Resumos
Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura.
literatura brasileira; ensino de literatura; leitura
This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian "ensino médio" may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text.
Brazilian literature; literature teaching; reading
DOSSIÊ - LINGUAGEM E ENSINO: TEMAS E PERSPECTIVAS
Literatura na história e não história da literatura* * A primeira versão deste trabalho foi lida em uma mesa redonda sobre ensino de literatura, durante o XV Seminário do Centro de Estudos Literários e Lingüísticos do Paraná, realizado em outubro de 2001, em Curitiba-PR. 1 LEAHY-DIOS, C. Revendo os limites e possibilidades do modelo brasileiro de educação literária. Linha de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 111-123, out. 2000. 2 A experiência da qual se falará aqui foi construída em colaboração com o professor Paulo Fernando da Motta de Oliveira, que hoje ensina literatura portuguesa na Universidade Federal de Minas Gerais. 3 Entrevista publicada pela Folha de São Paulo, em 08 dez. 1988.
Literature in history and non-history of literature
Luís Bueno
Doutor em Literatura Brasileira pela Unicamp. Professor de Literatura Brasileira no DELIN/UFPR. luis.bueno@bbs2.sul.com.br
RESUMO
Este artigo faz um breve relato de uma experiência de ensino de literatura em nível médio ocorrida entre 1990 e 1995 e propõe que a abordagem direta dos textos, que desloque a história literária de tema central a subsídio de leitura, seja o caminho utilizado. Somente dessa maneira o ensino médio pode formar leitores autônomos e democratizar a leitura e o acesso à literatura.
Palavras-chave: literatura brasileira, ensino de literatura, leitura.
ABSTRACT
This paper exposes a literature teaching experience that took place in the first half of the nineties; it proposes that the student of the brazilian "ensino médio" may accomplish best results by reading the texts themselves rather than learning general information about literary history. This is the only way teachers would succeed in forming independent readers as well as help to generalize the access to literary text.
Key-words: Brazilian literature, literature teaching, reading.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 22 jul. 2002
Texto aprovado em 26 ago. 2002
- LEAHY-DIOS, C. Revendo os limites e possibilidades do modelo brasileiro de educação literária. Linha de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 111-123, out. 2000.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2002
Histórico
-
Aceito
26 Ago 2002 -
Recebido
22 Jul 2002