RESUMO
Este artigo toma como fontes catálogos comerciais da Companhia Melhoramentos de São Paulo, empresa editorial que teve importante atuação na produção e comercialização de uma ampla gama de objetos escolares, buscando examinar a atuação da indústria na configuração da cultura material da escola primária, nas primeiras décadas do século XX. Criada em 1890, a Companhia Melhoramentos deslocou os seus investimentos, a partir de 1915, da impressão e encadernação para a edição de livros, a produção e a venda de materiais escolares os mais diversos, com vistas a dar suporte às práticas escolares, ao mesmo tempo em que buscava suscitar novas necessidades de consumo e ampliar os seus negócios, num contexto marcado pela difusão da escola primária em São Paulo. Com base no exame dos catálogos da editora e na problematização do seu potencial como fontes para o estudo da cultura material escolar, procura-se levantar os artefatos destinados ao trabalho no âmbito das disciplinas que compunham o currículo e às práticas que tinham lugar na escola e, por essa via, capturar indícios da dimensão material da escolarização da infância.
Palavras-chave:
Cultura material; Editora Melhoramentos; Objetos escolares; Catálogos