Resumos
O artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre os fundamentos psicopedagógicos do processo da alfabetização. Expõe à discussão algumas idéias sobre a aprendizagem e a ação pedagógica do professor segundo a teoria epistemológica de Piaget, e em sua relação com a proposta de Ferreiro sobre a psicogênese da escrita.
The purpose of the article is to stimulate reflections about the psychopedagogical basis of the literacy process. It offers some ideas for discussion about learning and teacher's pedagogical work, according to his relationship with proposals about the psychogenesis of the written language.
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
A alfabetização e a compreensão do sistema da escrita pela criança... e não pelo professor! Algumas reflexões
Maria Lucia Faria Moro
Professor Adjunto do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná
RESUMO
O artigo tem como objetivo provocar a reflexão sobre os fundamentos psicopedagógicos do processo da alfabetização. Expõe à discussão algumas idéias sobre a aprendizagem e a ação pedagógica do professor segundo a teoria epistemológica de Piaget, e em sua relação com a proposta de Ferreiro sobre a psicogênese da escrita.
SUMMARY
The purpose of the article is to stimulate reflections about the psychopedagogical basis of the literacy process. It offers some ideas for discussion about learning and teacher's pedagogical work, according to his relationship with proposals about the psychogenesis of the written language.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
- 1. BIDEAUD, J. (1981). Lex expériences d'apprentissage de l'inclusion et la théorie opératoire. Psychologie Française Paris, 26(3-4):238-58.
- 2. CACICCHIA, Durley de C. (1974). Desenvolvimento, aprendizagem e Interação na teoria de Piaget: o conceito de inclusão de classe Araraquara, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", (tese de doutorado).
- 3. C.R.E.S.A.S. (1987). On n'apprend pas tour seus. paris, ESF
- 4. DOISE, W. & MUGNY, G. (1981). Le développement social de l'intelligence Paris, Interéditions.
- 5. FERREIRO, E. (1985). Reflexões sobre alfabetização S. Paulo, Cortez.
- 6. FERREIRO, E. (1986). Alfabetização em processo S. Paulo, Cortez.
- 7. FERREIRO, E. (1988). L'escriture avant la lettre. In H. SINCLAIR (dir.) La production de notations chez le jeune enfant Paris, PUF, p.17-7.
- 8. FERREIRO, E. & PALACIO, M. G. (comp.). (1984). Nuevas perspectivas sobre los processos de lectura y escritura 3Ş ed. México, Siglo Veintiuno.
- 9. FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. (1984). A psicogênese da língua escrita Tr. da 1Ş ed. em espanhol por D. Lichtenstem et al. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986.
- 10. INHELDER, B. BOVET, M. & SINCLAIR, H. (1974). Aprendizagem e estruturas do conhecimento Tr. da 1Ş ed. em francês por M. A. R. Cintra e M. Y. R. Cintra, S. Paulo, Saraiva, 1977.
- 11. MALUF, MŞ. R. (1987). O conceito de alfabetização em sua evolução histórica S. Paulo, PUC/SP (mimeo).
- 12. MARCHAND, H. M. (1986) Apprentissage opératoire dans um milieu socio-culturel sous-privilegié. Archives de Psychologie, Genéve, 54(208):3-26.
- 13. MARYNIAK, L. et alii (1980). Uu aprrentissage de structures logiques dans des conditions standardisées. Revue Française de Pédagogie, Paris, (50):5-10.
- 14. MORENO, M. & Sastre, g. (1980). Aprendizage y desarolho intelectual Barcelona, Gedisa.
- 15. MORO, MŞ. L. F. (1987). Aprendizagem operatória. A interação social da criança S. Paulo/Curitiba, Cortez/Scientia et Labor.
- 16. MORO, MŞ. L. F. (1988). A aprendizagem operatória das noções de quantificação da inclusão e da seriação e a iniciação escolar: o papel da integração social da criança Relatório preliminar de pesquisa. Curitiba, UFPR.
- 17. PERRET-CLERMOT, A. N. (1978). A construção da inteligência pela interação social Tr. de E. Godinho. Lisboa, Socicultur.
- 18. PERRET-CLERMOT, A. N. (1987). Rapport d'activité du Séminaire de Psychologie (Université de Neuchâtel). Cahiers de Psychologie, Neuchâtel, (26):43-56.
- 19. PIAGET, J. (1975). A equilibração das estruturas cognitivas Problema central do desenvolvimento. Trad. da 1Ş ed. francesa por M. M. dos Santos Penna. Rio de Janeiro, Zahar, 1976.
- 20. PIAGET, J. & COEL (1977). Recherches sur l'abstraction réfléchissante Vol. 1 & 2. Paris, PUF.
- 21. PIAGET, J. & GRECO, P. (1959). Aprendizagem e conhecimento Estudos de epistemologia genética, vol. VII. Tr. da 1Ş ed. francesa pela equipe da Livraria Freitas Bastos. Rio de Janeiro, Freitas Bastos, 1974.
- 22. PIAGET, J. & INHELDER, B. (1968). La psychologie de l'enfant 3Ş ed. Paris, QUF.
- 23. SKOURAS, E. (1976). Les apprentissages cognitifs chez les enfants de milieux défavorisés: comparaison des effets d'un programme opératoire et d'un programme linguistique. Enfance, Paris, (1-2).133-45.
- 24. SOARES. M. B. (1985) As muitas facetas da alfabetização. Cadernos de Pesquisa, S. Paulo, (52):19-24.
- 25. VINH-BANG (1986). Qu'entend-on par apprentissage opératoire? Archives de Psychologie, Genève, 54(208):27-37.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1989