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Alterações curriculares a partir dos documentos oficiais na formação de professores de educação física no Uruguai nos anos 1960

RESUMO

O estudo aborda as tensões e os empréstimos entre o normalismo e a universidade nos anos 1960 na formação de professores de educação física no Instituto Superior de Educación Física (ISEF) no Uruguai. A análise centra-se na visão da formação a partir de documentos oficiais. Entre as fontes analisadas estão: o projeto preliminar e o plano de estudo, o regulamento interno e o regulamento de entrada, todos concebidos em 1966, como resultado de uma intervenção do governo conservador da época, e diferentes prescrições curriculares, tais como circulares, notas, cartas e documentos das principais referências e atores nesta formação. São analisadas as principais transformações curriculares da década, desde a tensão normalismo- universidade, bem como como esta última funcionava nos modos de configuração da educação física e na educação dos corpos estudantis. Pergunta-se sobre as continuidades e rupturas que foram estabelecidas entre essa década e as duas primeiras desta formação. Que conhecimentos faziam parte do currículo desta educação no currículo de 1966?

Palavras-chave:
Normalismo; Universidade; Currículo; Formação de professores; Educação física

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