Iuri Salim de Souza Problematização e Conceituação
Metodologia
Análise
Escrita
Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mails: iuri_ssouza@hotmail.com, marcelo.alberto@usp.brUniversidade de São PauloBrasilRibeirão Preto, SP, BrasilUniversidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mails: iuri_ssouza@hotmail.com, marcelo.alberto@usp.br
Iuri Salim de Souza é bacharel em Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP); especialista em Avaliação Física, Postural e Funcional pela Universidade de Araraquara; mestre em Ciências pela EEFERP-USP; doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte da USP. Atua principalmente nas áreas de sociologia do esporte e pedagogia do esporte.
Marcelo Alberto de Oliveira Problematização e Conceituação
Análise
Escrita
Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mails: iuri_ssouza@hotmail.com, marcelo.alberto@usp.brUniversidade de São PauloBrasilRibeirão Preto, SP, BrasilUniversidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mails: iuri_ssouza@hotmail.com, marcelo.alberto@usp.br
Marcelo Alberto de Oliveira é doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná; pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte; professor conteudista da Faculdade Unina; e ex-professor substituto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui pesquisas na linha dos estudos socioculturais do esporte, especialmente sobre caratê. Atualmente estuda a trajetória esportiva de atletas da Seleção Brasileira de Caratê.
Renato Francisco Rodrigues Marques Problematização e Conceituação
Metodologia
Análise
Escrita
Universidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mail: renatomarques@usp.brUniversidade de São PauloBrasilRibeirão Preto, SP, BrasilUniversidade de São Paulo – Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto – Ribeirão Preto (SP), Brasil. E-mail: renatomarques@usp.br
Renato Francisco Rodrigues Marques é professor associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) (docente na USP desde 2011); e livre-docente na área de sociologia da educação física e esporte pela USP. Realizou estágio de pós-doutorado em Sociologia do Esporte na Universidade Federal do Paraná. É doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduado lato sensu em Futsal pela Universidade do Norte do Paraná, bacharel e licenciado em Educação Física pela Unicamp. É líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte.
Editor de seção: Antonio Alvaro S Zuin. https://orcid.org/0000-0002-6850-2897
Iuri Salim de Souza é bacharel em Educação Física e Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EEFERP-USP); especialista em Avaliação Física, Postural e Funcional pela Universidade de Araraquara; mestre em Ciências pela EEFERP-USP; doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP; pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte da USP. Atua principalmente nas áreas de sociologia do esporte e pedagogia do esporte.
Marcelo Alberto de Oliveira é doutorando em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; mestre em Ciências pela Escola de Educação Física e Esporte da USP; licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná; pesquisador bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte; professor conteudista da Faculdade Unina; e ex-professor substituto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Possui pesquisas na linha dos estudos socioculturais do esporte, especialmente sobre caratê. Atualmente estuda a trajetória esportiva de atletas da Seleção Brasileira de Caratê.
Renato Francisco Rodrigues Marques é professor associado da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) (docente na USP desde 2011); e livre-docente na área de sociologia da educação física e esporte pela USP. Realizou estágio de pós-doutorado em Sociologia do Esporte na Universidade Federal do Paraná. É doutor e mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pós-graduado lato sensu em Futsal pela Universidade do Norte do Paraná, bacharel e licenciado em Educação Física pela Unicamp. É líder e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Aspectos Socioculturais e Pedagógicos do Esporte.