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O ensino dos anormaes: preocupações em Coimbra e em Portugal no início do século XX

Abnormal education as a chief interest in Coimbra and Portugal in the beginning of the XX Century

Coimbra, no início do Século XX, era uma cidade muito dinâmica na discussão das idéias pedagógicas. Estava nesse tempo muito bem ligada com a ciência pedagógica que se fazia por todo o mundo. Havia dois jornais pedagógicos que discutiam a profissão e a tecnologia educativa. Notava-se já a presença das idéias da Escola Nova, que estava ligada ao estudo dos desvios da normalidade psicológica. Decroly era bem conhecido e renascia entre nós uma Pedagogia Especial a partir da análise e diagnóstico das deficiências, obrigando à mudança do paradigma pedagógico. Esse processo era mais evidente no ensino dos cegos e dos surdos, mas criou ainda a necessidade social de protecção dos delinqüentes, que eram também crianças e jovens em risco moral. Tudo mostrava Portugal como um país avançado e pioneiro numa pedagogia especial. Foi o que infelizmente um novo tempo político veio obstaculizar, mas isso é já o tema de outra investigação.

paradigma pedagógico; deficiência física e psicológica; delinqüência


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