Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO EDUCACIONAL SOBRE A ADAPTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS IBERO-AMERICANOS

RESUMO

Neste trabalho são analisados diferentes comportamentos (pessoais, acadêmicos e sociais) em estudantes universitários e sua possível relação com a adaptação social. Participaram 942 estudantes universitários de três países ibero-americanos (Brasil, Espanha e México), de ambos os sexos (79,7% mulheres) com idade média de 23,04 anos (DP=8,95). Os resultados revelam comportamento social adaptado na maioria dos alunos; embora existam 19% de estudantes vulneráveis ao desajuste social. Maior adaptação social foi encontrada em estudantes espanhóis e brasileiros, em mulheres e naqueles que moram com suas famílias. Estas conclusões contribuem para uma maior compreensão do fenómeno da (in)adaptação social nos estudantes universitários em relação aos diferentes aspectos pessoais, académicos e sociais, com vista à sua potencial prevenção ou intervenção, ajustada à idiossincrasia cultural de cada país.

Palabras-clave
Adaptação Social; Estudantes; Ensino Superior; Ibero-América

Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br