RESUMO
Este artigo descreve uma proposta para adaptar os descritores sugeridos pela União Europeia através do DigComp para as áreas de habilidades de informação e comunicação para professores universitários. O estudo foi realizado graças ao feedback recebido de diferentes cursos ofertados na forma de NOOC (Nano-Open Massive Courses) em diferentes edições de 2016-17. Os dados foram obtidos apartir dos testes de diagnóstico realizados no inicio de cada curso e finais de cada usuário apartir de sua própria observação. Uma das conclusões mais relevantes do estudo foi a de ter recebido mais alunos em cursos de nível básico, seguidos de avançado e intermediário. O estudo apresentado aqui concentra-se, entre outras coisas, em tentar encontrar as razões pelas quais isso ocorreu, mostrando uma visão geral do grau de competência digital que esses professores possuem. Isso nos permitirá continuar adaptando e atualizando os descritores mencionados às necessidades atuais. Destaca-se que os resultados podem ter sido influenciados pela crise do Covid-19 que obrigou a digitalização das atividades de ensino em sala de aula em um curto período de tempo.
Palavras-chave:
Formação docente; Trabalho docente; Habilidades digitais; Nanocursos; Micro credenciais