EDITORIAL
Editorial
A Educar em Revista, neste número sob nova responsabilidade administrativa, vem confirmar a política de publicação implementada pelos professores Carlos Eduardo Vieira, Marcus Levy Bencostta e Henrique Evaldo Jansen, quando em 1999 optaram por uma nova diretriz na sua linha editorial que priorizou sua indexação em bases de dados nacionais e internacionais, avaliação por consultores ad hoc dos artigos apresentados, captação de recursos junto às agências de financiamento e principalmente torná-lo um espaço de debate entre os pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e a comunidade científica nacional e internacional.
Dando continuidade a este esforço, elegeu-se para este número o dossiê temático Saberes e práticas escolares em contextos contemporâneos, sob a responsabilidade das professoras doutoras Tânia Maria Baibich e Leilah Santiago Bufrem, que discute como as chamadas práticas escolares podem ser compreendidas e analisadas a partir de diferentes olhares.
Nesse sentido, o mesmo foi organizado em quatro etapas:
A primeira, denominada de artigos de pesquisa de ordem teórica, apresenta três contribuições: Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação (Lia Beatriz de Lucca Freitas); Uma interpretação psicológica dos limites no domínio moral: os sentidos da restrição e da superação (Yves de La Taille) e A dimensão ambiental da educação geográfica (Sônia Maria Marchiorato Carneiro).
A segunda, classificada como ensaios para reflexão é composta pelos seguintes artigos: A epistemologia da educação (Lílian Anna Wachowicz); Pessoa, utopia e formação de professores (Blanca Beatriz Díaz Alva); Ensino ou aprendizagem a distância (Tania B. Iwaszko Marques); Educação ambiental como educação científica no processo educativo escolar (Luzia Marta Bellini) e Os Flintstones e o preconceito na escola (Tânia Maria Baibich).
A terceira parte trata do ensino didático de José Armando Valente: Uso da internet em sala de aula.
E finalmente, o relato de experiência Cotidiano e configuração de espaços de aprendizagem, de autoria das professoras Cleci Maraschin e Jaqueline Tittoni.
Com o objetivo de ampliar o debate a respeito de outros temas, a seção de artigos de demanda contínua foi composta pelas seguintes colaborações: Olhos na América: uma leitura dos relatórios de C. Hippeau (José Gonçalves Gondra); A História ensinada na alfabetização de jovens e adultos: os parâmetros curriculares nacionais e o sentido do passado na educação popular (Marlene Rosa Cainelli); Aproximações entre capital humano e qualidade total na educação (Cesar Candiotto); Estado e educação: implicações do liberalismo sobre a constituição da educação especial e inclusiva (Paulo Ricardo Ross).
Temos ainda a tradução do artigo de Michael Gilly encomendada às professoras Serlei Maria Fischer Ranzi e Maclóvia Correa da Silva intitulada As representações sociais no campo educativo. E finalmente, temos na seção Resenha, uma contribuição que enriquece este número, da obra de Diana Gonçalves Vidal, O exercício disciplinado do olhar: livros, leituras e práticas de formação docente no Instituto de Educação do Distrito Federal (1932-1937), por Caroline Baron Marach.
Esperamos que este número continue a divulgar a produção científica, fomentando reflexões e questões para o amadurecimento dos debates na área da Educação.
É com satisfação que informamos aos leitores e colaboradores da Educar em Revista que o CNPq, através do Programa de Auxílio e Publicações Científicas, aprovou, pelo seu mérito acadêmico, o financiamento de nosso periódico, motivo que muito nos orgulha.
Marcus Levy Bencostta
Editor
Outono de 2002
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2002