RESUMO
O presente artigo problematiza a formação dos modelos de sujeito educado na Colômbia a partir da análise do currículo e do governo do ensino médio entre os anos 1956 - 2015. A metodologia desenvolvida é a análise histórica da ordem social na transmissão do saber e o silenciamento de outros saberes, assim como das normas e das condutas de governo curricular para a formação de uma determinada sociedade. Entre os achados da pesquisa se apresenta três séries educativas: 1) O plano curricular e a formação do sujeito administrativo (1956 - 1970); 2) a sistematização do currículo a partir da tecnologia educativa para a produção do sujeito seriado e informatizado (1978 - 2000); 3) a gestão do currículo para a produção do sujeito da excelência, do empreendedorismo e da inovação (2002 - 2015). O artigo demostra como o currículo do ensino médio na Colômbia é uma sofisticada tecnologia social de saber e de governo. De saber, à medida que privilegia e ordena a transmissão social de específicos conhecimentos; de governo, já que conduz, exclui ou resiste a constituição de determinados sujeitos sociais.
Palavras chaves:
Currículo; Governo; Sociedade; Ensino médio; Sujeitos; Colômbia