Resumo
A presente tese procura trazer à tona tópicos da "Teoria Crítica" de Jürgen Habermas que julgamos serem significativos e relevantes para a evolução cultural dos sujeitos que participam de argumentações intersub-jetivas e processuais. Habermas defende o projeto filosófico da "Ação Comunicativa" e da "Ética do Discurso" como fatores de emancipação humana. Através do agir comunicativo orientado para o acordo e o entendimento, apresentamos implicitamente as pretensões de validade e veracidade. O paradigma do agir orientado para o entendimento com base no discurso livre e universal poderá oferecer orientações para o processo reflexivo de aprendizagem.
filosofia; ética e educação; teoria crítica; habermas
RESENHAS
Ética e educação: uma reflexão filosófica a partir da teoria crítica de Jürgen Habermas
Gelson João Tesser
Universidade Estadual de Campinas
RESUMO
A presente tese procura trazer à tona tópicos da "Teoria Crítica" de Jürgen Habermas que julgamos serem significativos e relevantes para a evolução cultural dos sujeitos que participam de argumentações intersub-jetivas e processuais. Habermas defende o projeto filosófico da "Ação Comunicativa" e da "Ética do Discurso" como fatores de emancipação humana. Através do agir comunicativo orientado para o acordo e o entendimento, apresentamos implicitamente as pretensões de validade e veracidade. O paradigma do agir orientado para o entendimento com base no discurso livre e universal poderá oferecer orientações para o processo reflexivo de aprendizagem.
Palavras-chave: filosofia, ética e educação, teoria crítica, habermas.
ORIENTADOR: Pedro L. Goergen
NÍVEL: Doutorado
ANO DA DEFESA: 2001
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2002