Resumos
Provocado pelas análises do filósofo Gilles Deleuze sobre as imagens no cinema, esse artigo propõe pensarmos as relações entre o cinema e a educação na passagem de uma pedagogia da imagem ação para uma pedagogia da imagem tempo. Essa transformação nos convida a inventar na modernidade novas formas de subjetivação e de semiotização que possam expressar a relação do sujeito consigo mesmo e com o outro, pensando o cinema como um aliado da educação no exercício de alteridade que prepara o sujeito para as infinitas travessias que o levam em direção ao outro.
cinema, mídia; educação midiática; pedagogia da imagem; alteridade
This article intends to make us think about the relationship between cinema and education in the change of a pedagogy of action image to a pedagogy of time image, moved by the analysis of the philosopher Gilles Deleuze about the images on the movies. This transformation invites us to invent new forms of subjectivation and new semiotics that can reveal the relationship of the subject with himself and the other persons. In this way, the cinema can be seen as another instrument to provide educational improvement in the exercise to prepare the subject for the infinite ways that take him in the other people's direction.
cinema; media; media education; pedagogy of image; otherness
DOSSIÊ: MÍDIA E EDUCAÇÃO: A PRODUÇÃO DE NOVOS SUJEITOS E NOVAS PEDAGOGIAS
Educação, cinema e alteridade
Education, cinema and otherness
Nilson Fernandes Dinis
Professor adjunto no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. E.mail: nfdinis@hotmail.com
RESUMO
Provocado pelas análises do filósofo Gilles Deleuze sobre as imagens no cinema, esse artigo propõe pensarmos as relações entre o cinema e a educação na passagem de uma pedagogia da imagem ação para uma pedagogia da imagem tempo. Essa transformação nos convida a inventar na modernidade novas formas de subjetivação e de semiotização que possam expressar a relação do sujeito consigo mesmo e com o outro, pensando o cinema como um aliado da educação no exercício de alteridade que prepara o sujeito para as infinitas travessias que o levam em direção ao outro.
Palavras-chave: cinema, mídia, educação midiática, pedagogia da imagem, alteridade.
ABSTRACT
This article intends to make us think about the relationship between cinema and education in the change of a pedagogy of action image to a pedagogy of time image, moved by the analysis of the philosopher Gilles Deleuze about the images on the movies. This transformation invites us to invent new forms of subjectivation and new semiotics that can reveal the relationship of the subject with himself and the other persons. In this way, the cinema can be seen as another instrument to provide educational improvement in the exercise to prepare the subject for the infinite ways that take him in the other people's direction.
Key-words: cinema, media, media education, pedagogy of image, otherness.
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Texto recebido em 23 fev. 2005
Texto aprovado em 10 abr. 2005
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
08 Set 2014 -
Data do Fascículo
Dez 2005
Histórico
-
Aceito
10 Abr 2005 -
Recebido
23 Fev 2005