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O PNLD 2022 e a curricularização da alfabetização na educação infantil

RESUMO

Este artigo apresenta uma pesquisa que teve como objetivo analisar as propostas de alfabetização de duas coleções aprovadas no PNLD 2022 no que se refere ao trabalho no eixo da apropriação da escrita alfabética. Como procedimentos metodológicos, realizou-se análise documental dos volumes 1 e 2 das coleções Porta Aberta e Bambolê, voltadas para crianças de 4 e 5 anos respectivamente. Essas coleções foram as mais escolhidas por professores de Educação Infantil de redes públicas de ensino de algumas cidades do estado de Pernambuco. A análise dos dados indicou que ambas as coleções, cumprindo com as exigências do Edital do PNLD 2022, propõem um trabalho voltado para a preparação das crianças para a alfabetização com foco em exercícios de coordenação motora e discriminação auditiva e visual e no ensino explícito das relações entre as letras do alfabeto e seus correspondentes sons. As propostas de ensino da leitura e da escrita presentes nas coleções analisadas contrariam o que está presente nas DCNEI e na BNCC para a etapa da Educação Infantil, uma vez que não priorizam as interações e a brincadeira, e não asseguram, no trabalho com as crianças, direitos básicos destas.

Palavras-chave:
Alfabetização; Currículo; Livro Didático; Educação Infantil

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