RESUMO
Neste artigo, analiso a construção de sentidos em torno do ensino fundamental em nove escolas rurais do Cerro de San Pedro, município localizado no estado de San Luis Potosí (SLP), México. O trabalho tem por objetivo analisar como as escolas rurais disputavam com as comunidades locais a construção dos sentidos da educação no marco do projeto educacional pós-revolucionário. As escolas do Cerro de San Pedro oferecem um espaço ideal para identificar as várias disposições locais e respostas ao projeto pós-revolucionário das escolas rurais. Para realizar esta pesquisa, recorri ao Arquivo Histórico da Secretaría de Educación Pública, fundo das Escolas Rurais de San Luis Potosí (AHSEP, ERSLP). Além disso, coletei testemunhos orais de professoras, professores e alunos dessas escolas, bem como vários arquivos locais, cartas e fotografias. O trabalho dessas escolas exigiu o desdobramento de estratégias de negociação com as comunidades para a construção dos sentidos da educação e para a apropriação gradativa do ensino fundamental.
Palavras-chave:
escolas rurais; período pós-revolucionário; Cerro de San Pedro; negociação; apropriação