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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 9, Número: 1, Publicado: 2004
  • Documento sem título Editorial

    Pinheiro, José Q.
  • As tentativas dos cognitivistas pioneiros Artigos

    Rozestraten, Reinier Johannes Antonius

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende dar informações precisas sobre Oswald Külpe e sua aplicação do método experimental aos processos cognitivos. Como pensamos? As imagens perceptivas sempre são necessárias para desenvolver um pensamento? Qual a rapidez com que pensamos e como resolvemos problemas? Com o auxílio de seus alunos, dos quais vários se tornaram eminentes psicólogos, aperfeiçoou os métodos de observação e a análise dos resultados. Antes de aderir definitivamente à Psicologia, ficou dividido entre a História e a Psicologia e, apesar de usar métodos experimentais, considerou a Psicologia uma área pertencente à Filosofia. Na sua conferência de 1912, apresentou, como síntese, a existência de pensamentos sem conteúdos perceptivos, que o Eu desempenha um papel central no pensamento e que há, na solução de problemas, uma tendência dominante da tarefa. Depois de Würzburg, as escolas de Colônia, Mannheim e Amsterdã continuaram as pesquisas com novas abordagens em crianças surdo-mudas, descobrindo níveis na consciência e aplicando os novos conceitos sobre o pensamento e a solução de problemas ao ensino da escola fundamental. Foi, principalmente, este último ponto, o mais desenvolvido por Kohnstamm, acentuando a prática da leitura silenciosa como uma maneira para o pleno desenvolvimento das capacidades intelectuais das crianças.

    Resumo em Inglês:

    This paper intends to offer more exact information about Oswald Külpe and his application of the experimental method on cognitive processes. How do we think? Are perceptive images always necessary to create our thinking? What is the speed of our thinking and how do we solve problems? With the support of his students - several of them were to be eminent psychologists - he improved the methods of observation and the analysis of the results. Before joining definitively psychology, for a long time he was divided between history and psychology and even using experimental methods considered psychology as belonging to the area of philosophy. In his conference of 1912, he presented as a synthesis the existence of imageless thinking, the central role of the Ego in thinking activity and the dominant tendency of the thinking task in problem solving. After Würzburg the schools of Colonia, Mannheim and Amsterdam continued the studies with new approaches for deaf-mute children education, discovering levels of conscience and the application of the new concepts about thinking and problem solving in primary school teaching. It was mainly this last point that was further developed by Kohnstamm emphasizing the practices of silent reading as a method to reach the full development of intellectual capacities of children.
  • A Psicologia como campo de conhecimento e como profissão de ajuda Artigos

    Tourinho, Emmanuel Zagury; Carvalho Neto, Marcus Bentes de; Neno, Simone

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute um modelo de interpretação da Psicologia, de acordo com o qual conteúdos filosóficos/reflexivos, empíricos e aplicados imprimem uma configuração original à disciplina. Alguns aspectos históricos que estão na base dessa configuração são considerados, a fim de lançar luz sobre a heterogeneidade de objetos, métodos, objetivos e vínculos filosóficos das diferentes abordagens psicológicas. Em seguida, discutem-se algumas implicações do modelo para uma apreciação de certos fazeres (acadêmicos e não acadêmicos) psicológicos contemporâneos. Argumenta-se que o sucesso de cada abordagem psicológica depende, em alguma medida, do reconhecimento do caráter multifacetado do campo da Psicologia e da capacidade de responder de modo consistente e integrado às diferentes demandas sociais que definem esse campo.

    Resumo em Inglês:

    The present article focuses an interpretation of psychology according to which philosophical/reflexive, empirical, and applied contents account for an original configuration of the discipline. The paper considers some historical facts that ground such configuration, which should be considered in order to achieve a better understanding of the heterogeneity of objects, methods, goals and philosophical commitments of the diverse psychological approaches. Some implications of the model to an appreciation of (academic and non academic) doings in contemporary psychology are then discussed. It is argued that the success of each psychological approach depends, to a certain extent, on its recognition of the multifold character of the psychological field and its capacity to give consistent and integrated responses to the different social demands that give rise to the field.
  • Moral, direitos humanos e participação social Artigos

    Camino, Cleonice; Camino, Leoncio; Pereira, Cícero; Paz, Márcia

    Resumo em Português:

    Este artigo verifica a representação que universitários têm do seu envolvimento e do envolvimento do governo com os Direitos Humanos (DH), analisa a relação entre essa representação e variáveis psicossociais e compara alguns valores morais veiculados pela Rede Globo de Televisão à representação dos universitários. Para verificar as representações dos estudantes sobre os DH, foi realizado, baseado na teoria psicossociológica das representações sociais, um estudo com 93 universitários da UFPB e da UEPB. Os resultados revelaram que a representação do envolvimento possui quatro dimensões - pessoal-abstrato, pessoal-concreto, governamental-abstrato e governamental-concreto; o compromisso dos estudantes é maior com direitos individuais do que com direitos societais; a representação do envolvimento com os DH está ancorada, sobretudo, na identificação partidária e na participação desses estudantes em atividades sócio-políticas; e que existe uma similitude entre valores morais predominantes nos programas analisados e o tipo de artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos mais valorizado pelos estudantes.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the representation university students make of their own involvement and the involvement of the government with Human Rights (HR); it also analyzes the relationship between this representation and the psychosocial variables and compares some moral values transmitted by Rede Globo de Televisão (the most influential TV channel in Brazil) to the university students' representation. A study based on the psychosocial theory of the social representations was carried out with 93 university students from UFPB and UEPB in order to check the students' representation about HR. The results revealed that the representation of the involvement has four dimensions - the abstract-personal, the concrete-personal, the abstract-governmental and the concrete-governmental. It was found that the students' commitment with individual rights is stronger than with societal rights; the representation of the involvement with HR is mainly grounded on party affiliations and on the participation of these students in socio-political activities. There is also a similarity between the prevailing moral values of the TV programs under examination and the type of article of the Universal Declaration of Human Rights the students support more strongly.
  • Raciocínio sobre probabilidades condicionais: as evidências a favor da hipótese freqüentista se fundamentam em comparações errôneas Artigos

    O'Brien, David; Roazzi, Antonio; Dias, Maria da Graça B. B.

    Resumo em Português:

    Gigerenzer e Hoffrage (1995) e Cosmides e Tooby (1996) propuseram uma hipótese freqüentista a qual afirma que, embora as pessoas raramente façam julgamentos sobre probabilidades condicionais que estejam de acordo com padrões normativos do teorema de Bayes, tais julgamentos podem ser feitos mais comumente quando um problema é apresentado em termos de freqüências do que em probabilidades. Esses dois artigos apresentam 10 experimentos com 89 versões de problemas que apóiam sua afirmação, com sujeitos resolvendo, mais freqüentemente, de forma consistente, problemas no formato freqüentista do que no formato probabilista. Os resultados de dois experimentos relatados no presente estudo mostram, contudo, que os achados destes autores podem ser explicados como resultantes de dois problemas metodológicos que têm relação com a presença versus ausência de um formato de resposta e com o uso de números inteiros versus frações decimais. No Experimento 1, encontrou-se que os problemas freqüentistas eram resolvidos apenas quando apresentados com um formato de resposta que pode estimular suposições precisas e, no Experimento 2, que problemas de formato freqüentista e probabilista eram resolvidos na mesma freqüência quando apresentados com formato de resposta e com números inteiros. Os resultados são discutidos em termos das suas implicações contra a hipótese freqüentista.

    Resumo em Inglês:

    Gigerenzer and Hoffrage (1995) and Cosmides and Tooby (1996) proposed a frequentist hypothesis that claims that although people rarely make judgements about conditional probabilities that concord with the normative standards of Bayes's theorem, such judgements can be elicited when a problem is presented in terms of frequencies rather than probabilities. These two articles together reported 10 experiments with 89 problem versions in support of their prediction, with people consistently solving frequentist-formatted problems more frequently than probabilist-formatted problems. The results of two experiments reported here, however, show that their results can be explained as resulting from two experimental confounds that have to do with the presence vs. absence of a response format and with the use of whole numbers vs. decimal fractions. In Experiment 1 we found that the frequentist problems were solved only when presented with a response format that can encourage accurate guesses, and in Experiment 2 we found that frequentist- and probabilist- formatted problems were solved equally often when presented with the response format and with whole numbers rather than with decimal fractions. The results are discussed in terms of their negative implications for the frequentist hypothesis.
  • Validação da escala de estresse no trabalho Artigos

    Paschoal, Tatiane; Tamayo, Álvaro

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo construir e validar um instrumento de estresse ocupacional geral, de fácil aplicação e que pudesse ser utilizado em diversos ambientes de trabalho e para ocupações variadas. A Escala de Estresse no Trabalho (EET), inicialmente composta por 31 itens, foi aplicada a 437 trabalhadores de diferentes organizações, públicas e privadas, sendo 249 homens e 188 mulheres. A análise fatorial revelou a existência de um único fator que, após eliminação de itens com carga fatorial abaixo de 0,45, ficou composto por 23 itens e obteve um coeficiente alfa de Cronbach equivalente a 0,91. Uma versão reduzida da escala, com 13 itens e alfa de 0,85 foi proposta. Com base nos parâmetros psicométricos satisfatórios da EET, conclui-se que esta é uma alternativa para investigações empíricas e trabalhos aplicados em organizações, podendo orientar medidas que visem à qualidade de vida dos trabalhadores.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to develop and to validate a general instrument to evaluate occupational stress, easily administered, used in different work environments and for a variety of occupations. The Work Stress Scale (WSS) initially composed of 31 items was applied to 437 workers, 249 men and 188 women, of public and private organizations. The factor analysis detected only one factor. After the elimination of the items with a factor loading below .45, the final version of the scale was composed of 23 items and had a Cronbach's coefficient of .91. A reduced version of the scale with 13 items and a Cronbach's coefficient of .85 has been proposed. Based on the satisfactory psychometric parameters of the scale, it is concluded that the WSS is useful as an alternative in empirical investigations and organizational diagnostics. The results obtained can be useful indicators for organizational decisions in relation to the life quality of the workers.
  • Descrição de um processo terapêutico em grupo para adolescentes vítimas de abuso sexual Artigos

    Padilha, Maria da Graça Saldanha; Gomide, Paula Inês Cunha

    Resumo em Português:

    Pessoas que sofreram abuso sexual na infância ou adolescência carregam seqüelas emocionais provenientes do abuso, em diferentes graus. Este estudo teve como objetivo geral a análise de um processo terapêutico em grupo desenvolvido com adolescentes do sexo feminino, vítimas de abuso sexual intrafamiliar, visando diminuir seqüelas do abuso e melhorar seu repertório de enfrentamento. O processo de quinze sessões foi dividido em quatro fases, com objetivos específicos: (I) Preparação - dessensibilizar para facilitar a auto-exposição; (II) Revelação e exposição de sentimentos - facilitar a revelação do abuso sexual; (III) Aceitação - discutir a aceitação do abuso sexual e seu lugar na história de vida da pessoa; e (IV) Prevenção - facilitar a aprendizagem de comportamentos de autoproteção que impeçam a revitimização. Os resultados mostraram que exposições graduais ao tema feitas em grupo podem facilitar a revelação, a expressão de sentimentos e a aceitação do abuso na história de vida das participantes.

    Resumo em Inglês:

    People who suffered sexual abuse in childhood or adolescence carry a great number of abuse-related sequela. The aim of this study was the analysis of a therapeutic group process developed with female teenagers who were victims of intrafamilial sexual abuse. It aimed for the sequela reduction left by the sexual abuse, and improve their tools for facing up to the abuse situation. The process was composed of fifteen sessions, divided into phases, each one having an specific aim: Preparation - desensitization to facilitate the self-exposure; Revelation and feelings exposure - to facilitate the sexual abuse revelation, and promote the feelings exposure; Acceptance - to discuss the sexual abuse acceptance, and its place in the person's life history; Prevention - to facilitate the learning of self protection behaviors that prevent their selves from revictimization. The results show that the gradual exposures to the subject made inside the group can facilitate the sexual abuse disclosure, and the feelings expression.
  • As tecnologias de reprodução assistida e as representações sociais de filho biológico Artigos

    Borlot, Ana Maria Monteiro; Trindade, Zeidi Araújo

    Resumo em Português:

    Foram investigadas as representações sociais de filho biológico em casais que se submeteram às tecnologias reprodutivas. Nossos objetivos foram analisar a trajetória de vida do casal a partir do momento em que foi constatada a infertilidade e identificar as representações sociais de filho biológico. Cinco casais da Grande Vitória, ES foram entrevistados e nenhum deles havia obtido êxito com relação à gravidez após o tratamento. As entrevistas semi-estruturadas foram realizadas individualmente. O roteiro seguiu o mesmo padrão para ambos os cônjuges, incluindo itens sobre a constatação da infertilidade, o tratamento realizado, o significado da maternidade, paternidade, casamento e filho biológico. A análise dos resultados apontou para um fortalecimento do vínculo no casamento após o diagnóstico de infertilidade e evidenciou a importância que os casais atribuem ao filho biológico. Os elementos de representações sociais que apareceram fortemente foram: "sangue do meu sangue", descendência, semelhança física e pressão social.

    Resumo em Inglês:

    Social representations of biological child in couples who underwent reproductive treatment were studied. Our objectives were to analyze the life trajectory of the couple from the moment infertility was diagnosed and identify the social representations of biological children. Five couples of Great Vitória (Espírito Santo State, Brazil) were interviewed and none of them had success with respect to pregnancy. We used semi-structured interviews, individually taken. The script followed the same pattern for both the man and the woman, including items about the acceptance of the infertility diagnosis, the kind of treatment, the meaning of motherhood, fatherhood, marriage and biological child. The analysis of the results pointed to a strengthening of the bond in the marriage after the acceptance of the infertility diagnosis and highlighted the importance that couples attribute to the biological child. The elements of social representation which appear prominently were: "sangue do meu sangue" (expression equivalent to "my own flesh and blood"), progeny, physical resemblance, social pressure.
  • Compreensão textual em alunos de segunda e terceira séries: uma abordagem cognitiva Artigos

    Salles, Jerusa Fumagalli de; Parente, Maria Alice de Mattos Pimenta

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo analisar a compreensão de leitura textual de alunos de 2ª e 3ª séries. Participaram 76 crianças, com média de idade de 8,1 anos. Cada criança lia a história, recontava-a e, posteriormente, respondia a questões. Os recontos foram analisados segundo o Modelo de Compreensão Textual de Kintsch & van Dijk (1978) e Kintsch (1988, 1998). A amostra relatou, em média, 21,07% da estrutura proposicional da história, sendo mais freqüente o relato de macroproposições. Alunos da terceira série foram superiores aos da segunda série no relato de microproposições menos relevantes do texto e em responder a questões pontuais sobre a história. Foi encontrada uma correlação significativa entre idade e o reconto da macroestrutura textual. Os resultados sugerem que durante os primeiros anos de escolarização ocorreu uma melhora da memorização de detalhes, enquanto que a retenção das idéias essenciais foi influenciada pelas variações de idade das crianças.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze text comprehension of students of the 2nd and 3rd grades. The sample was constituted by 76 children, at an average of 8.1 years old. Each child read the story, retold it and, afterwards, answered questions about it. The retellings were analyzed according to the model of Text Comprehension of Kintsch and van Dijk (1978) and Kintsch (1988, 1998). The sample recalled a mean of 21.07% of the proposition structure of the story, being the report of macropropositions more frequent. Students of the third grade told larger percentage of irrelevant micropropositions of the text and they were superior in answering to specific questions than students of the second grade. A significant correlation was found between age and macroproposition's retelling. The results suggest that during the first years of schooling there is an improvement of the detail-remembering, whereas the retention of the essential ideas is influenced by age differences.
  • As políticas públicas e os projetos de assentamento Artigos

    Albuquerque, Francisco José Batista de; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Vasconcelos, Tatiana Cristina

    Resumo em Português:

    Para analisar a relação existente entre as políticas públicas e os projetos de assentamento para a reforma agrária, investigaram-se as crenças e as expectativas de assentados, bem como de técnicos do INCRA da Paraíba, sobre as políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento rural, especificamente para os projetos de assentamento. Participaram deste estudo 4 agentes de desenvolvimento rural do INCRA e 52 assentados, compondo um total de 56 participantes. Os resultados indicaram que assentados e técnicos apresentaram crenças de que a organização do assentamento em forma de parcela é mais adequada para o seu bom funcionamento do que em forma de agrovila. Os assentados opinaram que mantêm pouca relação com os pequenos produtores seus vizinhos, descrevendo-os como preconceituosos. Os dois grupos de participantes crêem que o PRONAF traz poucos benefícios, maior dificuldade na forma de pagamento, morosidade na aprovação dos projetos e na liberação do fomento, em comparação com o programa de crédito anterior, o PROCERA. Assentados e técnicos convergem no sentido de atribuir um papel de assistência técnica aos agentes de desenvolvimento rural do INCRA, no que diz respeito à organização das atividades agropecuárias, implementação de associação e cooperativa no assentamento, bem como na sua estrutura social. Não obstante, os participantes apresentam a crença de que o Estado deve assumir o papel de gerenciador das condições necessárias para o bom funcionamento do assentamento.

    Resumo em Inglês:

    To analyze the existing relationship between public policies and settlement projects for agricultural reform, we investigated the beliefs and the expectations of settlers as well as those of the Paraíba INCRA's technicians, in terms of public policies towards rural development, as regards settlement projects. The study group was made out of 4 INCRA rural development agents and 52 settlers, thus producing a sample of 56 members. The results showed that settlers and technicians believe that the parcel shape of the settlement organization runs better than the agro-villa format. Settlers say that they maintain a poor relationship with their neighboring small growers, while describing them as prejudiced people. The two groups of partakers believe that PRONAF brings few benefits, a higher difficulty in the way of payment and slowness in the approval of the projects and the liberation of resources, if compared to PROCERA, the previous program of credit. Settlers and technicians agree on attributing the role of technical assistance to the INCRA rural development agents, as regards the organization of agricultural and cattle raising activities, implementation of the association and cooperative settlement, and also in terms of social structure. However, partakers believe that the State should play such a role as to manage the required conditions towards a better running of the settlement.
  • A experiência de maternidade de mães de crianças com e sem doença crônica no segundo ano de vida Artigos

    Castro, Elisa Kern; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou os sentimentos de mães de crianças com e sem doença crônica com relação à sua experiência de maternidade. Participaram do estudo dezesseis díades mãe-criança, sendo oito com crianças portadoras de doença crônica física há pelo menos um ano, e oito cujas crianças não apresentavam problemas crônicos de saúde. As crianças eram de ambos os sexos e tinham 24 meses de idade. Todas as mães responderam a uma entrevista sobre o desenvolvimento infantil e a experiência da maternidade, e as mães do grupo com doença crônica foram também solicitadas a responder a uma entrevista sobre as impressões e sentimentos sobre a doença crônica da criança. A análise de conteúdo das entrevistas mostrou que a experiência da maternidade foi afetada pela presença de doença crônica na criança. Isto apareceu especialmente no sofrimento vivido por essas mães, com sentimentos ambivalentes em relação às crianças, culpa, ansiedade, superproteção, ansiedade de separação e sentimentos de pouca ajuda de outras pessoas. Estes achados apontam para a importância de se fazer um trabalho preventivo e até mesmo de intervenção, que contribua para minimizar eventuais conseqüências da presença da doença crônica não só para a própria criança, mas também para sua família.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the experience of motherhood in mothers of children with and without disease. Sixteen mother-child dyads took part in the study, eight of which composed by children with physical chronic disease for at least one year, and eight with children having no chronic health problems. The children were of both sexes and 24 months old. All mothers were interviewed on child development and the experience of motherhood, and the mothers from the group with chronic disease were also interviewed on impressions and feelings concerning the child's chronic disease. Content analysis performed on the interviews showed that the experience of motherhood was affected by the presence of chronic disease in the child. This appeared especially in the suffering of these mothers, with ambivalent feelings concerning the child, guilt, anxiety, overprotection, separation anxiety and feelings of little help from other people. These findings point to the importance of a preventive work and even of intervention, which may contribute towards minimizing eventual consequences of the presence of chronic disease not only for the child him/herself but also for his/her family.
  • Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interação social entre companheiros Artigos

    Batista, Marcus Welby; Enumo, Sônia Regina Fiorim

    Resumo em Português:

    A inclusão escolar de portadores de deficiências tem sido a proposta norteadora e dominante na Educação Especial no Brasil nos últimos anos. Esta pesquisa teve por objetivo descrever e analisar a interação social entre três alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental com Deficiência Mental (DM) e seus colegas, em três escolas-pólos municipais de Vitória, ES. Aplicaram-se a todos 80 alunos testes sociométricos com perguntas sobre três escolhas e três rejeições para brincar e realizar tarefas escolares; foram filmadas 15 sessões de observações na situação de recreio, cinco para cada um dos três sujeitos focais. Esses dados foram compatíveis com aqueles obtidos nos testes sociométricos, mostrando que esses os alunos com DM são menos aceitos e são mais rejeitados do que seus colegas, passando a maior parte do tempo de recreio sozinhos, demonstrando dificuldades para iniciar, manter e finalizar os contatos sociais com os colegas.

    Resumo em Inglês:

    The inclusion of bearers of deficiencies in schools has been a guiding and dominating proposal in Special Education, including in Brazil, and has directed rehabilitation and educational programs and policies. The aim of this study was to describe and to analyze the interaction among three students with Mental Retardation (MR) and their peers. The study was carried out with first-grade students of three core municipal schools of the city of Vitória, ES, Brazil, who had classmates who were bearers of MR. All 80 students were given a sociometric test containing questions on three choices and rejections of classmates with whom to play and to accomplish classroom tasks. Fifteen observation sessions were recorded, five for each target children (plus an extra one for one of the children), during an entire month. The results showed that students who have special education needs are less frequently accepted and more frequently rejected than their peers in regular classrooms. It was noted that subjects spent most of their time alone, showing difficulties in initiating, maintaining and finalizing contacts with their classmates.
  • Validação cruzada de uma escala de clima organizacional Artigos

    Laros, Jacob A.; Puente-Palacios, Katia E.

    Resumo em Português:

    A estabilidade da estrutura fatorial de uma escala de clima organizacional com 66 itens foi investigada. A amostra de 61.349 respondentes foi dividida aleatoriamente em duas partes, a primeira para identificação da estrutura fatorial, a segunda para verificação da sua replicabilidade. O critério adotado para identificar o número de fatores resultou na extração de sete fatores. Para obter uma estrutura fatorial satisfatória 23 itens foram eliminados. Uma segunda análise fatorial dos 43 itens restantes indicou sete fatores explicando 63,4% da variância. Uma análise fatorial de segunda ordem revelou um fator geral explicando 55,5% da variância. Para verificar a estabilidade da estrutura fatorial, os mesmos procedimentos e critérios foram empregados na segunda amostra. Os resultados indicam uma grande estabilidade da estrutura fatorial hierárquica da escala de clima organizacional, com sete fatores de primeira ordem e um fator geral de segunda ordem.

    Resumo em Inglês:

    The stability of the factor structure of a scale of organizational climate of 66 items was investigated. A sample of 61,349 respondents was randomly divided in two parts, the first to identify the factor structure, the second to verify its replicability. The criterion used to identify the number of factors resulted in the retention of seven factors. To obtain a satisfactory factor structure 23 items were excluded. A second factor analysis of the remaining 43 items indicated seven factors explaining 63.4% of the variance. Second-order factor analysis revealed one general factor accounting for 55.5% of the variance. To investigate the stability of the factor structure the same procedures and criteria were used with the second sample. The results indicate a high stability of the hierarchical factor structure of the scale of organizational climate consisting of seven first-order factors and one general second-order factor.
  • O modelo de atenção à saúde e o uso de ansiolíticos entre mulheres Artigos

    Carvalho, Lúcia de Fátima; Dimenstein, Magda

    Resumo em Português:

    Este trabalho objetiva discutir dependência química de ansiolíticos em mulheres, tomando como eixo de análise a relação que se estabelece entre a mulher, o medicamento e o serviço de saúde. A população estudada foi composta de dezessete mulheres usuárias de ansiolíticos que utilizam o serviço público de Natal, Rio Grande do Norte. O instrumento utilizado foi a entrevista semi-estruturada, com a técnica de análise das práticas discursivas. Consideramos que o tipo de atendimento prestado à mulher, ou seja, a produção de serviços de saúde voltados para essa clientela e sua utilização, contribuem, sobremaneira, para o uso indiscriminado desses medicamentos e conseqüentemente para o fenômeno da dependência. Observamos também que a relação entre esses elementos reforça a medicalização da mulher e repercute sobre o seu processo de saúde/doença.

    Resumo em Inglês:

    This work discusses the chemical dependence of anxiolytic drugs by women, analyzing the relation between women, drug, and public health service. The participants were seventeen women, all of them anxiolytic users, attending public health service at the city of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. A semi-structured interview was used as research instrument, associated with methodological analysis of user's speeches. We consider that health service, usually available and produced for this kind of patient, with generalized prescription and utilization of anxiolytics, is taking women to dependence on these drugs. We observed also that the relation between these elements reinforces woman's medicalization, and affects their health/disease process.
  • Uma análise da coesão textual e da estrutura narrativa em textos escritos por adolescentes surdos Artigos

    Meirelles, Viviany; Spinillo, Alina Galvão

    Resumo em Português:

    Considerando que os surdos utilizam diferentes formas de comunicação, investigou-se se tal fator influenciaria a produção escrita de textos. Quarenta adolescentes surdos com perda auditiva profunda, alunos de 5ª à 7ª série do ensino fundamental foram igualmente divididos em dois grupos: usuários da LIBRAS e surdos oralizados. A partir de uma seqüência de gravuras, cada participante produziu uma história escrita que foi analisada quanto à qualidade da estrutura narrativa e quanto ao estabelecimento de cadeias coesivas. Os resultados mostraram que a coesão textual é um problema para os surdos, não havendo diferenças entre os grupos. Embora as produções apresentassem limitações quanto à estrutura narrativa, verificou-se que um maior número de surdos oralizados produzia histórias mais elaboradas do que os usuários da LIBRAS. As diferenças entre grupos e dificuldades encontradas são interpretadas a partir do pouco contato que os surdos têm com textos em seu cotidiano. Implicações educacionais são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Deaf individuals use different forms of communication: oral language and sign language. This study investigated whether these forms of communication would have an effect on text production. Forty deaf adolescents were equally divided into two groups: those who used sign language (LIBRAS) and those who used Portuguese in its oral form. Each participant was asked to write a story from a sequence of pictures. The stories were analyzed according to their cohesiveness and to their narrative structure. It was found that both groups had difficulties in establishing textual cohesion in their stories. Although both groups produced stories with an elementary structure, deaf adolescents who used oral language produced stories more elaborated than those who used sign language. Differences between groups and the difficulties the participants had are interpreted as a function of their limited contact with written texts in their everyday life. Educational implications are discussed.
  • A resolução oral de tarefas de divisão por crianças Artigos

    Correa, Jane

    Resumo em Português:

    O presente estudo examina as estratégias de resolução oral de tarefas de divisão partitiva e por quotas por crianças de 6 a 9 anos, com diferentes níveis de escolaridade em aritmética. Foram utilizados quatro valores para o dividendo (4, 8, 12 e 24) e dois divisores diferentes (2 e 4). O desempenho das crianças variou em função da idade e escolaridade, dado que estes fatores se confundem. De maneira geral, o desempenho das crianças foi influenciado pelo tamanho do dividendo e do divisor. Os procedimentos de dupla contagem e uso de fatos multiplicativos foram mais utilizados para a solução das tarefas de divisão por quotas enquanto que procedimentos baseados no uso de adições repetidas e estratégias envolvendo partição de quantidades foram relativamente mais empregados nos problemas de divisão partitiva. A pequena porcentagem de procedimentos baseados na subtração repetida sugere que esta não pode ser tomada como modo de representação intuitiva da divisão.

    Resumo em Inglês:

    The present study examines mental computational solutions to elementary partitive and quotitive problems given by children aged 6-9 with different levels of arithmetical knowledge. There were four sizes of dividend (4, 8, 12 and 24) and two different divisors (2 and 4). Children's performance improved both with age and schooling since these variables are confounded. Their performance was overall affected by both the size of the dividend and the divisor. Procedures based on double counting and multiplicative facts were more used in quotitive tasks. On the other hand, procedures related to repeated addition and partition of quantities were more frequently used to solve partitive tasks. A small percentage of procedures based on repeated subtraction was observed, suggesting that repeated subtraction cannot be considered as an intuitive procedure associated with division.
  • O contexto de exclusão social e de vulnerabilidades de jovens infratores e de suas famílias Artigos

    Feijó, Maria Cristina; Assis, Simone Gonçalves de

    Resumo em Português:

    A exclusão social e a delinqüência juvenil têm ocupado amplo espaço na mídia e nas discussões acadêmicas. Na idéia de exclusão inserem-se várias formas de segregação e discriminação, levando a um conjunto de vulnerabilidades difíceis de superar. Este trabalho procura levantar vulnerabilidades do infrator e sua família, assim como algumas relações entre aquelas e o ato infrator. Foi pesquisado, através de entrevistas, o núcleo familiar de 61 jovens infratores do sexo masculino que cometeram atos infracionais graves e que estavam cumprindo medidas sócio-educativas em instituições do Rio de Janeiro e de Recife, em 1997. A pesquisa constatou a fragilidade da maioria das famílias dos entrevistados, que experimentam uma condição de pobreza e exclusão social, ficando isoladas do amparo social. Os jovens e suas famílias sofrem as conseqüências emocionais e financeiras decorrentes da separação dos pais: ausência da figura paterna priva-os do modelo adequado para identidade social; ausência da mãe, por causa de trabalho ou pelo abandono do lar, impossibilita a supervisão apropriada da educação e cuidado dos filhos. As vulnerabilidades da família revelam, também, uma complicada história de agravos à saúde e de violências sofridas.

    Resumo em Inglês:

    Social exclusion and juvenile delinquency have got much attention in the media and in academic discussions. The idea of exclusion includes many forms of segregation and discrimination, which results into difficult obstacles to overcome. This paper aims at drawing the vulnerabilities of the delinquent and his family, as well as some relations between them and the delinquent act. Semi-structured interviews outlined the family environment of 61 male delinquents, that practiced severe violations and that were imprisoned in institutions of Rio de Janeiro and Recife, in 1997. The research data showed the fragility of the families of most of the subjects, who live in such condition of poverty and exclusion, that they are isolated from any social support. The youths and their families undergo the emotional and financial consequences of parents' splitting: absence of the father deprives them of the adequate model of social identity; absence of the mother, due to work or to home abandonment, makes impossible the proper supervision of education and the care of the children. The vulnerabilities of the family are also made up from a complicated history of diseases and violence.
  • A AIDS de nossos dias: quem é o responsável? Artigos

    Regato, Vilma Cardoso; Assmar, Eveline Maria Leal

    Resumo em Português:

    Investiga-se a problemática da AIDS, com apoio na teoria das perspectivas divergentes (Jones & Nisbett, 1972) e na crença no mundo justo (Lerner, 1975). Pretende-se demonstrar que a interpretação desse evento vitimador pode variar ao se considerar a pessoa infectada (o ator, que adota causas externas) ou o médico (o observador, que usa causas internas ao ator); que atores e observadores diferem quanto à crença no mundo justo; e que as respostas de combate à doença dependem da atribuição feita pelos pacientes. Participaram da pesquisa 191 portadores de HIV/AIDS e 200 médicos, que responderam ao questionário de atribuição de causalidade e à escala de crença no mundo justo. Os resultados evidenciaram diferenças nas atribuições de atores e observadores nas direções preconizadas e o importante papel mediador da atividade atributiva no enfrentamento do infortúnio. Discute-se a utilidade dos achados para a prática dos profissionais de saúde que lidam com os soropositivos.

    Resumo em Inglês:

    The problem of AIDS is investigated with the support on the theory of divergent perspectives (Jones & Nisbett, 1972) and the belief in a just world (Lerner, 1975). It is intended to demonstrate that the interpretation of this victimizing event may vary when considering the infected person (the actor, who adopts outside causes) or the doctor (the observer, who uses internal causes to the actor); that actors and observers differ as to the belief in a just world; and that the coping responses to the disease depend on the attribution made by the patients. 191 HIV/AIDS patients and 200 doctors participated in the research, answering the questionnaire on causal attribution and the belief in a just world scale. The results put in evidence differences in the attribution of actors and observers in the expected directions and the important mediating role of the attributive activity in facing the affliction. The usefulness of these findings to a better understanding of the patients' reactions to the disease and to the treatment itself is discussed.
  • Brincando de casinha: significado de família para crianças institucionalizadas Artigos

    Martins, Edna; Szymanski, Heloisa

    Resumo em Português:

    Este estudo teve o objetivo de investigar como a família é apresentada por crianças que vivem em uma instituição sob a responsabilidade do Estado. Participaram da pesquisa dez crianças com idades entre cinco e oito anos, sendo três meninos e sete meninas. Por meio de observação, foram analisados vários episódios de brincadeira livre das crianças, que se referiam à brincadeira de casinha numa sala de brinquedos da Febem de São Paulo. A análise dos dados apontou que, mesmo não estando com suas famílias, as crianças apresentaram uma família nos moldes do modelo nuclear.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate how family was presented during the games played by children living in an institution under the responsibility of the State. Ten children between five and eight years old took part in the investigation. There were three boys and seven girls. Through observation, several free playing episodes related to fancying a home were analyzed, in a playroom at Febem in São Paulo. The data analysis indicated that even under the circumstances of living outside home, those children presented a family based on the nuclear model.
  • Percepção do estigma da epilepsia em professores do ensino fundamental Artigos

    Fernandes, Paula Teixeira; Souza, Elisabete Abib Pedroso de

    Resumo em Português:

    A epilepsia é uma condição neurológica crônica que traz implicações psicológicas e acadêmicas para a criança, sua família, professores e amigos. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção do estigma da epilepsia em professores, levando-se em consideração os aspectos acadêmicos, psicológicos e culturais desta condição. Para isto, foram distribuídos questionários a respeito da epilepsia para professores do ensino fundamental da rede pública de ensino em Campinas. Diante dos 94 questionários respondidos, observou-se que 91,5% dos professores pesquisados sabem que a epilepsia é uma desordem neurológica; 40,0% acham que o tratamento deve ser feito com acompanhamento médico e 96,8% acreditam que as crianças com epilepsia devem freqüentar escola comum. Em relação às crenças, a que mais apareceu foi o medo da criança engolir a língua durante a crise. Os professores pesquisados mostraram possuir conhecimentos adequados a respeito da epilepsia, o que contradiz o observado nas atitudes sociais encontradas em nossa sociedade, que são caracterizadas por preconceito e estigma.

    Resumo em Inglês:

    Epilepsy is a common neurological disorder that brings psychological and academic implications to the children, their family, teachers and friends. The purpose of the study was to identify teachers' perception of epilepsy as a stigma, considering the academic, psychological and cultural aspects of this condition. Questionnaires about their knowledge of epilepsy were distributed to teachers of public schools in Campinas, Brazil. From the 94 answered questionnaires, it was observed that 91.5% knew that epilepsy is a neurological disorder, 40.0% thought that the treatment is with medical follow-up, and 96.8% believed that children must study in a normal school. In relation to beliefs, the fear of a child swallowing the tongue during the seizure appeared in 45.7% of teachers' answers. The searched teachers showed that they have adequate knowledge about epilepsy. However, this reaction contradicts the social attitudes present in our society, which are characterized by prejudice and stigma.
  • Errata

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