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Nem todo material concreto é igual: a importância dos referentes na resolução de problemas

Not all concrete materials are the same: the importance of referents in problem solving

A partir da distinção entre material concreto definido e material concreto indefinido, examinou-se como diferentes suportes concretos de representação influenciam a resolução de problemas de divisão e de multiplicação. Quarenta crianças de 8 anos resolveram os mesmos problemas. Às crianças do Grupo 1 (concreto indefinido) foram disponibilizadas fichas plásticas; e às do Grupo 2 (concreto definido) objetos que tinham relação com os referentes das quantidades presentes no enunciado dos problemas (jarros e flores, carrinhos e caixas). O material concreto definido favoreceu a compreensão das relações lógico-matemáticas, facilitando o desempenho e o uso de procedimentos apropriados, o mesmo não ocorrendo com o material concreto indefinido. Concluiu-se que a compreensão da criança é influenciada pelos suportes de representação e que nem todo material concreto tem o mesmo efeito sobre a resolução de problemas, sendo necessário considerar, além de seu caráter manipulativo, a relação entre os referentes das quantidades e o material disponibilizado.

crianças; resolução de problemas; suportes de representação


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