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CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA COM COMPLEXOS DE ESTUDO NAS ESCOLAS ITINERANTES DO PARANÁ * * Este artigo é resultado do Projeto de Pesquisa Continuada aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, executado de 2015 a 2017, e do projeto intitulado “Análise do processo de implementação, dos fundamentos teórico-metodológicos e da origem histórica da proposta curricular dos ‘Complexos de Estudo’”, executado em 2014 e 2015, parcialmente financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da Chamada nº 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Human formation cycles with study complexes, in itinerant schools of Parana

Les cycles de formation humaine avec des complexes en études des écoles itinérantes au Paraná

RESUMO:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é resultado de processos de luta pela Reforma Agrária que, desde o início, esteve atrelada a outras lutas, especialmente pela educação. O objetivo desse trabalho é analisar o processo de formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a posterior incorporação dos Complexos de Estudo nas escolas itinerantes do Paraná. Produzimos a pesquisa a partir do estudo de bibliografias específicas e de análise documental. Na primeira parte, explicitamos a concepção de alguns autores acerca da natureza e da especificidade da escola capitalista, e analisamos a formulação da proposta dos Ciclos de Formação Humana e a incorporação dos Complexos de Estudo. Na segunda parte, apresentamos elementos da avaliação dos quatro primeiros anos de implementação da proposta.

Palavras-chave:
Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra; Ciclos de formação humana; Complexos de estudo; Escolas itinerantes; Paraná

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