Open-access Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom)

Resumos

As críticas que a lingüística fez até hoje ao ensino tradicional de língua materna levantaram questões importantes sobre os temas da gramática, da leitura e da redação. No entanto, parece-nos que o esforço de resolução dessas questões sempre teve um caráter mais prático do que teórico. Nesse sentido, o que se aborda aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de português, partindo de uma reflexão teórica mais abrangente sobre linguagem, reflexão esta inspirada no teórico russo Mikhail Bakhtin.

Bakhtin; lingüística; língua materna; ensino


Linguistic criticism on traditional native language teaching has raised important questions about the teaching of grammar, reading and writing. Nonetheless, answers to these questions have been more practical than theoretical. This paper aims at thinking over problems in Portuguese teaching, from a broader theoretical viewpoint on language, which is based upon theories, proposed by the Russian Mikhail Bakhtin.

Bakhtin; linguistics; native language; teaching


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom)

Carlos Alberto Faraco; Gilberto de Castro

RESUMO

As críticas que a lingüística fez até hoje ao ensino tradicional de língua materna levantaram questões importantes sobre os temas da gramática, da leitura e da redação. No entanto, parece-nos que o esforço de resolução dessas questões sempre teve um caráter mais prático do que teórico. Nesse sentido, o que se aborda aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de português, partindo de uma reflexão teórica mais abrangente sobre linguagem, reflexão esta inspirada no teórico russo Mikhail Bakhtin.

Palavras chaves: Bakhtin, lingüística, língua materna, ensino.

ABSTRACT

Linguistic criticism on traditional native language teaching has raised important questions about the teaching of grammar, reading and writing. Nonetheless, answers to these questions have been more practical than theoretical. This paper aims at thinking over problems in Portuguese teaching, from a broader theoretical viewpoint on language, which is based upon theories, proposed by the Russian Mikhail Bakhtin.

Key-words: Bakhtin, linguistics, native language, teaching.

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Referências bibliográficas

  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986.
  • ______. Estética da Criação Verbal São Paulo: Martins Fontes, 1992.
  • PÉCORA, A. Problemas de redação São Paulo: Martins Fontes, 1983.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
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