Condição social e demográfica |
População em idade escolar regular (0–24 anos) (%) |
52,3 |
49,4 (2001) |
39,8 |
36,5 |
População em idade escolar regular (0–24 anos) (milhões) |
84,3 |
87,1 (2001) |
80,3 |
77,2 |
Taxa de analfabetismo (> 15 anos) (%) |
15,5 |
11,6 |
8,3 |
6,5 |
População analfabeta (> 15 anos) (milhões) |
16,8 |
15,0 |
12,9 |
11,0 |
Taxa de analfabetismo (> 60 anos) (%) |
40,4 |
32,6 |
23,1 |
18,0 |
Número médio de anos de estudo (> 25 anos) (anos) |
5,3 |
6,1 |
7,7 |
8,3 |
Número médio de anos de estudo (18–29 anos) (anos) |
6,5 |
8,3 |
10,9 |
11,6 |
População > 16 anos com o ensino fundamental concluído (%) |
n.d. |
58,2 (2004) |
73,4 |
75,9 (2017) |
Condição de oferta |
Número médio alunos turma_ensino fundamental (alunos) |
31,0 |
27,4 |
23,9 |
24,0 |
Número médio alunos turma_ensino médio (alunos) |
36,7 |
37,9 |
31,1 |
30,8 |
Número de horas na escola_ensino fundamental (horas) |
4,3 |
4,3 (2001) |
4,7 |
4,7 |
Número de horas na escola_ensino médio (horas) |
4,0 |
4,3 (2001) |
4,8 |
5,0 |
Docentes com superior_ensino fundamental inicial (%) |
18,8 |
41,6 |
76,8 |
89,0 |
Docentes com superior_ensino fundamental final (%) |
71,2 |
80,1 |
85,2 |
93,1 |
Docentes com superior_ensino médio (%) |
82,3 |
92,0 |
93,5 |
97,8 |
Condição de acesso |
Taxa de atendimento (0 a 3 anos) (%) |
7,6 |
11,7 |
24,6 |
35,5 (2019) |
Taxa de atendimento (4 e 5 anos) (%) |
42,4 |
59,1 |
82,7 |
92,7 (2019) |
Taxa de atendimento (6–14 anos) (%) |
88,6 |
96,1 |
98,5 |
99,4 |
Taxa de atendimento (15–17 anos) (%) |
66,6 |
82,4 |
84,5 |
89,4 |
Taxa de atendimento (18–24 anos) (%) |
27,1 |
34,0 |
30,0 |
32,4 |
Matrícula educação infantil pública (milhões) |
4,4 |
4,8 |
5,5 |
6,5 |
Matrícula ensino fundamental pública (milhões) |
28,8 |
31,2 |
24,0 |
22,0 |
Matrícula ensino médio pública (milhões) |
4,2 |
8,0 |
7,2 |
6,6 |
Matrícula educação de jovens e adultos pública (milhões) |
2,4 (1996) |
4,1 |
3,4 |
2,8 |
Matrícula educação técnica e profissional pública (milhões) |
n.d. |
0,3 |
0,9 |
1,2 |
Matrícula educação superior e pós-graduação pública (milhões) |
0,8 |
1,3 |
2,2 |
2,2 |
|
Matrícula total pública (milhões) |
40,6 |
49,7 |
43,2 |
41,3 |
Rendimento e eficiência |
Aprovação ensino fundamental (%) |
65,6 (1994) |
77,8 |
87,8 |
91,7 (2019) |
Aprovação ensino médio (%) |
63,6 (1994) |
73,3 |
78,3 |
84,7 (2019) |
Reprovação ensino fundamental |
18 (1994) |
13,0 |
9,6 |
6,9 (2019) |
Reprovação ensino médio (%) |
15,9 (1994) |
10,9 |
13,1 |
10,0 (2019) |
Abandono ensino fundamental (%) |
16,5 (1994) |
9,2 |
2,6 |
1,4 (2019) |
Abandono ensino médio (%) |
20,6 (1994) |
15,8 |
8,6 |
5,3 (2019) |
Distorção idade-série ensino fundamental pública (%) |
67,2 (1994) |
44,9 (2000) |
21,9 |
18,7 (2019) |
Distorção idade-série ensino médio pública (%) |
76,2 (1994) |
60,0 (2000) |
30,4 |
28,9 (2019) |
Desempenho escolar |
Nota Saeb – ensino fundamental_5ª série – português (proficiência média) |
188 |
169 |
208 (2015) |
215 (2019) |
Nota Saeb – ensino fundamental_9ª série – português (proficiência média) |
256 |
235 |
252 (2015) |
260 (2019) |
Nota Saeb – ensino médio – português (proficiência média) |
290 |
267 |
267 (2015) |
278 (2019) |
Nota Saeb – ensino fundamental_5ª série – matemática (proficiência média) |
191 |
177 |
219 (2015) |
228 (2019) |
Nota Saeb – ensino fundamental_9ª série – matemática (proficiência média) |
253 |
245 |
256 (2015) |
263 (2019) |
Nota Saeb – ensino médio - matemática (proficiência média) |
282 |
279 |
267 (2015) |
277 (2019) |