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Inteligência Artificial e formação danificada: aprendizagem profunda e ética rasa entre professores e alunos1 1 A elaboração deste artigo foi possível por meio dos recursos de pesquisa obtidos junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), bolsista produtividade em pesquisa e Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (/PRINT/CAPES). Estágio pós-doutoral na Universidade J. W. Goethe, Frankfurt am Main, Alemanha, 2020).

Artificial Intelligence and semi-formation: deep learning and shallow ethics among teachers and students

RESUMO

Em tempos de conexão ininterrupta, consolida-se o denominado capitalismo de vigilância. Nesse estágio do modo de produção capitalista, o capital é produzido e reproduzido por meio do controle dos grandes dados (big data), que são obtidos através dos dispositivos de vigilância presentes tanto nos softwares algorítmicos, quanto nas câmeras de reconhecimento facial. Nesse contexto, insere-se o objetivo deste artigo: refletir sobre a forma como a utilização de dispositivos de decisão diretiva (directive decision devices), fundamentados nos princípios da Inteligência Artificial (IA), pode fazer com que um sistema de vigilância prevaleça entre professores e alunos, em detrimento de relações eticamente elaboradas entre ambos. Conclui- se que a chamada aprendizagem profunda, algoritmicamente produzida, deve ser repensada nos termos da revitalização da formação (Bildung), que questiona a pretensão de tal aprendizagem fomentar procedimentos éticos entre professores e alunos pautados num sistema de premiação e punição decorrente da vigilância digital ubíqua.

Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Teoria Crítica; Adorno; Ética; Aprendizagem profunda

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