Acessibilidade / Reportar erro

Diferentes olhares sobre a natureza: representação social como instrumento para educação ambiental

Different looks on nature: social representation as a tool for environmental education

O presente trabalho representa um esforço de identificação do significado de natureza por diferentes grupos sociais que atuam nas praias de Gamela e Guadalupe, litoral Sul de Pernambuco. Como referência teórica, tomou-se a abordagem das representações sociais de Moscovici, a abordagem estrutural de Abric e a perspectiva societal de Doise. A obtenção e análise dos dados seguiram uma orientação pluri-metodológica revelando, por um lado, a existência de um campo comum das representações orientado pela idéia de natureza provedora, fonte de vida, frente à necessidade da preservação. Por outro, as diferenciações grupais revelaram uma natureza provedora das necessidades humanas tanto no sentido físico como no sensual. A presença de representações hegemônicas demarca uma crise que confirma o espaço relacional sociedade humana-natureza em processo de transformação na busca de novas configurações. Este trabalho ratifica a importância da utilização da teoria das representações sociais como um instrumento teórico e metodológico para o conhecimento das representações sociais de natureza.

representação social; educação ambiental; gestão ambiental; natureza


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br