Resumos
Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo - é ele o espaço da diversidade? - e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo - como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O "interculturalismo" aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.
multiculturalismo; inclusão; diversidade; interculturalismo
This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism - is it a space of diversity? - and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher's formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism - as a space for interpersonal relations -, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion - almost a slogan in the current educational and social picture.
multiculturalism; inclusion; diversity; interculturalism
DOSSIÊ: AS DIMENSÕES DA FUNÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: QUESTÕES INVESTIGATIVAS, CONCEITUAIS E POLÍTICAS
Formação de professores: aportes multiculturais e o movimento da inclusão
Formation of teachers: multicultural approaches and movements of inclusion
Roseli Cecília Rocha de Carvalho Baumel
Professora livre-docente da Universidade de São Paulo - USP. E-mail: rbaumel@usp.br
RESUMO
Este artigo pretende abordar direções que ofereçam aportes sobre a formação de professores, na compreensão do multiculturalismo - é ele o espaço da diversidade? - e, a inclusão, que tem sido contemplada em embates internacionais (Unesco, 2001), como chave das ações humanas e, muito mais, profissionais. Uma questão norteia essas abordagens: - É a diversidade o elemento constituinte na necessária reconstrução e reedificação dos programas formativos dos professores? Para tanto, é necessário discorrer sobre esses temas centrais que elegemos, situando: a formação de professores e o multiculturalismo - como espaço das relações interpessoais: alteridade (SKLIAR, 2003) e, possíveis articulações com a inclusão, termo que se tornou quase um slogan do atual quadro educacional e social. O "interculturalismo" aparece como alternativa de formação ao professor e superação de visões reducionistas sobre a diversidade cultural com que trabalha hoje.
Palavras-chave: multiculturalismo, inclusão, diversidade, interculturalismo.
ABSTRACT
This article intends to approach different ways of understanding the formation of teachers, by the comprehension of multiculturalism - is it a space of diversity? - and inclusion, which has been contemplated in international debates (Unesco, 2001) as a key-concept for human actions, specially the ones related to professional life. A question directs these approaches: Is diversity the constituent element in the necessary reconstruction and rebuilding of the teacher's formative programs? For that, it necessary to consider the main topics chosen here, pointing out: multiculturalism - as a space for interpersonal relations -, alterity (SKLIAR, 2003), and possible articulations with inclusion - almost a slogan in the current educational and social picture.
Key-words: multiculturalism, inclusion, diversity, interculturalism.
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Texto recebido em 12 jul. 2004
Texto aprovado em 23 out.2004
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2004
Histórico
-
Aceito
23 Out 2004 -
Recebido
12 Jul 2004