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AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO NO BRASIL * * Este artigo apresenta resultados do Projeto de Pesquisa de Doutorado: “Educación profesional y sabidurías de los jóvenes campesinos en la Amazonía: una reflexión desde la agroecología política”, desenvolvido sob orientação do Professor PhD Manuel González de Molina Navarro, no Programa de Pós-graduação em Estudios Medioambientales da Universidad Pablo de Olavide - Sevilla-Espanha.

Agroecology and rural education: challenges of institutionalization in Brazil

Agroécologie et l’éducation rurale: les défis de i’institutionnalisation au Brésil

RESUMO:

As práticas de formação em Agroecologia no Brasil nasceram no final dos anos 1970, em contraponto ao modelo de modernização da agricultura. A partir dos anos 2000, o processo de institucionalização ganhou ênfase. O objetivo deste artigo foi analisar essas experiências formativas, baseadas nos preceitos da educação do campo e seus processos de institucionalização enquanto política pública. O estudo foi produzido a partir da abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental e observação participante. Mesmo em caráter contra-hegemônico, inúmeros cursos são criados em Universidades e Institutos Federais em parceria com os movimentos sociais. Existem desafios na institucionalização e riscos quanto à perda da relação com sua matriz social de origem, os camponeses e seus territórios.

Palavras-chave:
Educação do campo; Institucionalização; Agroecologia; Agricultura camponesa

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