Acessibilidade / Reportar erro

Política de educação profissional no Brasil: aspectos socioeconômicos e ideológicos para a implantação do Pronatec

Professional education policies in Brazil: socioeconomic and ideological aspects for Pronatec's implantation

Politique d'education professionnelle au Bresil: aspects socio-économiques et idéologiques pour l'implantation du Pronatec

Resumo:

Este artigo analisa as relações e mediações entre o Estado e a política pública de educação profissional, buscando compreender os argumentos socioeconômicos, político-educacionais e ideológicos para a implantação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), criado no governo da presidente Dilma Rousseff, com destaque para o pressuposto de que há maior exigência de qualificação profissional dos jovens e adultos para as ocupações no mercado de trabalho, requeridas pelos setores econômicos diante do contexto das políticas macroeconômicas implementadas no Brasil e da competitividade requerida pela globalização econômica.

Palavras-chave:
Educação profissional; Pronatec; Qualificação profissional

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br