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A FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA: UMA PROPOSTA EM MOVIMENTO E EM DISPUTA

EDUCATIONAL BACKGROUND THROUGH PEDAGOGY OF ALTERNATION: A PROPOSAL IN MOVEMENT AND AS A MATTER OF DISPUTE

LA FORMACIÓN POR ALTERNANCIA: UNA POSTULACIÓN EN MOVIMIENTO Y EN DISPUTA

RESUMO

Ao tratar da formação por alternância busca-se considerar as possibilidades de a formação em alternância ser tomada como estratégia de ensino integrado. Problematizam-se visões acríticas ou pseudocríticas que a compreendem, respectivamente, como uma pedagogia da emancipação social ou como estratégia formativa a serviço dos interesses do capital. A partir de uma revisão bibliográfica, sustenta-se que a formação por alternância deve ser compreendida como estratégia formativa em movimento e em disputa. Entende-se como uma possibilidade de organização da formação que tanto pode servir aos interesses dos trabalhadores e de integração dos saberes quanto aos interesses do capital, por meio de uma formação instrumental, dependendo do projeto político ao qual esteja subordinada. Conclui-se que não existe uma Pedagogia da Alternância, mas diferentes possibilidades de uso da alternância na formação de trabalhadores.

Palavras-chave
Formação profissional; Formação por Alternância; Ensino integrado

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