Resumos
Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos.
educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem
This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children's books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.
envrionmental education; solid waste; recycling
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Lixo, resíduos sólidos e reciclagem: uma análise comparativa de recursos didáticos*
Garbage, solid waste and recycling: a comparative analysis of teaching resources
Heloisa Sisla Cinquetti
Doutora, pesquisadora e professora junto ao Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de São Carlos
RESUMO
Este trabalho faz uma análise comparativa do tema dos resíduos sólidos em recursos didáticos impressos (livros didáticos, livros paradidáticos e artigos de revista) dirigidos ou assimiláveis pela faixa etária das séries iniciais do ensino fundamental. O destaque da análise é dado à natureza dos conhecimentos sobre resíduos sólidos e lixo veiculados nos textos. Discute-se a problematização da quantidade de lixo, o conceito e tempos de degradação dos materiais, a reciclagem, proposta como solução preferencial para a questão, e algumas inadequações e ausências encontradas nos recursos didáticos. Constataram-se problemas quanto à natureza dos conhecimentos veiculados ou ausentes nos três tipos de recursos didáticos examinados. Esta análise pode contribuir para uma perspectiva mais crítica de educadores envolvidos com a temática ambiental e em particular com o tema dos resíduos sólidos.
Palavras-chave: educação ambiental, resíduos sólidos, reciclagem.
ABSTRACT
This article makes a comparative analysis of the subject of solid waste in printed didactic resources (textbooks, children's books and magazine articles) addressed to or possible of being understood by students of Elementary school. The focus of the analysis is given to the nature of the knowledge about solid waste present in the texts. We discuss the problem of amount of garbage, recycling proposed as the main solution to this problem, the concept of decaying of materials and some mistakes and absences found in the texts. We identified problems related to the nature of knowledge or absences in the three types of texts. This analysis may contribute to enhance a more critical perspective for educators involved with environmental education and particularly with the subject of solid waste, when selecting didactic resources or implementing educational programs.
Key-words: environmental education, solid waste, recycling.
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Texto recebido em 10 fev. 2004
Texto aprovado em 23 abr. 2004
Muito do que aprendi sobre minimização de resíduos e intervenções educativas deveu-se ao atendimento sempre solícito, paciente e competente do Programa USP Recicla, em especial da educadora Patrícia Cristina Silva Leme, a quem agradeço as conversas, os materiais, as indicações de leituras e sugestões para uma versão inicial deste texto.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2004
Histórico
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Aceito
23 Abr 2004 -
Recebido
10 Fev 2004