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MEDINDO AUTOCENSURA E POLARIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MEASURING SELF-CENSORSHIP AND POLARIZATION IN HIGHER EDUCATION

MIDIENDO LA AUTOCENSURA Y LA POLARIZACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

RESUMO

O presente estudo aplicou um instrumento para mapear indicadores de autocensura e polarização em uma amostra de 357 alunos universitários. Perguntamos o quão confortáveis ou relutantes os respondentes se sentem em participar de discussões sobre uma variedade de temas sensíveis, quais são as consequências que mais preocupam os respondentes que se autocensuram e outras questões relacionadas à sua experiência no campus. Concluímos que, entre os temas levantados, discussões políticas são as que mais geram conflito e autocensura entre alunos e que represálias sociais são as que mais geram preocupação entre os que se autocensuram. Avaliamos também quais elementos do perfil dos respondentes influem nas suas percepções desses problemas. Ao final, discutimos algumas limitações do estudo e apontamos direções para pesquisas e intervenções futuras com base nos resultados obtidos.

Palavras-chave
Autocensura; Polarização; Educação superior; Liberdade de expressão; Tolerância política

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