Acessibilidade / Reportar erro

“Introduzir-se como observador da educação rural”: o itinerário, o calendário e o mapa de Lourenço Filho no México (1947 - 1951)

RESUMO

Este texto tem por objetivo compreender a agenda de trabalho e o itinerário de Manoel Bergstrom Lourenço Filho no México, no período de 1947 e 1951. A porta de entrada para o desenvolvimento deste texto foram as duas viagens deste educador brasileiro inserido em um movimento de ideias e de sujeitos em congressos, impressos, recomendações e documentos norteadores das políticas educacionais, levados a cabo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Trata-se, portanto, de uma investigação acerca da circulação de ideias que nortearam a educação rural no Brasil, em tempos em que o México se colocava como referência exitosa de educação rural para toda a América Latina. Em relação às opções teórico-metodológicas, trata-se de um trabalho histórico com metodologia da História Conectada, centrada na pesquisa documental e bibliográfica. Toma-se como fontes: relatórios, jornais, revistas, fotografias e correspondências. Por fim, pode-se concluir que as duas viagens de Lourenço Filho ao México cumpriram um plano de trabalho institucional, especialmente por ocasião da II Conferência Geral da Unesco e da I reunião do Conselho Interamericano Cultural, além de percorrer o país em busca de observar as experiências de educação rural.

Palavras-chave:
Educação Rural; Unesco; Lourenço Filho; México; Brasil

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br