RESUMO
Este artigo foi construído com base na tese de doutorado intitulada “Tendências dominantes na construção do Bacharelado em Educação Física na Colômbia”, na qual se toma como fundamento teórico o conceito de campo desenvolvido por Pierre Bourdieu (2015). Embora Bourdieu nunca tenha feito referência especifica ao campo da Educação Física em seu trabalho acadêmico, suas abordagens teóricas permitem compreender o conjunto de relações que ocorrem dentro de grupo que compartilham condicionadas posições sociais, tem interesses semelhantes e tem capitais (uma formação) em comum. Com efeito, esta teoria constituiu um pilar para pensar a profissionalização em Educação Física na Colômbia porque descreve a configuração das relações objetivas que é condicionada pela situação atual dos agentes e que se mede em termos de capitais, estabelecendo assim uma distribuição de poder em relação aos outros agentes. Dessa forma, a teoria de Bourdieu demonstra que nessa interação surgem tensões que habilitam as posições dominantes do campo.
Palavras-chave: Campos Sociais; Posições Dominantes; Educação Física; Formação de Professores; Currículo