ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Nova proposta curricular para o curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná
Em resposta à solicitação da Subsecretaria de Desenvolvimento Acadêmico da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura a direção do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, foi formada uma Comissão local, com o objetivo de conseguir a emergência de propostas relativas a reformulação do Curso de Pedagogia e conexões dinâmicas entre este curso e os de Licenciatura. Essas propostas seriam apresentadas nos Seminários Regionais sobre Reformulação dos Cursos de Preparação de Recursos Humanos para a Educação. Indicados pelos Departamentos, os componentes da Comissão do Setor de Educação da UFPr. dispuseram-se a dar continuidade e nova forma ao que já se constituía em preocupação e expectativa de docentes e alunos: o repensar a Educação e o comprometer-se com a formação de seus profissionais. Ao se estudar a preparação de recursos humanos, esteve sempre presente a idéia de que a questão representa parcela de uma problemática mais ampla e profunda: a Educação Brasileira, para cuja melhoria e fortalecimento se dirigem estas reflexões e proposições, na esperança de efetivas mudanças, concretizadoras de uma exigência que vem se manifestando em nível nacional.
O documento adiante reproduzido é resultado desses estudos e preocupações do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.
A Comissão
Jose Alberto Pedra
[Coordenador]
Helena Wenzel Mosca de Carvalho
[Relatora]
Evaldo Antonio Montiani Ferreira
Maria Dativa de Salles Gonçalves
Maria do Rosario Knechtel
Marina Zeni Guedes
Marisa Fernandes Nunes
Rosa Elisa Perrone de Souza
Roseli Cecília de Carvalho Baumel
I - Introdução
A preocupação pela formação de educadores está presente no Setor de Educação da UFPr. desde 1971, quando foram intensificados estudos e tentativas de solução, principalmente através da coordenação do Curso de Pedagogia e da então existente coordenação de Licenciaturas. Em 1979, com a efetiva participação de professores e alunos do Setor, foram desenvovidos trabalhos no intuito de fortalecer a identidade educativa do Setor e de dar nova direção conceitual ao Curso de Pedagogia. Como resultado, foi elaborada uma nova proposta curricular, onde apareceu entre as habilidades de Pedagogia, a de Magistério, de caráter obrigatório, e as habilitações técnicas, de caráter opcional: Administração Escolar, Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Educação Pré-Escolar. Embora não aprovada pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, o maior efeito então surtido foi o envolvimento dos docentes e o volume e qualidade de idéias apresentadas e debatidas.
Sob o estímulo da realização dos Seminários Regionais, os novos estudos visaram gerar uma proposta preliminar, que foi apresentada em setembro de 1981 em encontro a nível paranaense. Neste momento ampliava-se o foco de análise, ao se colocar o problema da Pedagogia e da Licenciatura em busca de soluções conjuntas e, secundo, ao se redefinir os cursos no âmbito maior da formação de recursos humanos para a educação. Esta última colocação deu abertura a uma concepção mais abrangente de curso e, por outro lado, permitiu chegar-se a um ponto nuclear: a formação de "educadores".
A troca de idéias e os debates sobre a questão, suscitados pelo encontro de representantes de instituições de ensino superior paranaenses, enriqueceram os estudos posteriores, a seguir colocados a nível dos Departamentos e abertos à participação de alunos e demais interessados. O produto deste trabalho cooperativo é apresentado neste documento, em que é apresentada uma proposta para a formação de educadores, a nível de 3º grau.
II - Caracterizaçao Geral da Proposta e Pressupostos
A presente proposta, que se explicita na forma de um "Curto Superior de Educação" caracteriza-se pelos seguintes pontos básicos:
1- O desaparecimento da figura da "Licenciatura". A formação pedagógica, que se acrescia a formação de conteúdo, deu lugar a formação de um educador, em Curso Superior de Educação, com a duração mínima de 1.200 horas, educador esse que se prepara, em maior profundidade e consistência, para ser um professor, ou, então, uin profissional de um campo educacional específico. A modalidade operativa é a "habilitação" que segue uma formação pedagógica fundamental e comum.
2 - A diversificação das habilitações pedagógicas é justificada pela reconceituação de "habilitação", que não é entendida como uma compartimentalização tecnicista, mas, antes, como uma possibilidade concreta para o profissional se inserir e atuar no vasto e complexo campo educacional. A idéia unificadora é a de "educador", que deva iniciar, presidir e orientar todo processo formativo, tanto em seu aspecto motivacional como de conteúdos e instrumentação, sempre voltados para a realidade educacional brasileira.
3 - A ênfase sobre a realidade brasileira, na qual se inscreve a educação, é outro ponto básico. Em consequência, a educação brasileira, visualizada em seus problemas e aspectos significativos, em visão sincrética e do senso comum do aluno, é o "lugar comum" e de partida, conducente a busca dos fundamentos da educação. Num segundo nível, os estudos sistematizam-se e concentram-se sobre as ciências da educação, que adquirem o caráter de um conteúdo específico. A seu lado, colocam-se conteúdos provindos de outros campos do conhecimento e atividade humana: filosofia, ciências, letras, artes, tecnologia, conteúdos esses que, aquiridos anterior ou concomitantemente pelo aluno, em outros cursos de nível superior, são aproveitados e integrados na formação do educador.
4 - A formação de educadores deve atender as necessidades educacionais dos brasileiros, mesmo daqueles que não estão na escola. Daí a importância da educação extraescolar, tratada ao lado do ensino formal, com o intuito de efetivar a idéia de uma educação ao longo da vida e voltada para uma maioria da população e de segmentos populacionais, como crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, adultos em serviço ou na 3ª. idade segregados sociais, etc
5 - Ênfase à integração entre ensino e extensão, de modo a substituir uma prática pedagógica isolada por um trabalho socialmente integrado e útil, além de uma vivência mais ampla e significativa do que a oferecida pela verbalização em sala de aula.
6 - A formação do Orientador, Supervisor e Administrador é vista como momento terminal na formação do educador, e colocado após a sua capacitação como professor ou trabalhador de uma área particular. A sua formação ainda fica a nível da graduação, porém exigindo compreensões mais aprofundadas e habilidades prévias: na docência, com educandos com dificuldades especiais, com crianças na 1. infância, com adultos, etc.
7 - Dispensou-se atenção ao pessoal de apoio pedagógico, vendo-os como educadores. A habilitação "Biblioteca Escolar" pode ser procurada pelo bibliotecário como um campo de trabalho, e no Curso Superior de Educação, é lhe dada uma formação fundamental em educação, acrescida de conteúdos e atividades próprias do bibliotecário escolar, visto como um recurso humano a serviço da educação.
A presente proposta tem como pressupostos:
1 - Oue a efetivação de uma proposta de reformulação da formação do educador, nela incluindo-se os professores de conteúdos específicos (obtidos geralmente no atual Bacharelado) necessita, forçosamente, do apoio institucional e da adesão de muitas pessoas, tanto as diretamente envolvidas no processo educativo como aquelas situadas em instâncias decisorias.
2 - Que a implantação de uma nova política de formação de recursos humanos para a educação implica, necessariamente, na revisão das Lei 5.540/68, 5.692/71 e dos atuais Pareceres, particularmente o nº 252/69, incidentes sobre a educação nacional;
3 - Que, em decorrência, também se faz necessário uma revisão da atual estrutura didãtico-administrativa da Universidade, aí incluída a reestruturação inter e mtrasetorial; que tais reformulações devem orientar-se, principalmente, para:
- maior autonomia decisoria para os Setores na estruturação curricular de seus cursos;
- maior integração setorial,
- institucionalização de mecanismos que garantam a integração Universidade/Comunidade;
4 - Que a prática pedagógica, no sentido da garantia do fluxo entre teoria e prática, seja facilitada e articulada pela Universidade mediante:
- atividades conveniadas com os Sistemas de Ensino (Estadual e Municipal), Sindicatos, Associações, Empresas e entidades sociais de natureza educativa;
- locais de observações, práticas e estágios, em numero e qualidade suficientes;
- programas de Extensão, que devem ser redefinidos, revitalizados e implantados, não só como momentos de prática como também de integração na comunidade, na forma de cursos e serviços:
- programas de Pesquisas, reforçando e integrando as funções universidades de ensino e extensão;
- modernização e ampliação de "Campi" Avançados.
5 - Que a formação de recursos humanos para a educação não se esgota a nível de graduação, admitindo-se outras alternativas de formação, tanto em esquemas formativos em nível inferior, preferencialmente transitórios, como também, que os recursos humanos para a educação sejam formados a nível de põs-graduação, de modo que estes programas articulam-se e integram-se com as novas propostas curriculares a nível de graduação.
6 - Que qualquer proposta de "formação de recursos humanos para a educação" não esgota e não resolve a problemática aa educação brasileira. E sem dúvida, um aspecto relevante. Tanto que os educadores apresentam uma proposta "pedagógica" que é também uma proposta política, quando visa ampliar, garantir e melhorar o espaço do educador e da educação, espaço esse que se encontra situado no contexto social, político e econômico.
III - Organização Curricular
Objetivos do Curso
São aceitos como objetivos de um curso de formação do educador:
"a) desenvolver nos alunos uma aguda consciência da realidade em que vão atuar;
b) proporcionar-lhes uma adequada fundamentação teórica que lhes permita uma ação coerente;
c) propiciar-lhes uma satisfatória instrumentação técnica que lhes possibilite uma ação eficaz" (Saviani, D).
Composição
O Curso Superior de Educação é desenvolvido através de três núcleos:
1 - Núcleo Fundamental Comum - Núcleo que tem o proposito de caracterizar aspectos e problemas relevantes da educação brasileira, tendo em vista uma primeira elaboração dos fundamentos da educação.
2 - Núcleo de Formação Específica - Conjunto de conteúdos de ciências da educação, agrupados em quatro ãreas: Estudos Sociais e Filosóficos em Educação, Psicologia Educacional, Metodologia Investigacional e Estudos Organizacionais e de Administração em Educação.
3 - Núcleo de Formação Orientada - Conjunto de conteúdos, instrumentos e recursos que possibilitam ao profissional da educação aprofundar com maior eficiência linhas de trabalho, de modo a dominar em profundidade uma área significativa do campo educacional, a fim de estar em condições de contribuir especificamente para o desenvolvimento da educação em seu conjunto.
Esta fase desdobra-se em dois níveis de habilitações: Grupo I, de caráter mais geral (docência, extraescola, educandos especiais, apoio pedagógico) e as de Grupo II. de caráter técnico-administrativo.
Entre as habilitações do Grupo I estão:
- Educação Prê-Escolar;
- 5.ª a 8.ª série do 1º grau e Ensino de 2º grau;
- Educação Especial (deficientes da visão e deficientes mentais);
- Educação Extra-Escolar.
- Biblioteca Escolar.
As habilitações do Grupo II, que têm uma das anteriores como pré-requisito são:
- Orientação Educacional;
- Supervisão Educacional;
- Administração Educacional.
O gráfico que segue ilustra o que foi acima exposto.
Clique para ampliar
Os núcleos são trabalhados pelas seguintes matérias, disciplinas e atividades, cuja seleção e cuja natureza, obrigatória ou optativa, dependem do detalhamento de uma proposta curricular para uma situação particular e concreta.
I - Núcleo Fundamental Comum
Duração: 750 hs (2 semestres letivos)
Carga semanal média: 25 hs.
Área: Aspectos e Problemas da Educação Brasileira.
1 - Aspectos Biológicos dos Problemas Educacionais Brasileiros.
2 - Aspectos Económicos da Educação Brasileira.
3 - Aspectos Sócio-Culturais dos Problemas Educacionais Brasileiros.
4 - Aspectos Políticos da Educação Brasileira .
5 - Aspectos Demográficos da Educação Brasileira.
6 - Aspectos Organizacionais e de Funcionamento da Educação Brasileira.
Área: Fundamentos da Educação
1 - Fundamentos Psicológicos da Educação.
2 - Fundamentos Filosóficos da Educação.
3 - Fundamentos Históricos da Educação.
4 - Fundamentos Sociológicos da Educação.
5 - Introdução ao Estudo do Currículo.
6 - Introdução aos Métodos Pedagógicos e Didáticos.
II - Núcleo de Formação Específica:
Duração: Mínimo de 1.600 hs.
Carga Semanal média: 26 hs.
Clique para ampliar
Clique para ampliar
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
11 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Dez 1982