Resumos
Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADONO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética.
Educação Musical; formação de professores; indústria cultural
This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers' training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion.
Musical Education; teachers' formation; cultural industry
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Música e escola: um diálogo com a diversidade
Music and school: a dialogue with diversity
Mônica Zewe Uriarte
Mestranda em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. E-mail: uriarte@univali.br
RESUMO
Este artigo aborda aspectos relacionados ao papel da Educação Musical na escola de hoje e à formação de professores, agentes na mudança das práticas escolares. Reconhecendo as subjetividades presentes nas salas de aula, caberá ao professor a mobilização de diferentes formas de trabalhar, estruturando ações que condizem com a realidade de cada aluno. Pretende promover uma reflexão sobre o entendimento do processo da arte e mais especificamente do fenômeno musical frente à indústria cultural, além de sua inserção nas instituições escolares. O referencial adotado contempla uma visão antropológica da Educação e inspira-se em idéias de ADONO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, entre outros, para refletir sobre a massificação da cultura e o papel da escola, questionando sua posição como produtora de consumidores, ou como instância estimuladora de sensibilidades, formadora de sujeitos criativos, capazes de fruição estética.
Palavras-chave: Educação Musical, formação de professores, indústria cultural.
ABSTRACT
This article approaches aspects related to the role of Musical Education in schools nowadays and to teachers' training, changing agents of school practice. Recognizing the subjectivities present at classrooms, it will be up to the teacher the mobilization of different working forms, structuring actions, which correspond to each student reality. It intends a reflection about the understanding of art process, and more specifically about the musical phenomenon before the cultural industry, and its insertion in school institutions. The referential adopted contemplates an anthropologic view of Education, takes inspiration from the ideas of ADORNO, FABIANO, MENEGALE, ZABALZA, PERRENOUD, among others, to reflect about the massification of the culture and the school role, questioning its position as producers of consumers, or as stimulating instance of sensitivity, formers of creative individuals, capable of esthetics usufruct ion.
Key-words: Musical Education, teachers' formation, cultural industry.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 29 de jul. 2004
Texto aprovado em 10 de out. 2004
- ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição São Paulo: Abril Cultural, 1983.
- ______; HORKHEIMER, M. Textos escolhidos. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1989.
- ARAÚJO, M. V. B. de. Dança na escola: cultura corporal de massa, popular ou erudita? Corporis - Revista da Escola Superior de Educação Física da EPE, Recife, v. 1, n. 1, jul./dez. 1996.
- BECKER, F. Da ação à operação: o caminho da aprendizagem: J. Piaget e P. Freire. Educação e Realidade, Porto Alegre: Palmarinca, 1993.
- BEYER, E. Fundamentos da educação musical. Revista do NEA - Núcleo de Estudos Avançados Educação Musical, v. 1, n. 1, p. 7-11. Porto Alegre, 1993.
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação - MEC, 1996.
- CUNHA, M. I. da. O bom professor e sua prática. 3. ed. Campinas: Papirus, 1999.
- FABIANO, L. H. Indústria cultural e educação estética: reeducar os sentidos e o gesto histórico. In: ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B; OLIVEIRA, N. (Orgs.). A educação danificada: contribuição à teoria crítica da educação. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
- HENTSCHKE, L. Novos rumos da Educação Musical no Brasil. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, n. 1, jan./fev. 1995.
- MARTINS, R. Educação musical: conceitos e preconceitos. Rio de Janeiro: Funarte, Instituto Nacional de Música. Coordenadoria de Educação Musical, 1985.
- MENEGALE, B. Encontro com Berenice Menegale. Cadernos de estudos de Educação Musical, Belo Horizonte, n. 2, 1994. Entrevista.
- MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. da. Currículo, cultura e sociedade 7. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
- MONTANGERO, J.; MAURICE-NAVILLE, D. Piaget ou a inteligência em evolução Porto Alegre: Artmed, 1998.
- NOGUEIRA, M. A. Música, consumo e escola: reflexões possíveis e necessárias. Teoria crítica, estética e educação, Campinas, n. 1, p. 185-195, 2001.
- PASSOS, L. F. O projeto pedagógico e as práticas diferenciadas: o sentido da troca e da colaboração. In: ANDRÉ, M. (Org.). Pedagogia das diferenças na sala de aula. 3. ed. São Paulo: Papirus, 2002.
- PEIXOTO, M. I. H. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Campinas: Autores Associados, 2003.
- PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
- ______. Formar professores em contextos sociais em mudança. Revista Brasileira de Educação, n. 12, set./dez. 1999.
- SCHAFER, R. M. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 1991.
- ZABALZA, M. A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
- ______. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
- ZAGONEL, B. Do gesto ao musical: uma nova pedagogia. Caderno de Estudos de Educação Musical, São Paulo, n. 2-3, fev./ago. 1991.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2004
Histórico
-
Recebido
29 Jul 2004 -
Aceito
10 Out 2004