Acessibilidade / Reportar erro

O que impede a criatividade? Investigando a influência percebida por estudantes do Ensino Fundamental II de barreiras à criatividade para melhorar a simpatia em relação à criatividade na escola1 1 Traduzido por David Harrad. E-mail: davidharrad@hotmail.com

RESUMO

Nos últimos anos, o cultivo da criatividade dos alunos é uma meta amplamente reconhecida da educação moderna. No entanto, várias barreiras impedem a expressão da capacidade criativa dentro do contexto escolar. A influência de muitas barreiras identificadas pela pesquisa pode variar em diferentes contextos culturais, bem como em relação à capacidade criativa individual. A esse respeito, o presente estudo investigou a influência percebida de certas barreiras à criatividade nos alunos do ensino médio grego em termos de gênero e capacidade criativa. Para os propósitos do estudo, 152 jovens adolescentes completaram a versão traduzida do instrumento Barreiras à Criatividade Pessoal (ALENCAR, 1996; MORAIS et al., 2014), enquanto seu potencial criativo foi avaliado pelas escalas gráfico-artísticas do instrumento Avaliação do Potencial Criativo (Evaluation of Creative Potential Battery - EPoC). Os resultados demonstraram que barreiras como falta de tempo e oportunidades, inibição, timidez e falta de motivação foram percebidas pelos participantes como obstáculos comuns que afetam consideravelmente sua criatividade, enquanto a repressão social relatou estar afetando sua criatividade em menor grau. Em geral, as percepções de obstáculos à criatividade não pareciam afetar significativamente o potencial criativo ou o gênero dos alunos. Nesse sentido, a alta influência percebida de inibidores específicos na criatividade refletiu um clima nas escolas gregas que, em geral, parece ter pouca simpatia pela criatividade. Assim, as intervenções para aumentar a criatividade dos alunos devem se concentrar na remoção de tais barreiras e na melhoria do clima escolar.

Palavras-chave:
Criatividade; Barreiras; Capacidade criativa; Motivação para a criatividade; Pensamento criativo

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br