Resumos
Nosso objetivo, neste texto, é apresentar um relato de experiências de correção das redações do processo seletivo para a UFPR de 2003. Mais do que uma abordagem essencialmente teórica sobre questões lingüísticas, que envolvem avaliação de textos, o trabalho revela a metodologia adotada no processo avaliativo, que apresentou resultados positivos.
redação; avaliação; vestibular
Our objective in this article is to report our experience in rating written texts, which were part of the Federal University of Paraná entrance examination for the year 2003. More than a theoretical discussion of linguistic issues in text rating, the article presents the methodology used in the evaluation process, which reached positive results.
writing; evaluation; college entrance examination
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
O que está por trás da avaliação das redações do vestibular?
What is behind papers evaluation of "vestibular"?
Erasmo GruginskiI; Iara Benquerer CostaII; Luís Gonçales Bueno de CamargoIII; Paulo Astor SoetheIV; Teresa Cristina WachowiczV
IProfessor Doutor do DELEM/UFPR. erasmo@nethra.nc.ufpr.br
IIProfessora Doutora do DLLCV/UFPR. iarabemq@ufpr.br
IIIProfessor Doutor do DLLCV/UFPR. luis@coruja.humanas.ufpr.br
IVProfessor Doutor do DELEM/UFPR. soethe@bsi.com.br
VProfessora Doutora do DLLCV/UFPR. tecaw@terra.com.br
RESUMO
Nosso objetivo, neste texto, é apresentar um relato de experiências de correção das redações do processo seletivo para a UFPR de 2003. Mais do que uma abordagem essencialmente teórica sobre questões lingüísticas, que envolvem avaliação de textos, o trabalho revela a metodologia adotada no processo avaliativo, que apresentou resultados positivos.
Palavras-chave: redação, avaliação, vestibular.
ABSTRACT
Our objective in this article is to report our experience in rating written texts, which were part of the Federal University of Paraná entrance examination for the year 2003. More than a theoretical discussion of linguistic issues in text rating, the article presents the methodology used in the evaluation process, which reached positive results.
Key-words: writing, evaluation, college entrance examination.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- ABAURRE, M. L.; PONTARA, M. N. Português São Paulo: Moderna, 2002.
- BRANDÃO, H. N. (Coord.). Gêneros do discurso na escola São Paulo: Cortez, 1999. v. 5.
- FÁVERO, L. L. Coesão e coerência textuais 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.
- KOCH, I. G. V. A coesão textual 17. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
- ______. A coerência textual 17. ed. São Paulo: Contexto, 2002.
- MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais - Língua Portuguesa - Ensino Médio. Brasília: MEC, 1999.
- PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação - a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
- PLATÃO, F.; FIORIN, J. L. Para entender o texto - leitura e redação. 7. ed. São Paulo: Ática, 1993.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2003