monitoring Physics undergraduate students throughout the supervised internship, during the planning and execution of a sequence of classes. From audiovisual recordings, the speeches produced by the undergraduates were transcribed for later analysis. The constitution and interpretation of data were based on the theoretical and methodological framework of French Discourse Analysis. The analysis of the students’ discourses revealed the mobilization of didactic-pedagogical knowledge of different epistemological natures and some skills provided for by the course’s pedagogical project for teachers, however, it indicated the promotion of didactic-pedagogical training in a disjointed manner, which can contribute to distancing the future teacher from a critical profile.
  • UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS INGRESSANTES DO CURSO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL Artigo

    Gonçalves, Bárbara Mulè; Aguiar, Joana Guilares de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Na pandemia pela COVID-19, as universidades estabeleceram o Ensino Remoto Emergencial (ERE), sujeitando alunos ingressantes a cursarem os primeiros anos de graduação à distância, possivelmente influenciando o engajamento escolar e os resultados de aprendizagem, isto é, a satisfação subjetiva da experiência universitária. O objetivo deste estudo, de metodologia mista por triangulação sequencial, foi investigar o impacto do ERE no engajamento e sua relação com os resultados de aprendizagem de calouros dos cursos de graduação em Química (Bacharelado, Licenciatura e Industrial). A Modelagem por Equações Estruturais de dados coletados por escalas psicométricas demonstrou um efeito direto do engajamento nos resultados de aprendizagem, sendo as dimensões sociais as mais afetadas pelo ERE. Já a Análise de Conteúdo dos Mapas Conceituais (MCs) produzidos nas entrevistas com os alunos revelou uma perspectiva predominantemente negativa sobre o impacto do ERE no engajamento e um ponto de vista neutro em relação aos resultados de aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En la pandemia de COVID-19, las universidades establecieron la Educación Remota de Emergencia (ERE), sometiendo a los estudiantes entrantes a estudiar los primeros años de su carrera de forma remota, influyendo posiblemente en la participación escolar y los resultados del aprendizaje (i.e., la satisfacción subjetiva de la experiencia universitária). El objetivo deste estudio, utilizando una metodología mixta mediante triangulación secuencial, fue investigar el impacto de los ERE en la participación y su relación con los resultados del aprendizaje de estudiantes de primer año de cursos de pregrado en Química (Bachillerato, Licenciatura y Industrial). El Modelado de Ecuaciones Estructurales de datos recopilados utilizando escalas psicométricass demostró un efecto directo de la participación escolar en los resultados del aprendizaje, siendo las dimensiones sociales las más afectadas por ERE. El Análisis de Contenido de los Mapas Conceptuales (MC) producidos en entrevistas con estudiantes reveló una perspectiva predominantemente negativa sobre el impacto de los ERE en la participación y un punto de vista neutral en relación con los resultados del aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: During the COVID-19 pandemic, universities established Emergency Remote Education (ERE), subjecting freshmen students to studying the first years of their degree remotely, possibly influencing school engagement and learning outcomes (i.e., the subjective satisfaction of the university experience). This study aimed to investigate the impact of ERE on engagement and its relationship with the learning outcomes of freshmen students in undergraduate Chemistry courses (Bachelor, Licentiate, and Industrial) using a mixed method with sequential triangulation. Structural Equation Modeling of data collected using psychometric scales demonstrated a direct effect of engagement on learning outcomes, with social dimensions being the most affected by ERE. The Content Analysis of Concept Maps (CMs) produced during interviews with students revealed a predominantly negative perspective on the impact of ERE on engagement and a neutral point of view considering learning outcomes.
  • EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS PARA JUSTIÇA SOCIAL: DISCUTINDO ATORES INVISIBILIZADOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA Artigo

    Mazzarella, Aline; Schiffer, Hermann; Guerra, Andreia

    Resumo em Português:

    RESUMO: Discute-se, fundamentado na História Cultural da Ciência e nas perspectivas de uma Educação em Ciências para Justiça Social, como o estudo histórico-cultural da prática científica de registro de eclipses totais em fins do século XIX e início do século XX, em aulas de física, possibilitou reflexões a respeito da participação e visibilização do trabalho de diferentes atores sociais na ciência. Para tanto, apresentamos resultados de uma pesquisa empírica pautada na metodologia de Pesquisa-Ação Histórica e com foco no Eclipse de Sobral de 1919. Os resultados apontam que os estudantes, ao longo da pesquisa, problematizaram o papel de diferentes participantes daquela prática científica, incluindo aqueles que não são cientistas, e como as questões de desigualdade social se fazem presentes na visibilização dos trabalhos dos diferentes atores sociais na ciência.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Basado en la Historia Cultural de la Ciencia y en las perspectivas de la Educación Científica para la Justicia Social, discutir cómo el estudio histórico-cultural de la práctica científica de registro de eclipses totales em clase de física, permite reflexionar sobre la participación y visibilización del trabajo de los diferentes actores sociales en la ciencia. Para eso, presentamos una investigación empírica, abordando el Eclipse de Sobral de 1919 y basada en la metodología de la Investigación Acción Histórica. Los resultados indican que los estudiantes, a lo largo de la investigación, problematizaron el papel de los diferentes participantes en esa práctica científica, incluidos aquellos que no son científicos, y cómo cuestiones de desigualdad social están presentes en la visibilidad del trabajo de los diferentes actores sociales en la ciencia.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Based on the Cultural History of Science and in the perspectives of Science Education for Social Justice, intends to discuss, in physics classes, how the historical-cultural study of the scientific practice of recording total eclipses allows for reflections on the participation and visibility of the work of different social actors in science. To this end, we present empirical research addressing the 1919 Sobral Eclipse and based on the Historical Action Research methodology. The results indicate that students, throughout the research, problematized the role of different participants in that scientific practice, including those who are not scientists, and how issues of social inequality are present in the visibility of the work of different social actors in science.
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas Artigo

    Menezes, Naiara Silva; Siqueira, Maxwell

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente estudo teve como objetivo comparar as Representações Sociais (RS) manifestadas pelos licenciandos acerca da educação inclusiva da pessoa com deficiência. A investigação fundamenta-se a partir do referencial teórico da Teoria das Representações Sociais e apresenta uma abordagem mista. Os participantes foram licenciandos ingressantes e concluintes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do sul da Bahia. Quanto à coleta de dados, utilizamos um questionário de Associação Livre de Palavras. Em relação à metodologia de análise dos dados, utilizamos a fórmula da Ordem Média de Evocações e a análise de similitude utilizando o software IRaMuTeQ. Os resultados indicam que as RS dos licenciandos ingressantes estão relacionadas à ideia de Inclusão, Respeito, Direito, Metodologia, Acessibilidade e Formação. Quanto às RS dos licenciandos concluintes, essas são pautadas numa ideia de Direito, Deficiência, Inclusão, Formação, Acessibilidade e Metodologia. Além disso, a análise indicou que tanto os ingressantes quanto os concluintes associam a educação inclusiva a um direito que deve ser respeitado.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: El objetivo de este estudio fue comparar las Representaciones Sociales (RS) de estudiantes universitarios sobre la educación inclusiva para personas con discapacidad. La investigación se basa en el marco teórico de la Teoría de las Representaciones Sociales y presenta un enfoque mixto. Los participantes fueron estudiantes de grado del primero y último año de la carrera de Ciencias Biológicas de una universidad pública del sur de Bahía. En cuanto a la recogida de datos, se utilizó un cuestionario de Asociación Libre de Palabras. En cuanto a la metodología utilizada para el análisis de los datos, se utilizó la fórmula del Orden Medio de Evocaciones y el análisis de similitud mediante el software IRaMuTeQ. Los resultados indican que las RS de los estudiantes de primer año de licenciatura están relacionadas con la idea de Inclusión, Respeto, Derecho, Metodología, Accesibilidad y Formación. En cuanto a las RS de los estudiantes que finalizan sus estudios, se basan en la idea de Derecho, Discapacidad, Inclusión, Formación, Accesibilidad y Metodología. Además, el análisis mostró que tanto los estudiantes del primero año como los del último año asocian la educación inclusiva con un derecho que debe ser respetado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The aim of this study was to compare the Social Representations (SR) of preservice students about inclusive education for people with disabilities. The investigation is based on the theoretical framework of Social Representations Theory and employs a mixed-methods approach. The participants were preservice students of the first year and last year of the Biological Sciences degree course at a public university in the south of Bahia. As for data collection, we used a Free Word Association questionnaire. In terms of data analysis methodology, we used the Average Order of Evocations formula and similarity analysis applying the IRaMuTeQ software. The results indicate that the SR of the first year preservice are related to the idea of Inclusion, Respect, Law, Methodology, Accessibility and Training. As for the SRs of last year preservice students, they are based on the idea of Law, Disability, Inclusion, Training, Accessibility and Methodology. In addition, the analysis showed that both associate inclusive education with a right that must be respected.
  • ARTIGO-PARECER: DE QUE CIDADANIA ESTAMOS FALANDO? UMA REVISÃO DE LITERATURA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA Perspectiva

    Carnio, Michel Pisa

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente texto visa sistematizar algumas contribuições materialistas e dialéticas para pensarmos a categoria “cidadania” na educação científica sob uma perspectiva emancipatória. Trata-se de um artigo-parecer que possibilita uma continuidade com as reflexões contidas no artigo de Rosa, Lima e Cavalcanti (2023) intitulado “De que cidadania estamos falando? Uma revisão da literatura das pesquisas em educação em ciências com perspectiva de formação para a cidadania”. A partir de mobilização de pensamentos da sociologia, filosofia e psicanálise, elegemos quatro tópicos como contribuições às noções de cidadania e emancipação na educação em ciências: a cidadania como slogan que precisa ser problematizado, a natureza ideológica do Estado de direito democrático, um olhar crítico em relação aos horizontes democráticos e caminhos para a emancipação humana no contexto da educação científica. Trata-se de um convite à educação científica para discutir as bases da nossa sociedade atual e vislumbrar novas formas de socialização e civilização.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este texto tiene como objetivo sistematizar algunos aportes materialistas y dialécticos para pensar la categoría “ciudadanía” en la educación científica desde una perspectiva emancipadora. Este es un artículo de opinión que permite dar continuidad a las reflexiones contenidas en el artículo de Rosa, Lima y Cavalcanti (2023) titulado “¿De qué ciudadanía estamos hablando? Una revisión de la literatura sobre investigaciones en educación científica con una perspectiva de formación para la ciudadanía”. A partir de la movilización de pensamientos provenientes de la sociología, la filosofía y el psicoanálisis, elegimos cuatro temas como contribuciones a las nociones de ciudadanía y emancipación en la educación científica: la ciudadanía como lema que necesita ser problematizado, la naturaleza ideológica del Estado democrático de derecho, un Mirada crítica en relación a los horizontes democráticos y los caminos de emancipación humana en el contexto de la educación científica. Esta es una invitación a la educación científica para discutir los fundamentos de nuestra sociedad actual e imaginar nuevas formas de socialización y civilización.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This text aims to systematize some materialist and dialectical contributions to think about the category “citizenship” in scientific education from an emancipatory perspective. This is an opinion article that allows continuity with the reflections contained in the article by Rosa, Lima and Cavalcanti (2023) entitled “What citizenship are we talking about? A literature review of research in science education with a perspective on training for citizenship”. From the mobilization of thoughts from sociology, philosophy and psychoanalysis, we chose four topics as contributions to the notions of citizenship and emancipation in science education: citizenship as a slogan that needs to be problematized, the ideological nature of the democratic rule of law, a critical look in relation to democratic horizons and paths to human emancipation in the context of scientific education. This is an invitation to scientific education to discuss the foundations of our current society and envision new forms of socialization and civilization.
  • ARTIGO-PARECER: BIOGRAFIA CIENTÍFICA COMO POSSIBILIDADE PARA A VALORIZAÇÃO DE UMA CIÊNCIA QUÍMICA MAIS FEMININA E NEGRA Perspectiva

    CORDEIRO, MARINÊS DOMINGUES

    Resumo em Português:

    RESUMO: Apresento o processo de avaliação do artigo “Biografia científica como possibilidade para a valorização de uma ciência química mais feminina e negra” por meio de uma análise de seus domínios axiológico, metodológico, factual e historiográfico. Em termos axiológicos, apresento as evidências e minha linha de raciocínio que me levaram a compreender que o trabalho, apesar de se designar uma pesquisa exploratória, demonstrava ter uma expectativa anterior, a de que a biografia de uma cientista negra poderia promover discussões acerca de raça e gênero na formação de professores. No domínio metodológico, exploro as incoerências que essa hipótese anterior teve para o desenvolvimento da metodologia. No domínio factual, discuto a importância da apresentação de dados em classificação de gênero, raça e localização geográfica. Em se tratando de história e historiografia, apresento as discussões com os autores relativas à construção de um material didático que não me fora apresentado na primeira versão. Encerro o trabalho indicando que a versão final tornou-se mais coerente e sua hipótese, atenuada. O trabalho apresenta qualidade e rigor metodológico acima da média, na minha opinião, e o processo foi extremamente salutar, gerando questões pertinentes para a nossa área como um todo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Presento el proceso de evaluación del artículo “La biografía científica como posibilidad de valorar una ciencia química más femenina y negra” a través de un análisis de sus dominios axiológico, metodológico, fáctico e historiográfico. En términos axiológicos, presento las evidencias y mi línea de razonamiento que me llevaron a comprender que el trabajo, a pesar de pretender ser una investigación exploratoria, demostró una expectativa previa, que la biografía de un científico negro podría promover discusiones sobre raza y género en los futuros docentes. En el ámbito metodológico, exploro las inconsistencias que tuvo esta hipótesis previa para el desarrollo de la metodología. En el ámbito fáctico, analizo la importancia de presentar datos en la clasificación de género, raza y ubicación geográfica. En cuanto a historia e historiografía, presento las discusiones con los autores respecto a la construcción de material didáctico que no me fue presentado en la primera versión. Cierro el trabajo indicando que la versión final se ha vuelto más coherente y su hipótesis se ha atenuado. El trabajo presenta, en mi opinión, una calidad y un rigor metodológico superiores a la media y el proceso fue sumamente saludable, generando preguntas pertinentes para nuestra área en su conjunto.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this paper, I present the evaluation process of the article “Scientific biography as possibility to value a more feminine and black Chemical Science” through an analysis of its axiological, methodological, factual, and historiographical domains. In axiological terms, I present the evidence and the train of thought that led me to understand that the paper, despite being intended as an exploratory research, demonstrated a previous hypothesis, that the biography of a black female scientist could promote discussions about race and gender in teacher training. In the methodological domain, I explore the inconsistencies that this previous hypothesis had for the development of the methodology. In the factual domain, I discuss the importance of presenting data classified by gender, race, and geographic location. When it comes to history and historiography, I present the discussions with the authors regarding the construction of teaching material that was not presented to me in the first version. I close the work by indicating that the final version has become more coherent and its hypothesis has been attenuated. The work presents above average quality and methodological rigor, in my opinion, and the process was extremely interesting, generating pertinent questions to our area of research as a whole.
  • ARTIGO-PARECER: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ASPECTOS ONTOLÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA CIÊNCIA Perspectiva

    Calazans, Marcos Moraes

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo-parecer origina-se dos comentários críticos feitos ao artigo original de autoria de Carlos Sérgio Leonardo Junior, publicado no volume 25 de 2023 da revista Ensaio. É proposta uma discussão crítica de aspectos das reflexões ontológicas e epistemológicas da ciência discutidos pelo autor em sua revisão bibliográfica. É aprofundado o debate crítico iniciado no parecer sobre a aproximação feita pelo autor entre o materialismo dialético e concepções intituladas de realismo e concepções do chamado marxismo ocidental. São feitos apontamentos que contribuem para melhor definição das concepções do materialismo dialético visando desenvolver seu uso na Educação em Ciências. Demonstra-se que a concepção do realismo transcendental de Bhaskar, cuja revisão sugere aproximações ao materialismo dialético, guarda mais afinidades com o dualismo metafísico neokantiano. As reflexões contribuem para elevar a compreensão sobre o uso do materialismo dialético como referencial na Educação em Ciências.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo de opinión tiene origen en los comentarios críticos realizados al artículo original de Carlos Sérgio Leonardo Junior, publicado en el volumen 25 de 2023 de la revista Ensaio. Se propone una discusión crítica de aspectos de las reflexiones ontológicas y epistemológicas sobre la ciencia discutidos por el autor en su revisión bibliográfica. Se profundiza el debate crítico iniciado en el dictamen sobre el acercamiento realizado por el autor entre el materialismo dialéctico y las concepciones denominadas realismo y las concepciones del llamado marxismo occidental. Se realizan apuntes que contribuyen a una mejor definición de los conceptos de materialismo dialéctico con miras a desarrollar su uso en la Educación Científica. Se demuestra que la concepción del realismo trascendental de Bhaskar, cuya revisión sugiere aproximaciones al materialismo dialéctico, tiene más afinidades con el dualismo metafísico neokantiano. Las reflexiones contribuyen a aumentar la comprensión del uso del materialismo dialéctico como referencia en la Educación Científica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This opinion article originates from the critical comments made to the original article authored by Carlos Sérgio Leonardo Junior, published in volume 25 of 2023 of Ensaio journal. A critical discussion of aspects of ontological and epistemological reflections on science discussed by the author in his bibliographic review is proposed. The critical debate initiated in the peer review on the rapprochement made by the author between dialectical materialism and conceptions called realism and conceptions of so-called Western Marxism is deepened. Notes are made that contribute to a better definition of the concepts of dialectical materialism with a view to developing its use in Science Education. It is demonstrated that Bhaskar’s conception of transcendental realism, whose review suggests approximations to dialectical materialism, has more affinities with neo-Kantian metaphysical dualism. The reflections contribute to increasing understanding of the use of dialectical materialism as a theoretical reference in Science Education.
  • ARTIGO-PARECER: NOTAS METODOLÓGICAS INTRODUTÓRIAS PARA PENSAR A PESQUISA NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: O QUE ESTAMOS PROCURANDO QUANDO FAZEMOS UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA? Perspectiva

    Messeder Neto, Hélio da Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo-parecer dialoga com “Uma revisão bibliográfica sobre aspectos ontológicos e epistemológicos da ciência: a importância da concepção de mundo para a Educação em Ciências”, artigo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tendo como referência as considerações metodológicas e os resultados elencados pelo autor, trago aqui contribuições metodológicas para pensarmos revisões bibliográficas a partir do materialismo histórico-dialético. No primeiro momento do texto, apresento elementos do método materialista histórico-dialético, reforçando a importância de priorizarmos o objeto da nossa investigação. Na segunda parte do texto, elenco procedimentos para pensarmos aspectos do método de investigação e exposição quando tratamos de uma revisão. Concluo este manuscrito defendendo a necessidade de irmos além de uma simples descrição do objeto investigado e passarmos para uma análise que aponte lacunas, contradições; mostre como elementos de totalidade se expressam na particularidade do objeto; e quais eventuais aspectos de avanço e acertos os trabalhos revisados conseguem evidenciar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: Este artículo-opinión dialoga con “Una revisión bibliográfica sobre aspectos ontológicos y epistemológicos de la ciencia: la importancia de la visión del mundo para la Educación en Ciencias”, artículo de Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Tomando como referencia las consideraciones metodológicas y resultados enumerados por el autor, traigo aquí aportes metodológicos para pensar revisiones bibliográficas basadas en el materialismo histórico-dialéctico. En el primer momento del texto presento elementos del método materialista histórico-dialéctico, reforzando la importancia de priorizar el objeto de nuestra investigación. En la segunda parte del texto, enumero procedimientos para pensar sobre aspectos del método de investigación y exposición al abordar una reseña. Concluyo este manuscrito defendiendo la necesidad de ir más allá de una simple descripción del objeto investigado y pasar a un análisis que señale vacíos y contradicciones; mostrar cómo los elementos de la totalidad se expresan en la particularidad del objeto; y qué posibles aspectos de avances y éxitos pueden resaltar los trabajos reseñados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article-opinion dialogues with “A bibliographical review on ontological and epistemological aspects of science: the importance of the worldview for Science Education”, article by Carlos Sérgio Leonardo Júnior (2023). Taking as a reference the methodological considerations and results listed by the author, I bring here methodological contributions to think about bibliographic reviews based on historical-dialectical materialism. In the first moment of the text, I present elements of the historical-dialectical materialist method, reinforcing the importance of prioritizing the object of our investigation. In the second part of the text, I list procedures for thinking about aspects of the investigation and exposition method when dealing with a review. I conclude this manuscript by defending the need to go beyond a simple description of the investigated object and move on to an analysis that points out gaps and contradictions; show how elements of totality are expressed in the particularity of the object; and what possible aspects of progress and successes the reviewed works can highlight.
  • ARTIGO PARECER: SIGNIFICANDO DISCURSOS DOCENTES A RESPEITO DE CONHECIMENTOS DA BIOLOGIA A PARTIR DAS EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS Perspectiva

    Barcellos, Marcilia Elis

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste artigo parecer escrevo sobre o trabalho de Santos e Heerdt, publicado na edição anterior da revista Ensaio. Valorizando a experiência diferenciada de escrever um artigo dessa natureza, busco um diálogo profícuo com essas autoras, ressaltando as contribuições do trabalho para a área, problematizando a questão da produção de significados em Biologia e seu ensino a partir das epistemologias feministas. Com foco nas questões subjacentes à construção da Ciência Moderna e sua característica monumental, aprofundo minha reflexão sobre a questão das relações sujeito-objeto e mundo-linguagem, trazendo para o texto algumas ideias de Bruno Latour, em diálogo com as de Dona Haraway, essa última uma das referências usadas por Santos e Heerdt. A partir dessa reflexão, discuto os resultados apresentados pela pesquisa de Santos e Heerdt, levando a discussão também para o âmbito da formação de professores. Finalizo esse diálogo apresentando implicações possíveis para o ensino de ciências.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN: En este artículo de opinión escribo sobre el trabajo de Santos y Heerdt, publicado en el número anterior de la revista Ensaio. Valorando la experiencia única de escribir un artículo de esta naturaleza, busco un diálogo fructífero con estas autoras, destacando las contribuciones de su trabajo al campo, problematizando la cuestión de la producción de significados en Biología y su enseñanza a partir de epistemologías feministas. Con foco en las cuestiones subyacentes a la construcción de la Ciencia Moderna y su característica monumental, profundizo en la cuestión de las relaciones sujeto-objeto y mundo-lenguaje, trayendo al texto algunas ideas de Bruno Latour, en diálogo con las de Dona Haraway, siendo esta última una de las referencias utilizadas por Santos y Heerdt. A partir de esta reflexión, discuto los resultados presentados por la investigación de Santos y Heerdt, llevando la discusión al ámbito de la formación de profesores. Concluyo este diálogo presentando posibles implicaciones para la enseñanza de las ciencias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this article I write about the paper by Santos and Heerdt, published in the previous issue of the journal Ensaio. Valuing the unique experience of writing an article of this nature, I seek a productive dialogue with these authors, highlighting the paper’s contributions to the field, problematizing the issue of the production of meanings in Biology and its teaching based on feminist epistemologies. With a focus on the issues underlying the construction of Modern Science and its monumental characteristic, I deepen my reflection on the issue of subject-object and world-language relations, bringing into the text some of Bruno Latour’s ideas, in dialog with those of Dona Haraway, the latter being one of the references used by Santos and Heerdt. Based on this reflection, I discuss the results presented by Santos and Heerdt’s research, taking the discussion into the realm of teacher training. I conclude this dialogue by presenting possible implications for science teaching.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br