RESUMO
O objetivo do presente artigo é sistematizar a transição da Nova Gestão Pública (NGP) para a Pós-Nova Gestão Pública (PNGP), verificando em que medida estes modelos influenciaram na atualidade os sistemas educacionais do Brasil e da Espanha. A partir das reformas na administração pública e na gestão educacional ocorridas após a década de 1990, podemos observar a implementação de políticas públicas embasadas na NGP e na PNGP, fortalecendo o discurso do institucionalismo mundial e das ideologias globais que defendem um Estado supranacional e regulador de um sistema educacional padronizado. Neste contexto, o nosso objeto de estudo se concentra na educação pública no Brasil e na Espanha, analisando as interferências no campo da política e da gestão educacional. Metodologicamente, o trabalho se construiu a partir de uma perspectiva comparada dos sistemas educacionais do Brasil e da Espanha, seguindo o enfoque formal (PEGORARO, 2010PEGORARO, Lucio. Derecho constitucional comparado y uso connotativo de la palabra «derechos» (y de los adjetivos que la acompañan). Anuario Iberoamericano de Justicia Constitucional, Madrid, v. 14, p. 347-372, 2010.) e a teoria da economia internacional (COHEN, 2008COHEN, Benjamin J. International political economy. An intellectual history. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2008.). Os dados analisados nos permitiram referenciar a influência da NGP e da PNGP nos sistemas educacionais dos países estudados, legitimando uma tendência de racionalidade educacional global.
Palavras-chave:
Educação; Pós-Nova Gestão Pública; Sistemas educativos; Gestão educacional