Acessibilidade / Reportar erro

Metacompreensão e inteligência: um estudo correlacional com estudantes do ensino fundamental

Metacomprehension and intelligence: a correlate study with elementary students

Este estudo objetivou buscar evidências de validade para a Escala de Metacompreensão (META-FII) por meio da correlação com o WISC-III. Participaram 61 estudantes, 59,0% do gênero feminino, regularmente matriculadas em uma escola da rede pública de ensino de São Paulo. As idades dos participantes variaram de 10 a 13 anos (M = 11,79; DP = 1,13). A META-FII foi aplicada coletivamente em uma primeira sessão e o WISC-III em duas sessões posteriores, individualmente. Os resultados evidenciaram diferença significativa quanto ao gênero apenas para o QI compreensão verbal. Foram encontradas correlações positivas entre os QIs, verbal, compreensão verbal e total com a META-FII o que atribui a evidência de validade para a escala de metacompreensão.

metacognição; leitura; avaliação psicométrica


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br