Open-access Superdotação: identificação e opções de atendimento

Giftedness: identification and education options

Resumos

A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente.

necessidades especiais; superdotação; educação especial


The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper, one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with them an educational relationship which respects the differences and fulfills the special needs of each and every student. It has been written having as a basis the research made for a dissertation which links a program for the education of gifted students with the development of their moral autonomy, and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties that can be found in the identification of those beings. It also analyses the use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator is very important if one wants the gifted ones to become aware of their talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student.

special needs; gifted; special education


DOSSIÊ: EDUCAÇÃO ESPECIAL

Superdotação - identificação e opções de atendimento

Giftedness - identification and education options

Ana Maria Irribarem SoaresI; Yvelise Freitas de Souza Arco-VerdeII; Tânia Maria BaibichIII

IArtigo que tem como base a dissertação de mestrado da autora, intitulada Considerações sobre a autonomia moral e intelectual em portadores de altas habilidades: uma reflexão crítica. Curitiba. 2003. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná

IIDoutora em Educação pela PUC de São Paulo. Superintendente da Secretaria de Educação do Estado do Paraná

IIIDoutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo - USP. Professora adjunto III, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná

RESUMO

A educação especial dos superdotados pode parecer polêmica, já que portadores de altas habilidades muitas vezes são vistos como seres privilegiados por natureza. O presente artigo parte do princípio de que o compromisso do educador com tais alunos deve ser o mesmo compromisso que ele tem com todos os seus alunos: o de estabelecer com eles uma relação educativa que respeite as diferenças e que atenda, na medida do possível, às necessidades especiais dos alunos. Estruturado a partir de pesquisas feitas para a dissertação de mestrado que vincula um programa de atendimento a alunos superdotados ao desenvolvimento da autonomia moral, este trabalho apresenta o conceito de superdotação, que não é único e está sujeito às variações culturais, bem como algumas dificuldades na identificação do indivíduo superdotado. Também analisa o uso dos testes de inteligência na avaliação do indivíduo portador de altas habilidades, além de arrolar outros fatores presentes na identificação do aluno com este tipo de necessidade especial. Finalmente, descreve alguns tipos de programas propostos como alternativas de atendimento ao aluno portador de altas habilidades pelos órgãos governamentais e por especialistas em superdotação. Avalia que o papel do educador é fundamental para que o aluno portador de altas habilidades possa perceber seus talentos e não se imagine apenas como um aluno diferente.

Palavras-chave: necessidades especiais, superdotação, educação especial.

ABSTRACT

The special education of the gifted ones can be seen as controversial, as the gifted are seen as privileged beings most of the times. In this paper, one sees the role of the teacher educating gifted students equal to the role of the teacher educating any student, that is, the role of establishing with them an educational relationship which respects the differences and fulfills the special needs of each and every student. It has been written having as a basis the research made for a dissertation which links a program for the education of gifted students with the development of their moral autonomy, and it presents a given concept of giftedness, as well as some difficulties that can be found in the identification of those beings. It also analyses the use of intelligence tests to evaluate gifted pupils, as well as listing other factors involved in their evaluation. Finally, it describes some kinds of programs seen as alternatives of education of the gifted ones, not only by experts, but by the government as well. One sees that the role of the educator is very important if one wants the gifted ones to become aware of their talents, trying to minimize the effects of being seen as a different student.

Key-words: special needs, gifted, special education.

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Texto recebido em 21 abr. 2003

Texto aprovado em 26 out. 2003

1 Quociente de Inteligência.

2 "Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais." (BRASIL, 2002, p. 12)

3 São consideradas necessidades especiais no referido documento: superdotação, condutas típicas, deficiência auditiva, física, mental, visual e múltipla. (BRASIL, 1999, p. 11)

4 MIRA, M. Desenvolvimento psicológico do superdotado. São Paulo: Atlas, 1979.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Mar 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 2004

Histórico

  • Aceito
    26 Out 2003
  • Recebido
    21 Abr 2003
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