Andreza Barbosa
Universidade de Sorocaba – Programa de Pós-graduação em Educação – Sorocaba (SP), Brasil. E-mail: andrezab27@gmail.comUniversidade de SorocabaBrasilSorocaba, SP, BrasilUniversidade de Sorocaba – Programa de Pós-graduação em Educação – Sorocaba (SP), Brasil. E-mail: andrezab27@gmail.com
Andreza Barbosa tem Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação Escolar pela Unesp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Participa do Grupo Escola Pública e Democracia.
Márcia Aparecida Jacomini
Universidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Educação – Guarulhos (SP), Brasil. E-mail: jacominimarcia@gmail.comUniversidade Federal de São PauloBrasilGuarulhos, SP, BrasilUniversidade Federal de São Paulo – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Educação – Guarulhos (SP), Brasil. E-mail: jacominimarcia@gmail.com
Márcia Aparecida Jacomini é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar. Participa da Rede Escola Pública e Universidade.
Maria José da Silva Fernandes
Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências – Departamento de Educação – Bauru (SP), Brasil. E-mail: mj.fernandes@unesp.brUniversidade Estadual PaulistaBrasilBauru, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências – Departamento de Educação – Bauru (SP), Brasil. E-mail: mj.fernandes@unesp.br
Maria José da Silva Fernandes é doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara. Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, da Unesp, campus Bauru. Professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho Docente e suas relações com o universo escolar e a sociedade.
Selma Venco
Universidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação – Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais – Campinas (SP), Brasil. E-mail: svenco@unicamp.brUniversidade Estadual de CampinasBrasilCampinas, SP, BrasilUniversidade Estadual de Campinas – Faculdade de Educação – Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais – Campinas (SP), Brasil. E-mail: svenco@unicamp.br
Selma Venco é socióloga, doutora em educação e pós-doutora em sociologia do trabalho pela Université de Paris X – Nanterre. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora associada do Centre des Recherches Sociologiques et Politiques de Paris e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política.
Andreza Barbosa tem Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação Escolar pela Unesp. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. Participa do Grupo Escola Pública e Democracia.
Márcia Aparecida Jacomini é doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Professora do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar. Participa da Rede Escola Pública e Universidade.
Maria José da Silva Fernandes é doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista, campus Araraquara. Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências, da Unesp, campus Bauru. Professora credenciada do Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Trabalho Docente e suas relações com o universo escolar e a sociedade.
Selma Venco é socióloga, doutora em educação e pós-doutora em sociologia do trabalho pela Université de Paris X – Nanterre. Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisadora associada do Centre des Recherches Sociologiques et Politiques de Paris e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política.
Contribuição das Autoras
Problematização e Conceitualização: Barbosa A; Jacomini MA; Fernandes MJS; Venco S; Metodologia: Barbosa A; Jacomini MA; Fernandes MJS; Venco S; Análise: Barbosa A; Jacomini MA; Fernandes MJS; Venco S; Redação: Barbosa A; Jacomini MA; Fernandes MJS; Venco S.
Editora de Seção: Adriana Dragone Silveira