Open-access Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras

Considerations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras

Resumos

As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes, nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.

controladoria; EAD; semi-presencial; videoconferência; Universidade Corporativa


The fast and constant changes in the environment has impacted everybody. The one of the consequences is that the actors are impelled to find way to adapt them to this. This scenario has guided the companies and people to adopt a new behaviour, with the risk of, if not doing it, to have their activities discontinued. The Petrobras during its existence and its peculiarity has promoted the development of its employees, sponsoring trainning or formal course as graduation and pos graduation, this last in stricto sensu and lato sensu level. The case in question, object to this paper approaches the MBA-Controller realization, under the Corporate University coordination wich the midia videoconference has prominence in the viabilization of the semi-presential course.

controller; EAD; semi-presential; Corporate University; videoconference


DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Considerações sobre o uso da videoconferência como elemento viabilizador de EAD em um ambiente multiponto: o caso da Petrobras

Considerations about the videoconference use as multipoint support for distance learning environments: a case study at Petrobras

Lauro Brito de AlmeidaI; Cláudio ParisiII; Mariano StamatoIII

IProf. Doutor do Decont - Departamento de Contabilidade/SCSA da Universidade Federal do Paraná. E-mail: gbrito@uol.com.br / brito@sociais.ufpr.br

IIProf. Doutor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. E-mail: claudio@turnpike.com.br

IIIGerente do Planejamento e Orçamento do Desempenho Empresarial da Petrobras. Email: stamato@petrobras.com.br

RESUMO

As rápidas e constantes alterações havidas no meio ambiente têm impactado a todos. Uma das conseqüências é que os atores são impelidos a buscar maneiras de se adaptarem. Tal quadro tem conduzido as empresas e pessoas a adotarem uma nova postura, sob o risco de, ao não fazê-la, terem suas atividades descontinuadas. A Petrobras, ao longo de sua existência e dadas as suas peculiaridades, tem promovido o desenvolvimento de seus colaboradores patrocinando treinamento ou cursos formais em nível de graduação, pós-graduação; estes, nas suas modalidades stricuto sensu e lato sensu. O caso em questão, objeto deste paper aborda a realização de um MBA - Controller, sob coordenação da Universidade Corporativa no qual a mídia videoconferência tem papel de destaque na viabilização do curso no formato semi-presencial.

Palavras-chave: controladoria, EAD, semi-presencial, videoconferência, Universidade Corporativa.

ABSTRACT

The fast and constant changes in the environment has impacted everybody. The one of the consequences is that the actors are impelled to find way to adapt them to this. This scenario has guided the companies and people to adopt a new behaviour, with the risk of, if not doing it, to have their activities discontinued. The Petrobras during its existence and its peculiarity has promoted the development of its employees, sponsoring trainning or formal course as graduation and pos graduation, this last in stricto sensu and lato sensu level. The case in question, object to this paper approaches the MBA-Controller realization, under the Corporate University coordination wich the midia videoconference has prominence in the viabilization of the semi-presential course.

Key-words: controller, EAD, semi-presential, Corporate University, videoconference.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 20 jan. 2003

Texto aprovado em 20 de mar. 2003

1 O prof. Lauro Brito de Almeida, co-autor deste artigo, na época era integrante da equipe de Coordenadores do Curso por parte da FIPECAFI/FEA/USP.

Referências bibliográficas

  • CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • CATELLI, A. (Coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica - Gecon. São Paulo: Atlas, 2001.
  • CRUZ, D. M.; BARCIA, R. M. Educação a distância por videoconferência. Tecnologia Educacional, ano 28, n. 150/151, p. 3-10, jul./dez. 2000.
  • EBOLI, M. et al. (Coord.). Coletânea universidades corporativas - Educação para as empresas do século XXI. São Paulo: A. Schmukler, 1999.
  • HARE, C. New technologies and the education of information professionals Salamanca: Universidad de Salamanca, 2000. Disponível em: <http://teleeduca.usal.es/teoriaeducacion/articulosnuneroactual/n2_art_hare.htm> Acesso em: 16 mar. 2001.
  • LUCCHESI, C. F. Petróleo in Estudos Avançados - Universidade de São Paulo. Institutos de Estudos Avançados, v. 12, n. 33, p. 17-40, maio/ago. 1998.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2003

Histórico

  • Recebido
    20 Jan 2003
  • Aceito
    20 Mar 2003
location_on
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro