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Estudos de Psicologia (Natal), Volume: 15, Número: 3, Publicado: 2010
  • "Falar com seus botões": pelos meandros teóricos e empíricos das relações entre conversa interna, reflexividade e self Artigos

    DaSilveira, Amanda da Costa; DeSouza, Mariane Lima; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    Este artigo tem dois objetivos. O primeiro é justificar a conversa interna como capacitação humana básica à reflexão e necessária à execução de tarefas complexas, conforme indicado por diferentes tradições de pesquisa. O segundo é interpretar o processo semiótico da conversa interna como expressão dialógica do self. A argumentação sustenta-se na lógica adutiva, do latim adducere, que é definida como trazer para prova ou consideração dados de diferentes fontes. Como resultado, a conversa interna é definida: 1) como fenômeno psicológico em seus próprios méritos, independente de metodologias ou teorias; 2) como processo para fazer sentido que pode ser chamado simplesmente de self; 3) como elo que esclarece as influências mútuas entre um self privado e o meio social, mas reconhecendo a autonomia funcional do self frente às forças sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article has two objectives. First, it emphasizes the internal conversation as a basic human capacity for reflection that is necessary for the performance of complex tasks and decision making. Second, it interprets the internal conversation as a semiotic process for the dialogical expression of the self. The argument is based on an adductive logic, from the Latin adducere, which means to bring forward or consideration data from different sources. As a result, inner speech appears: 1) as a psychological phenomenon by its own conditions, independent of methodologies or theories; 2) as a process of meaning that we may call simply the self; 3) as a linking that clarifies the mutual influence between a private self and a social milieu, but recognizes the potential autonomy of the self toward the social forces.
  • Contextos ecológicos em uma instituição de acolhimento para crianças Artigos

    Rosa, Edinete Maria; Santos, Ana Paula dos; Melo, Carla Ramos da Silva; Souza, Mônica Rocha de

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo conhecer o cotidiano de uma instituição de acolhimento de crianças de zero a seis anos localizada em um município do estado do Espírito Santo. Além disso, buscou-se compreender fatores implicados no desenvolvimento psicossocial das crianças em situação de acolhimento institucional, tendo como base a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano e o procedimento metodológico da inserção ecológica. Entre os núcleos apresentados na teoria, este artigo priorizou a análise do contexto. Os resultados mostram que vários aspectos relacionados ao cotidiano da instituição contribuem para o desenvolvimento psicossocial das crianças - dentre os quais, a oferta de condições institucionais que conduzem a oportunidades de convívio saudável com cuidadores e outras crianças, além da promoção de vivências em vários níveis ambientais -, o que amplia e fortalece a rede de apoio social das crianças e das suas respectivas famílias.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at examining the daily life of a host institution for children, from birth to six years old, located in the state of Espírito Santo (Brazil). It also aimed at understanding the factors involved in the psychosocial development of children in residential care. The work is based on the Bioecological Human Development theory and on the methodological procedure of ecological engagement. In this article, among the nuclei presented by the theory, the priority is the analysis of the core context. Results showed that several aspects of daily life in the institution contribute to the psychosocial development of children - such as offering institutional conditions that lead to opportunities of healthy interaction with caregivers and other children, as well as the promotion of environmental experiences on several levels -, and it expands and strengthens the network of social support of the children and their families.
  • Criatividade e inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no desenvolvimento Artigos

    Wechsler, Solange Muglia; Nunes, Maiana Farias Oliveira; Schelini, Patrícia Waltz; Ferreira, Adriana Aparecida; Pereira, Dejenane Aparecida Pascoal

    Resumo em Português:

    As semelhanças e discrepâncias entre inteligência e criatividade foram investigadas, assim como os possíveis impactos de gênero e série educacional sobre o seu desenvolvimento. A amostra foi composta por 172 estudantes (91 mulheres, 81 homens), com idades variando dos 7 aos 17 anos. A avaliação da inteligência foi feita por meio da versão brasileira da Bateria Woodcock-Johnson III enquanto que criatividade foi avaliada pelos Testes de Pensamento Criativo de Torrance. Os resultados obtidos pelas MANOVA e ANOVA demonstraram efeitos significativos de série escolar para inteligência e criatividade figural, e de sexo para criatividade verbal. Não houve correlações significativas entre inteligência e criatividade, de acordo com as medianas nos testes de inteligência. A análise fatorial rotação Varimax apontou distinção entre inteligência, criatividade verbal e figurativa, indicando a independência entre estes construtos.

    Resumo em Inglês:

    The similarities and discrepancies between intelligence and creativity were investigated as well as the impact of gender and educational level upon their development. The sample was composed of 172 students (91 women, 81 man), ages ranging from 7-17 years old. Intelligence was assessed through the Brazilian version of the Woodcock-Johnson III tests, whereas creativity was evaluated through the Torrance tests of creativity. Results analyzed by MANOVA and ANOVA indicated significant effects of educational grade upon intelligence and creativity, and sex effects only on verbal creativity. No significant correlations were found between intelligence and creativity according to median results on intelligence tests. Factor analysis demonstrated the distinction among intelligence, verbal and figural creativity. On conclusion, creativity and intelligence were found as being independent constructs.
  • Desafios para a maternidade no contexto da reprodução medicamente assistida: terceiro mês do bebê Artigos

    Dornelles, Lia Mara Netto; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    O desgaste físico e emocional decorrente das técnicas de reprodução medicamente assistida, pode conferir à maternidade um caráter específico, com repercussões ainda pouco conhecidas. Por meio deste estudo com três mulheres que engravidaram por técnicas reprodutivas, buscou-se conhecer o processo de tornar-se mãe no contexto da reprodução medicamente assistida, com medidas coletadas aos três meses do bebê. Os resultados apontaram que a transição para a maternidade foi vivida por essas mulheres com sentimento de incapacidade de cuidar adequadamente de seu bebê e medo de que ele não sobrevivesse, sendo que o nascimento pré-termo, já temido desde a gestação, tornou real a possibilidade de perda do bebê e a vivência dessa etapa, um desafio. Entretanto, observou-se que superado esse período inicial, o medo da perda do bebê diminuiu, dando espaço para o estabelecimento da crença de que essas mães são capazes de garantir a sobrevivência de seus bebês.

    Resumo em Inglês:

    The physical and psychological stress produced by the assisted reproduction techniques (ART) may affect parenthood in a special way, with unknown repercussions. This study aims at knowing the process of becoming a mother in three women who conceived through ART and whose babies were three months old. The results showed that the participants of this study went through the transition to parenthood feeling uncapable of taking care of their babies in an appropriate way and also frightened by the possibility of losing them. In this way, the premature birth of the baby, already antecipated during pregnancy, turned real this possibility and made this experience a challenge. However, it was observed that when the initial moments of fear were overcome the belief of being capable of keeping the baby alive emerged.
  • Mulheres na Força Aérea Brasileira: um estudo sobre as primeiras oficiais aviadoras Artigos

    Santos, Marina Miranda Lery; Rocha-Coutinho, Maria Lúcia

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta parte dos resultados de um estudo realizado com seis mulheres oficiais formadas na primeira turma do curso de aviação da Aeronáutica. Seu objetivo foi investigar como elas vivenciam a experiência de uma carreira até então vedada a mulheres, como percebem a hierarquia e as relações de poder típicas dessa carreira, e quais os seus projetos profissionais e pessoais para o futuro. Utilizamos entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas na íntegra; os textos resultantes foram submetidos à análise de discurso. Pudemos constatar nos relatos das entrevistadas a coexistência de padrões contemporâneos e arcaicos; ou seja, ao mesmo tempo em que, de forma pioneira, estão investindo em uma carreira profissional até então aberta apenas aos homens, continuam a sonhar com o casamento e a maternidade nos moldes tradicionais, reforçando a ideia de que a mulher é responsável pelos cuidados com a casa e a criação e educação dos filhos.

    Resumo em Inglês:

    This article presents part of the results of a study developed with the first Brazilian Air Force women pilots. Its objective was to investigate how they experience the career until then prohibited to women, how they perceive the hierarchy and power relations typical of that professional realm, and what they project for their future. We interviewed six women pilots, whose reports were audio recorded, transcribed, and submitted to discourse analysis. Such analysis pointed to the fact that contemporary and traditional patterns of behavior coexist. At the same time those women invest in a pioneering professional career and search for financial independence, they continue to dream about marriage and motherhood in traditional formats, reinforcing the idea that women are the main responsible for household care and for raising and educating the children.
  • Práticas psicológicas: enfrentamentos entre saúde pública e saúde coletiva Artigos

    Bernardes, Anita Guazzelli; Guareschi, Neuza Maria de Fátima

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como objetivo problematizar as formas pelas quais a Psicologia se articula ao campo da saúde coletiva. O texto utiliza-se de uma estratégia genealógica, considerando as ferramentas foucaultianas de biopoder, verdade e subjetividade. O estudo reflete sobre as modificações das práticas psicológicas produzidas quando o fato psicológico deixa de ser um domínio do organismo para tornar-se um efeito da história de vida dos sujeitos. Essa transformação diz respeito à aproximação das práticas psicológicas do campo das políticas públicas de saúde. Entende-se que essa aproximação se conforma como um campo de lutas em que operam tanto uma lógica individualizante, quando as práticas psicológicas adéquam as políticas públicas a uma racionalidade tecnicista, tutelar e privatista, quanto uma lógica de militância na saúde, produzida pela adequação das práticas psicológicas ao direito e à cidadania.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at problematizing the ways through which Psychology articulates with the collective health field. We have employed a genealogical strategy, using Foucauldian analysis tools, such as bio-power, truth, and subjectivity. This study is a reflection on modifications of psychological practices produced when the psychological fact is no longer an organism domain, becoming an effect of the subjects' life history. Such change concerns the approximation of psychological practices to the field of public health policies. This approximation is understood as a battlefield in which both individualizing logic and the logic of health militancy operate; the former is present when psychological practices fit public policies into a technical, tutelary, private rationality, and the latter is produced through conformity of psychological practices to both right and citizenship.
  • A Psicologia do Trabalho e das Organizações no Brasil floresce? Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Borges, Livia de Oliveira
  • Paradigmas, eixos temáticos e tensões na PTO no Brasil Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Bendassolli, Pedro F.; Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Malvezzi, Sigmar

    Resumo em Português:

    O panorama de abordagens da psicologia do trabalho e das organizações (PTO) no Brasil mostra grande diversidade teórica e metodológica que reflete a presença de distintos paradigmas científicos na delimitação e organização desse campo. O objetivo deste artigo é analisar esses paradigmas e relacioná-los com três eixos temáticos da PTO no Brasil: o do comportamento, o da subjetividade e o clínico. Investiga-se os fundamentos epistemológicos e metodológicos, alguns trabalhos e autores de cada um desses eixos, discutindo sua contribuição para o campo da PTO no Brasil. O artigo desenvolve uma discussão sobre as tensões existentes entre esses eixos, derivadas da pressão de corresponderem, ao mesmo tempo, a critérios de rigor acadêmico e relevância organizacional. O artigo, por fim, mostra a diversificação do campo da PTO no Brasil e os desafios disso decorrentes.

    Resumo em Inglês:

    The great theoretical and methodological diversity of Work and Organizational Psychology (WOP) approaches in Brazil reflects the presence of distinct scientific paradigms in the setting of boundaries and the organization of this field. The purpose of this paper is to analyze these paradigms and relate them with three WOP thematic streams in Brazil: the behavioral stream; the subjectivity stream; and the clinical stream. We investigate epistemological and methodological fundamentals, some studies and authors in each of these streams, discussing their contribution to the field of WOP in Brazil. The paper discusses the stresses that exist among these streams, which arise from the pressure of corresponding at once to academic rigor and organizational relevance criteria. Finally, the article shows the diversification of the field of WOP in Brazil and resulting challenges.
  • Panorama das pesquisas em educação a distância no Brasil Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Abbad, Gardênia da Silva; Zerbini, Thaís; Souza, Daniela Borges Lima de

    Resumo em Português:

    O investimento em treinamento, desenvolvimento e educação continua sendo um diferencial competitivo para as organizações. Nesse contexto, a educação a distância (EAD) é analisada como uma possibilidade viável na construção de mecanismos que favoreçam a aprendizagem e qualificação contínuas e ao longo da vida. O presente estudo se insere nesse conjunto de reflexões. Seu objetivo é descrever brevemente o contexto e o foco das pesquisas sobre treinamentos a distância (TAD) no Brasil, no período de 2003 a 2009, a partir de pesquisa bibliográfica e de dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAED). A revisão da produção de conhecimentos em EAD no Brasil mostra a necessidade de mais pesquisas nas áreas de educação corporativa, qualificação profissional e avaliação. O ritmo das pesquisas é incompatível com o acelerado crescimento desse tipo de aprendizagem em organizações. Outras considerações são realizadas e uma agenda de pesquisa é proposta.

    Resumo em Inglês:

    Investment in training, development and education is a competitive advantage for organizations. In this context, distance learning education (EAD) is regarded as a viable possibility in the construction of mechanisms which encourage continuous learning and acquirement of skills throughout life. The present study is within the set of reflections. Its goal is to briefly describe the context and focus of research on distance training in Brazil, from 2003 to 2009, based on literature and data review at the Brazilian Statistical Yearbook of Education Open and Distance (ABRAED). The production review of knowledge in distance education in Brazil shows the need for more research in corporate education, professional training, and evaluation. The pace of research is incompatible with the rapid growth of this type of learning in organizations. Other considerations are taken and a research agenda is proposed.
  • Intenção de permanência na organização: um constituinte ou consequente do comprometimento organizacional? Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Bastos, Antonio Virgilio; Menezes, Igor Gomes

    Resumo em Português:

    O desejo de permanecer na organização tem sido considerado ora um componente constituinte, ora um consequente do comprometimento organizacional. A presente pesquisa teve como objetivo testar a influência de variáveis atitudinais (bases afetiva e instrumental) e das intenções comportamentais de comprometimento organizacional sobre intenções de permanência na organização. Para testar as relações entre as variáveis da pesquisa foram selecionados 1.869 trabalhadores das regiões norte, nordeste e sul do Brasil, que responderam a um questionário com itens fechados. Os dados foram analisados utilizando-se procedimentos de regressão múltipla e modelagem de equações estruturais. Os resultados apontaram que: a) a medida de intenções de permanência na organização não pode ser predita significantemente por nenhuma das variáveis que compõem a base instrumental; b) a variável que prediz mais fortemente permanência é a base afetiva; e c) as intenções comportamentais de permanência na organização não são constituintes do comprometimento organizacional.

    Resumo em Inglês:

    The desire to remain in the organization has been considered either as a component of organizational commitment or its outcome. This research aimed to test the influence of both traditional attitudinal variables (affective and continuance basis) and the behavioral intentions to organizational commitment variable on the intention to stay. To test the relationships between these variables, we selected 1,869 workers in the north, northeast and southern Brazil, who filled out a questionnaire. The data were analyzed using multiple regression procedures and structural equation modeling. The results showed that: a) None of the variables constituting the continuance basis predict significantly the measure of intentions to stay, b) Affective basis is the strongest variable predicting the intentions to stay, and c) Behavioral intentions to remain in the organization is not an organizational commitment component.
  • Atribuições de causas ao desemprego e valores pessoais Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Gondim, Sonia Maria Guedes; Estramiana, José Luis Álvaro; Luna, André de Figueiredo; Oliveira, Thiago Santana Souza de; Souza, Graceane Coelho de

    Resumo em Português:

    O artigo explorou a associação entre atribuições de causas ao desemprego e valores pessoais. Participaram do estudo 205 pessoas empregadas e desempregadas. Utilizou-se uma escala de atribuição sobre as causas do desemprego baseada em Furnham (1982), o Perfil de Valores Pessoais (PVQ 21 - versão breve) de Schwartz incluído no European Social Survey (ESS) e um questionário sociodemográfico. Desempregados e empregados não diferem significativamente em relação às atribuições de causas do desemprego. Em relação aos valores, enquanto os desempregados apresentam valores de universalismo e benevolência, ligados à dimensão de autotranscedência, os trabalhadores empregados apresentam valores de segurança, ligados à dimensão de conservadorismo. Finalmente, encontrou-se uma associação significativa entre atribuições fatalistas e valores de tradição e segurança, entre atribuições sociais e valores de tradição, e entre atribuições individuais e valores de estimulação.

    Resumo em Inglês:

    This article explored the association between explanations of unemployment and values. 205 people - employed and unemployed - were part of the study. Furnham´s attribution scale on unemployment (1982) and a short version of Schwartz's. Portrait Value Questionnaire (PVQ 21) included in the European Social Survey (ESS), together with a social and demographic questionnaire were used. The conclusion was that employed and unemployed showed no differences in the attribution of causes for unemployment. In relation to values, unemployed showed differences in universalism and benevolence, linked to the domain of self-trascendence, whereas employed individuals had a greater attach to security values, linked to the domain of conservation. Finally, it was found a significant association between fatalistic attributions and security and tradition values, between tradition and social attributions and between stimulation and individualistic reasons for unemployment.
  • Fatores de risco do tecnoestresse em trabalhadores que utilizam tecnologias de informação e comunicação Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    O estudo objetivou identificar fatores de risco sociodemográficos, laborais e psicossociais em 668 trabalhadores de organizações de Porto Alegre (RS) e região metropolitana. Para a coleta de dados foi utilizada a Escala de Tecnoestresse (RED/TIC) e um questionário para levantamento das demais variáveis. O resultado obtido com relação à dimensão de "Descrença" estabeleceu um perfil de risco constituído por mulheres, com filhos e escolaridade em nível de ensino médio. A dimensão de "Fadiga" constituiu-se por mulheres, sem companheiro, com mais horas de utilização de e-mail, internet e intranet. No tocante a "Ansiedade", identificou-se um perfil de mulheres, com filhos, com ensino médio e que utilizam celular. Mulheres, com idade mais elevada, com companheiro, filhos e que utilizam celular e maior número de horas com TIC fora do horário de trabalho formaram o perfil da "Ineficácia". Não optar por trabalhar com TIC, insatisfação e não realização com o trabalho associaram-se às quatro dimensões do tecnoestresse.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to verify the sociodemographic, work and psychosocial risk factors in 668 subjects from organizations located in Porto Alegre (RS) and metropolitan area. For data collection, the instruments used were the Technostress Scale (RED/ICT) and a questionnaire to survey other variables. In the dimension of Disbelief, we identified a profile constituted of women, with children and high school degree, use of ICT outside working time, use e-mail. In the dimension of Fatigue, women, without partners, were spending more hours using e-mail, internet and intranet. Women, with children and high school degree, using cell phones characterized the profile of Anxiety dimension. To Ineffectiveness, women, older age, with partner and children, who use cell phones and spend more time with ICT out of working hours. Not choosing to work with ICT, dissatisfaction and not feeling fulfilled by the job were associated with the fours dimensions of technostress.
  • Validação de escala de estratégias de aprendizagem no trabalho entre prefeitos(as) e secretários(as) municipais Dossiê: Tópicos Em Psicologia Do Trabalho E Das Organizações

    Moraes, Valéria Vieira de; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    No mundo do trabalho, espera-se cada vez mais que os indivíduos sejam capazes de aprender a aprender e tomem a iniciativa de seu próprio aprendizado. Nesse contexto, cresce em importância a compreensão dos fatores individuais relacionados à aprendizagem. O presente relato descreve a adaptação e validação de um instrumento de medida de um desses fatores: as estratégias de aprendizagem no trabalho, entendidas como esforços empreendidos pelo indivíduo para realizar a aprendizagem. Partindo de uma escala já validada para o contexto de uma organização do setor bancário, utilizou-se uma amostra composta por 90 prefeitos(as) e 365 secretários(as) municipais, em virtude da intensa demanda por aprendizado que as condições de trabalho dessas pessoas ensejam. Os resultados da análise fatorial indicaram uma estrutura de cinco fatores (reflexão extrínseca e intrínseca, busca de ajuda em material escrito, busca de ajuda interpessoal, aplicação prática e reprodução) consistente com os resultados obtidos com outras amostras.

    Resumo em Inglês:

    At the workplace, individuals are increasingly expected to be able to learn how to learn and to take the initiative of their own learning process. In this context, understanding of individual factors related to learning gains in importance. This report describes the adaptation and validation of an instrument for the measurement of one of these factors, denominated learning strategies at work, understood as the efforts undertaken by the individual to carry out his or her own learning process in working contexts. Based on a scale already validated in a banking sector organization, the adapted measure was applied to a sample of 90 Mayors and 365 Municipal Secretaries, due to the huge learning demand imposed to them by their working conditions. Results of factor analysis indicated a five factor structure (extrinsic and intrinsic reflection, search for help in written material, search for interpersonal help, practical application and reproduction) that is consistent with the results obtained with other samples.
  • Aprendizagem ancorada em emoções (LRL) como estratégia para processos de mudança organizacional Resenhas

    Silva, Ramiro Zinder da; Silva, Narbal
Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
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