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Influência do gênero em mapas cognitivos do mundo de universitários brasileiros

Gender influence on cognitive maps of the world of Brazilian University students

Investigamos mapas cognitivos do mundo de 82 estudantes de três cursos universitários, com o objetivo de verificar possíveis diferenças entre homens e mulheres quanto ao conhecimento dos países e preferência por eles. As representações mentais de mundo foram exteriorizadas através de mapas esquemáticos desenhados pelos próprios estudantes, ou mapas impressos com o contorno dos continentes preenchidos pelos estudantes com nomes e localização dos países. Poucos países foram bem conhecidos pelos estudantes, notadamente os das Américas do Norte e do Sul (número médio de 28,8 países, de um total possível de 192). Entre os 25 países com maiores médias, 24 tiveram médias mais elevadas para os homens, em alguns casos com diferenças estatisticamente significativas. Quanto à localização espacial dos países no mapa, dos 92 países conhecidos em comum, 76 (83%) foram mais bem posicionados pelos homens. Dos 40 países mais citados quanto à preferência, 22 tiveram basicamente o mesmo grau de preferência para os dois grupos, 14 foram vistos mais positivamente pelos homens e apenas 4 pelas mulheres, embora nenhuma dessas diferenças tenha atingido significância estatística.

gênero; mapa cognitivo; mundo; conhecimento de países; preferência


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