Acessibilidade / Reportar erro

REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REVISTA RETRATOS DA ESCOLA

INTEGRATIVE REVIEW ON TEACHER TRAINING IN RETRATOS DA ESCOLA JOURNAL

REVISIÓN INTEGRADORA ACERCA DE LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA REVISTA RETRATOS DA ESCOLA

RESUMO

Este texto apresenta os resultados de um estudo de revisão sistemática do tipo síntese integrativa sobre textos relacionados à formação de professores publicados na revista Retratos da Escola. Problematiza a abordagem dos textos quanto a processos, condições e políticas. O objetivo do estudo é examinar os artigos e sua articulação com o escopo do periódico como espaço de defesa dos interesses da categoria, da educação e do país. A análise toma por referência as categorias: 1) formação inicial e continuada de professores; 2) formação para atuação profissional; e 3) políticas públicas e seus impactos. Os artigos publicados expressam modos de resistência ao denunciarem as contradições das finalidades e condições da formação de professores. Assim, a revista se expressa como espaço de publicação de pesquisas e reflexões sobre o professor como pessoa e trabalhador, zelando pela sua valorização e seu reconhecimento social e profissional.

Palavras-chave
Formação de professores; Revisão sistemática; Profissão docente; Revista Retratos da Escola

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br