RESUMO
Este artigo, situado no campo dos estudos sociológicos sobre a escolha do estabelecimento de ensino, discute a atualidade das teorizações de Pierre Bourdieu para a compreensão da escolha da escola de ensino médio, em uma pequena cidade na área do semiárido brasileiro, no Estado de Minas Gerais. Mais especificamente, interroga a atualidade e a utilidade do conceito de capital cultural nesse contexto. Baseia-se em resultados de uma pesquisa sobre o processo de escolha, por jovens e suas famílias, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e, especificamente, do curso de Técnico em Informática para Internet, integrado ao ensino médio, oferecido no Campus Janaúba do IFNMG. Os procedimentos metodológicos desenvolvidos foram: aplicação de questionários aos alunos e a seus responsáveis; realização de grupos focais com estudantes e de entrevistas com alguns deles e seus responsáveis. Os resultados apontam a necessidade de considerar, no contexto pesquisado, o conceito de capital cultural em uma acepção ampla, não necessariamente ligada à alta cultura, mas mantendo a ideia de recursos culturais que representam vantagens no campo acadêmico. Nesse sentido, a pesquisa reafirma a atualidade e a utilidade do conceito de capital cultural e, especialmente, da noção de capital informacional, na compreensão do processo de escolha do estabelecimento de ensino.
Palavras-chave:
Escolha da escola; Ensino médio integrado; Bourdieu; Capital cultural