RESUMO
Este texto expõe os procedimentos metodológicos utilizados em um Programa de Pesquisa que realiza análises sobre documentos curriculares prescritos, também conhecidos como parâmetros, orientações, diretrizes, referenciais, programas e/ou planos, produzidos por redes de ensino estaduais e/ou municipais. Os procedimentos são baseados em uma versão do método de comparação intitulada “estudos comparados”, que suporta outra representação ou outro design qualitativo de comparação, cruzando as áreas de educação comparada, história da educação e sociologia. As fontes de investigação selecionadas são dissertações e teses. De um lado, por constituir expressão de poder simbólico, de dados de enunciação, de fazer ver e crer, de confirmar ou de transformar os conteúdos do ‘mundo curricular’. De outro, por disponibilizar um ‘conhecimento poderoso’, validado pela crença da/na legitimidade das escolhas e de quem as legitima, crença cuja produção torna relevante os estudos acadêmicos sobre documentos curriculares prescritos. E, por fim, porque a produção de análises sobre documentos curriculares e a produção de dissertações e teses são algumas das ações do Programa.
Palavras-chave:
Método; Estudo Comparado; Documentos Curriculares Locais; Currículo; Dissertações e Teses