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Investigações sobre o currículo para a alfabetização de jovens, adultos e idosos: o que dizem as propostas?

RESUMO

O artigo apresenta os principais resultados de uma pesquisa que tem como objetivo principal conhecer e analisar as propostas curriculares de alfabetização na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em municípios do estado do Rio de Janeiro. A pesquisa situa-se no âmbito do Programa de Incentivo à Docência na Graduação (Prodocência), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O estudo aborda três temáticas interligadas: EJA, alfabetização e currículo. Assim sendo, os aportes teórico-metodológicos partem da intenção de integrar estes campos. Baseado em uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa, o desenho metodológico da pesquisa compreende a necessidade de conhecer e reconhecer as propostas curriculares, questionando-as sobre o atendimento aos sujeitos da EJA, no sentido do cumprimento da garantia do direito à educação para todos. Ao mesmo tempo, mobiliza olhares para a alfabetização na modalidade e seus princípios, atualizando conceitos e refletindo sobre os contextos educacionais. As principais conclusões da pesquisa apontam o “alinhamento” inadequado das propostas curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), principalmente em relação à invisibilidade da EJA no documento. O estudo assinala ainda, nas propostas das redes municipais, a ausência de uma formação docente continuada/permanente e a falta, tanto de concepções de alfabetização que orientem os currículos, quanto de intergeracionalidade.

Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA); Alfabetização; Currículo; Formação Docente

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